quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Marcos 15:40-47 - Quando Deus Sepultou o Seu Corpo

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 15:40-47
Título: Quando Deus Sepultou o Seu Corpo
Pregado na manhã de Domingo, do dia 02 de setembro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Marcos 15:40-47 40 Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José. 41 Na Galiléia elas tinham seguido e servido a Jesus. Muitas outras mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém também estavam ali. 42 Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde, 43 José de Arimatéia, membro de destaque do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 44 Pilatos ficou surpreso ao ouvir que ele já tinha morrido. Chamando o centurião, perguntou-lhe se Jesus já tinha morrido. 45 Sendo informado pelo centurião, entregou o corpo a José. 46 Então José comprou um lençol de linho, baixou o corpo da cruz, envolveu-o no lençol e o colocou num sepulcro cavado na rocha. Depois, fez rolar uma pedra sobre a entrada do sepulcro. 47 Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde ele fora colocado.

Introdução:
A morte e a ressurreição de Jesus são os acontecimentos que mais são falados no meio cristão. A morte de Jesus é celebrada na Ceia do Senhor, enquanto o domingo é o dia que se celebra a Sua ressurreição. Pouco tem se falado e pregado sobre o sepultamento de Jesus e, talvez por isso, o cristianismo atual esteja tão superficial. A mensagem de Jesus sepultado era o alicerce da pregação dos primeiros cristãos: I Co 15:1-4 Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. 3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

O sepultamento de Jesus é fundamental para a pregação do Evangelho, pois nele vemos:
1 – A veracidade da morte de Jesus. Ele morreu verdadeiramente pelos nossos pecados! Jesus não ficou em coma e nem desacordado por alguns momentos, mas Ele morreu e a morte foi selada com a sepultura. O sepultamento de Jesus enfatiza a verdade que Ele morreu pelo Seu povo.

2 – O sepultamento de Cristo mostra a soberania e a providência de Deus em orquestrar tudo de forma tão perfeita para que a Sua Palavra fosse cumprida. Is 53:9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Cada detalhe do sepultamento de Jesus foi milagrosamente orquestrado por Deus (a época da Páscoa, a véspera de um sábado, a lei que proibia os corpos de ficarem na cruz, a vontade pecaminosa dos judeus de manter a terra sem profanação, a vontade de Pilatos de agradar aos homens e a vontade de um homem rico em sepultar Jesus). MacArthur disse, “Você pode ver a providência divina em vários lugares das Escrituras, mas nenhum lugar mostra tão bem como no sepultamento de Jesus”.

3 – A verdade da vida cristã! O sepultamento de nosso Senhor Jesus não fala só da verdade que Cristo foi sepultado pelos meus pecados, mas que eu fui sepultado com Ele! A minha vida antiga morreu de tal forma que ela foi enterrada e sepultada.
Que verdade maravilhosa é essa! Saber que o antigo ‘eu’ não foi só morto, mas sepultado! Por isso não há condenação para aqueles que em Cristo estão, pois a antiga criação foi sepultada com Jesus.

Rm 6:4 1 Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? 2 De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? 3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? 4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova; Cl 2:12 9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, 10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. 11 Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. 12 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Na igreja primitiva, o batismo era provavelmente por imersão... Por isso o batismo retrata uma pessoa sendo sepultada com Cristo (a submersão sob as águas) e o ressuscitar para uma vida nova com Cristo (o levantar das águas). Isso simboliza a união da pessoa com, e a incorporação em, Cristo.(ESV Study Bible [Bíblia com comentários reformados] – comentário em Romanos 6)

O batismo nas águas é uma maravilhosa proclamação física da verdade espiritual que ocorreu em nossas vidas. Através do batismo nós proclamamos que fomos sepultados com Cristo e que o mundo foi sepultado para nós.

Agora, sendo sepultados com Cristo no batismo, nós selamos que a morte de Cristo foi em nosso benefício, e que estávamos com Ele, e morremos nEle, e, como prova de nossa fé, nós consentimos na tumba de água, e nos deixamos ser sepultados de acordo com Seu mandamento. Esse é um fato de fé fundamental – Cristo morto e sepultado por nós; em outras palavras, substituição, procuração, sacrifício vicário. Sua morte é a base da nossa segurança: não somos batizados no Seu exemplo, ou em Sua vida, mas em Sua morte. Aqui nós confessamos que toda a nossa salvação depende da morte de Jesus, cuja morte nós aceitamos como tendo acontecido por nossa conta. Meu sepultamento com Cristo não significa somente que Ele morreu por mim, mas que eu morri nEle, de tal forma que minha morte com Ele precisa de um enterro com Ele.” (Spurgeon – Batismo um Sepultamento)

Quão preciosa é para a igreja a doutrina do sepultamento de Cristo. Os cristãos precisam ser constantemente lembrados que a vida antiga foi sepultada com Cristo, e agora eles vivem uma nova vida! O batismo nas águas é um instrumento de ensino gracioso de Deus para a igreja. Toda vez que vemos um batismo nas águas, nós somos lembrados dessa profunda verdade: Cristo foi sepultado por meus pecados e eu, pela graça de Deus, fui sepultado com meu Senhor!

Contextualização:
Marcos agora nos apresenta alguns novos personagens importantes no relato da morte de Jesus. E como de costume, esses novos personagens revelam o caráter contraditório do Reino de Deus para com o reino dos homens. Marcos vem mostrando através da sua história sobre Jesus que o Evangelho da Cruz é o oposto do que as pessoas esperam. Já vimos que: Jesus tocava e tinha comunhão com aqueles que ninguém tinha; Jesus se preocupava com aqueles que ninguém se preocupava; Dentro do Seu grupo de discípulos havia até mesmo um coletor de impostos; Jesus dispensou aqueles que aos olhos do mundo tinha o maior potencial para ser Seu seguidor (o jovem rico); Ele reverteu os papeis quando disse que o Messias sofreria desprezo e morreria crucificado, quando disse que o maior é o menor e o mais importante o maior servo de todos e quando Ele chamou as crianças para ficarem aos Seus pés. Agora encontramos um grupo de mulheres e um líder religioso proeminente reverenciando o Salvador na hora em que todos fugiram.
As mulheres, que eram tão desprezadas, se tornarão as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus. O que temos como alicerce da nossa fé, a ressurreição de Jesus, foi primeiramente testemunhada por um grupo de pessoas desprezadas naquela sociedade.

Até no sepultamento de Jesus o Reino de Deus manifesta sua diferente perspectiva sobre as coisas - Deus não vê e não age como o mundo faz. Por isso Paulo diz em I Coríntios 1, “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.” (vs.27-29)

Divisão do Estudo:
I – AS VERDADEIRAS SEGUIDORAS (V.40-41, 47)
II – O VERDADEIRO SEGUIDOR (V.42-47)

I – AS VERDADEIRAS SEGUIDORAS (VS.40-41, 47)
40 Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José. 41 Na Galiléia elas tinham seguido e servido a Jesus. Muitas outras mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém também estavam ali.

v.40ALGUMAS MULHERES ESTAVAM OBSERVANDO DE LONGE” --- Que grande contraste! Os homens fugiram e correram, eles não apareceram mais na narrativa, mas agora somos informados de que as mulheres estavam no Calvário. A palavra ‘observar’ (Gk. θεωρέω) tem o sentido de contemplar ou analisar. Elas não estavam simplesmente olhando para o Cristo crucificado, mas estavam contemplando e refletindo sobre toda aquela situação.

DE LONGE” --- É uma maneira de separá-las da multidão de escarnecedores que estavam ao redor da cruz. Por um tempo elas estiveram pertinho da cruz (Jo 19:25), mas durante o processo da crucificação elas foram se distanciando – talvez até por segurança devido a intensidade da zombaria.

Não há nada que elas possam fazer a não ser contemplar, e esse contemplar será muito importante no papel delas como testemunhas do que está para acontecer.(R.T. France, NIGTC – The Gospel of Mark ,Eerdmans, pg 663)

ENTRE ELAS ESTAVAM” --- Marcos pela primeira vez em todo seu evangelho descreve quem eram algumas das mulheres que seguiram Jesus. Essas são personagens novas nessa maravilhosa história.

1MARIA MADALENA --- Essa mulher era muito bem conhecida no meio cristão do primeiro século, principalmente por seu papel na ressurreição de Jesus. Lucas 8:2 nos relata que ela havia sido liberta por Jesus. Em nenhum lugar a Bíblia diz que ela era uma prostitua. Ela era da cidade de Magdala, por isso era chamada de Maria Madalena.

Os ‘sete demônios’ que Lucas diz dos quais ela foi liberta não implica necessariamente em uma quantidade de demônios, mas na intensidade do ‘inferno’ em que Maria vivia. Essa mulher vivia como uma ‘morta-viva’. Provavelmente ela tinha sido abandonada pela família e vivia desprezada pela sociedade, que via os endemoninhados como ‘defuntos-vivos’.

Após ser ‘ressuscitada’ por Jesus ela se entregou totalmente a Ele e passou a ter os primeiros cristãos como sua verdadeira família.

2SALOMÉ --- [Maria e Salomé eram os nomes mais comuns na Palestina durante o primeiro século] Essa era a mãe dos apóstolos Tiago e João e esposa de Zebedeu (Mt 27:56).

3MARIA, MÃE DE TIAGO, O MAIS JOVEM, E DE JOSÉ --- Essa mulher é mais difícil de ser identificada. Apesar de nós, hoje, não sabermos com precisão quem ela era, a audiência original de Marcos conhecia muito bem os nomes e as pessoas.

Independente de quem eram essas mulheres, com certeza, uma coisa é muito clara – o que elas fizeram!
v.41 Na Galiléia elas tinham seguido e servido a Jesus. Muitas outras mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém também estavam ali.

NA GALILÉIA...SUBIDO PARA JERUSALÉM” --- A região da Galiléia foi a base ministerial de Jesus durante todo o Seu ministério. Galiléia era um lugar mais seguro, mas essas mulheres foram até Jerusalém – a cidade da oposição!

Essas mulheres ‘marcharam’ com Jesus até a Caveira. É fácil seguir a Jesus onde não há oposição e há segurança, mas elas mostram o seu grande amor caminhando com Jesus para fora de Jerusalém, para fora dos muros – suportando a desonra e a humilhação.

Cadê as mulheres que seguem a Jesus para ‘fora da cidade’?

ELAS TINHA SEGUIDO E SERVIDO A JESUS” --- Essa é a vida de um verdadeiro discípulo: seguir e servir! Essas duas características estão presas uma a outra.

SEGUIR --- O verbo implica em andar atrás ou andar junto. Essas mulheres seguiam a Jesus continuamente (verbo no imperfeito). Seguir a Jesus tem o sentido de seguir Seus ensinos. Elas se assentavam para ouvir as palavras de Jesus. Elas se deleitavam em ouvir os ensinos dEle. Essas preciosas servas seguiam a Jesus e não as tendências do mundo que elas viviam. Elas foram desprezadas e humilhadas por seguirem a Jesus! Elas seguiram a Jesus até o pior de todos os lugares. Enquanto os homens correram daquele lugar, elas correram para o lugar!

Elas seguiam a Jesus! Não seguiam os filhos e nem os maridos primeiramente, mas o Senhor delas! Quem você tem seguido?

SERVIR --- Todo seguir a Jesus deve ser acompanhado de serviço. Você não só segue, mas você serve ao seu Senhor! Dt 13:4 Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele.

O seguir está enraizado no servir. Você não pode chamar Jesus de Salvador e ignorar Seu senhorio! É impossível eu chamar Jesus de Senhor da minha vida e não servi-Lo. Isso é contraditório! Elas não ficavam só ouvindo os ensinos de Jesus, mas praticavam a fé delas! Quão maravilhoso é ver mulheres que seguem e servem a Jesus, que servem o Reino de Deus! Quão raro é isso!

COMO ELAS SERVIAM:
Elas serviam a Jesus providenciando dinheiro, cozinhando, fazendo roupas e dando apoio no que fosse preciso (Lc 8:3 Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens)!

Elas não ficaram traumatizadas e ofendidas por não terem sido chamadas para pregar e ensinar o Evangelho, elas entenderam quão maravilhoso era servir a Jesus das mais diversas maneiras.

** Muitas mulheres não servem e nem sustentam o Reino de Deus com seus bens, pois alegam que o marido já faz e assim gastam o dinheiro em coisas supérfluas. Que Maria Madalena, Salomé e Maria te encoraje a mudar de vida, se você é uma dessas mulheres!

Enquanto as outras mulheres gastavam o dinheiro em bolsas, sapatos, vestidos, perfumes, relógios e joias essas mulheres gastavam seu dinheiro servindo a Jesus!

*** Que todas as mulheres se questionem: Eu tenho contemplado a Jesus Cristo crucificado? Eu tenho meditado na magnitude da crucificação de Jesus? Eu tenho vivido como essas mulheres que estavam seguindo a Jesus? Eu tenho seguido a Jesus – negando as minhas vontades e sofrendo fora da cidade? Eu tenho servido ao Senhor? (você pode servi-Lo de várias maneiras – Mt 25:34-45)

Quem são as suas amigas? Com quem você tem andado? Com o que as suas amigas se interessam?

Essas mulheres andavam juntas e juntas se encorajavam, juntas serviam e seguiam a Jesus aonde ninguém mais tinha coragem!

Você tem procurado esse tipo de amiga? Você tem sido esse tipo de amiga?

*** Elas estavam na crucificação, no lugar onde nenhum dos que professaram estar estavam. Elas não foram porque foi oferecido café, bolo, pão de queijo, livro e perfume de graça caso elas fossem, mas elas foram aonde ninguém foi, devido ao grande amor que elas tinham por Jesus! Algumas pessoas só aparecem em reuniões de oração ou nos cultos quando sabem que algo bom elas irão receber. Que as mulheres dessa história te envergonhe, se você é uma dessas pessoas!

** Elas não procuraram saber quem estaria lá para ir, mas foram, pois o coração ardia de amor e vontade de estar perto do Senhor!

Essas mulheres entenderam quão preciosa era a salvação! Eu temo que muitas mulheres (e homens) ainda não tenham entendido o quanto foram perdoadas. Elas amavam MUITO a Jesus, pois entenderam o MUITO que elas haviam sido perdoadas!

Você vê as pessoas que entenderam o muito que foram perdoadas no modo que seguem e servem a Jesus!

Os corações dessas mulheres ardiam de paixão por Cristo! Elas negaram as vontades do mundo, os conselhos das mulheres que não eram radicais por Cristo e passaram a fazer o que o coração mais ansiava – servir e seguir a Jesus! As mulheres hoje seguem e servem tudo o que o mundo lhe põe na frente, menos o Evangelho da Cruz!

Que o Senhor Jesus traga e gere mais mulheres como essas - mulheres que passam a vida seguindo e servindo a Jesus! Seguindo e servindo em casa e na igreja!

II – O VERDADEIRO SEGUIDOR (VS.42-47)
42 Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde,

O MOMENTO DO SEPULTAMENTO:
V.42 Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde

ERA O DIA DE PREPARAÇÃO, ISTO É, A VÉSPERA DO SÁBADO” --- Por esse relato fica muito claro que Jesus morreu na sexta-feira e não na quinta, como algumas pessoas gostam de alegar. O sepultamento de Jesus ocorreu entre às 16 e 18 horas da sexta-feira!

A Precisão de Deus: Outro aspecto importante sobre a menção do tempo é para enfatizar o controle perfeito de Deus sobre todos os detalhes. Jesus havia dito que Ele ressuscitaria no terceiro dia (8:31; 9:31; 10:34) e por isso era necessário que o nosso Senhor fosse sepultado na sexta-feira! Ele passou sexta, sábado e domingo na sepultura.

A soberania e precisão de Deus sobre todos os detalhes da morte de Jesus devem-nos:
1 – Levar a imitá-Lo na tentativa de sermos precisos com o tempo. Deus é preciso e nós devemos imitá-Lo. É triste ver cristãos atrasados por motivos egoístas.
2 – Permitir descansar na morte de pessoas queridas. Se Ele tinha sob Seu domínio a pior de todas as mortes, quanto mais a de meros mortais, como os homens! Não existe morte acidental na perspectiva de Deus. Quanto conforto eu tive na morte de meu avô, quando eu estava fora do país e não tive como estar presente, ao saber que meu Deus é soberano e que Ele tinha quem Ele queria naquele hospital.

A LEI QUE DEUS HAVIA ESTABELECIDO PARA ISRAEL:
Dt 21:22-23 Se um homem culpado de um crime que mereça a morte for morto e pendurado num madeiro, 23 não deixem o corpo no madeiro durante a noite. Enterrem-no naquele mesmo dia, porque qualquer que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição de Deus. Não contaminem a terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança.

Para os judeus era proibido que o corpo ficasse pendurado no madeiro, principalmente com a chegada de um sábado de Páscoa (dois dias sagrados)! Visto que os líderes de Israel eram pessoas extremamente preocupadas com a ‘santidade’ da terra e do povo, eles foram pedir para Pilatos que ele não deixasse os corpos no Calvário. Não era um bom momento para deixar aqueles corpos ali, quando milhares de pessoas passavam para celebrar a Páscoa.

João 19:30-37 --- v.31 Esse era o Dia da Preparação, e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Por não quererem que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que ordenasse que lhes quebrassem as pernas e os corpos fossem retirados.
A hipocrisia e cegueira dos líderes de Israel. Eles querem o local santo e sem profanação quando eles acabaram de profanar e amaldiçoar a terra crucificando o Filho de Deus!

QUEBRASSEM AS PERNAS E OS CORPOS FOSSEM RETIRADOS” --- Visto que a pessoa crucificada podia passar até dois dias vivo na cruz, eles pedem para que as pernas fossem quebradas, pois assim o crucificado não conseguiria se levantar para respirar e morreria asfixiado mais rapidamente (isso é comprovado por ossos de pessoas crucificadas já encontrados).

Os romanos não gostavam de quebrar as pernas, pois o objetivo principal da crucificação era o tormento e a tortura inigualável que deveriam ser passadas como exemplo para os outros. Mas os judeus tinham vários privilégios e muitas vezes os governadores romanos atendiam a pedidos como esse, principalmente com a chegada de um dia tão importante – sábado de Páscoa.

vs.32-33 – Os dois outros crucificados ainda estavam vivos, mas Jesus já tinha entregado a Sua vida. Ele não morreu asfixiado, Jesus entregou a Sua vida (um milagre!). O Cordeiro Perfeito já havia se entregado.
v. 34 – Jesus não morreu com a lança, Ele já estava morto. A lança foi enfiada em Jesus devido a crueldade e curiosidade do soldado para confirmar que Ele já havia morrido.

Em todas essas coisas Deus estava orquestrando tudo para cumprir a Sua Palavra!
Os líderes religiosos, os soldados e Pilatos fizeram tudo o que eles quiseram (eles são totalmente culpados), mas em cada ação Deus estava soberanamente concretizando Seus planos.

É aqui que entra em cena um novo discípulo – JOSÉ DE ARIMATÉIA!
Marcos 15:43 José de Arimatéia, membro de destaque do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

Quem era esse homem?
1 José era de Arimatéia (v.43) --- José era um nome muito comum naqueles dias. ‘De Arimatéia’ não é o sobrenome dele, mas de onde ele era. Essa cidade é difícil de ser identificada. Muitos acreditam que é o mesmo lugar do nascimento do profeta Samuel (I Sm 1:1 – Ramá, Ramataim). Independente do lugar exato, nós sabemos que ele era um judeu (Lc 23:51 diz que era na Judéia)!

2 Ele era um ‘Membro de Destaque do Sinédrio’ (v.43) --- Esse era um dos homens mais importantes do judaísmo. ‘Membro de Destaque’ (Gk. εὐσχήμων) – Uma pessoa de influência e honra. Ele era conhecido por todos os líderes. Não sabemos ao certo se José era um sacerdote, escriba ou chefe dos sacerdotes.

Lc 23:51 Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo, 51 que não tinha consentido na decisão e no procedimento dos outros.

José de Arimatéia não estava presente no julgamento de Jesus [talvez não o chamaram ou ele não quis participar] ou ele foi um dos poucos que não consentiu na condenação [o ‘todos’ de 14:64 não seria interpretado literalmente].

3José ‘Esperava o Reino de Deus’ (v.43) --- Todos os judeus esperavam a manifestação do Reino de Deus, mas para eles o Reino de Deus seria um reino carnal e terreno. Jesus pregou um outro Reino de Deus daquele esperado pelos judeus, e José entendeu e aguardava a manifestação completa desse reino pregado por Jesus! José de Arimatéia viu Jesus como o Rei do Reino de Deus, pois ele O enterrou como um rei!

4José era um ‘Homem Rico’ (Mt 27:57 Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus) --- Essa descrição nos permite entender como foi possível para Jesus ter sido sepultado em um túmulo novo.

5José de Arimatéia era um ‘Homem Bom e Justo’ (Lc 23:50 Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo) --- Por estar sempre pronto para ajudar e tentando aplicar a Palavra de Deus ele era respeitado e admirado. Ele era um homem diferente do restante dos líderes de Israel. Ele procurava praticar a justiça e ajudar as pessoas. Mas José só podia ser considerado bom e justo, pois nele havia sido imputada a bondade e a justiça de Jesus crucificado.

6José era um ‘Discípulo de Jesus’ (Mt 27:57 Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus) --- Quando José se tornou um discípulo de Jesus nós não sabemos.
João nos dá um detalhe importante: Jo 19:38 Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

O que tudo indica é que por muito tempo José de Arimatéia aceitou a pregação e o ensino de Jesus como a mais pura verdade, mas temia os homens!
João 9:22 [após a cura de um cego] Mas não sabemos como ele pode ver agora ou quem lhe abriu os olhos. Perguntem a ele. Idade ele tem; falará por si mesmo". 22 Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já haviam decidido que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga; 12:42-43 Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; 43 pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.

Por algum tempo de sua vida José de Arimatéia escondeu sua fé por medo da ação de homens.

Isso não ocorreu somente com José. Nicodemus também foi outro homem que se comportou com covardia e temor da reação das outras pessoas (Jo 3:1-2 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2 Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele").

A riqueza, o status e a posição social fizeram com que José de Arimatéia temesse perder tudo aquilo. Ele tinha medo de perder seus bens, perder a posição religiosa e social, por isso, por algum tempo de sua vida, José permaneceu escondido. A pena era seríssima! A pessoa era excluída totalmente da sociedade, das sinagogas e do ofício que tanto amava.

Quão triste deve ter sido para ele essa situação. O temor de homens fez com que esse homem perdesse os grandes privilégios de ter andado, comido, dormido, conversado e tido comunhão com o Deus encarnado!

Que ninguém seja um ‘discípulo secreto’! Que ninguém aqui viva escondendo a fé em casa, no trabalho ou na escola por medo de homens! Isso é pecado! E todo pecado precisa de arrependimento, por isso José de Arimatéia se arrependeu!

O ARREPENDIMENTO DE JOSÉ DE ARIMATÉIA É DEMONSTRADO:
Mc 15:43 José de Arimatéia, membro de destaque do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

DIRIGIU-SE CORAJOSAMENTE” --- A palavra ‘dirigiu-se corajosamente’ (Gk. τολμάω) tem o sentido de uma coragem que vence os riscos e temores. Todos os temores e anseios foram colocados para trás. Ele realmente precisava de muita coragem!

** Quão importante era essa descrição de José para a audiência original de Marcos que vinha sofrendo no Império Romano. José de Arimatéia era (e é) um exemplo para os cristãos!

A PILATOS” --- Devido a posição social e religiosa de José ele tinha acesso garantido a presença de Pilatos. Outros líderes religiosos já haviam ido pedir que os corpos fossem retirados da cruz (Jo 19:31), pois somente o governador tinha essa autoridade.

E PEDIU O CORPO DE JESUS” --- Aqui está manifestado o arrependimento e a mudança de vida de José de Arimatéia. Agora a sua fé em Jesus saiu do esconderijo e foi proclamada a todos!

Quem requeria o corpo de uma pessoa morta era a família, ou os amigos mais próximos. Os irmãos de Jesus não criam nEle ainda e Seus discípulos tinham fugido. É aqui que José revela e proclama Seu amor por Jesus. Ele fez pública a sua união com Jesus.

Ao pedir o corpo de um rebelde traidor que havia sido crucificado, José de Arimatéia bravamente se identifica com Jesus perante Pilatos e os outros judeus que lá estavam, ou o veriam sepultando a Jesus.

** Era, até certo ponto, fácil de se identificar publicamente com Jesus quando Ele estava curando os doentes e ressuscitando os mortos, mas professar a fé publicamente quando Jesus estava morto numa cruz é algo totalmente diferente!

* É, até certo ponto, fácil professar fé em Jesus quando as coisas não estão difíceis, quando não há risco de perseguição, ou quando a pessoa precisa de um milagre. Outra coisa é professar fé em Jesus quando não há esperança alguma, quando tudo o que você tem será tirado e todos te desprezarão. É aqui que José de Arimatéia mostra o que é ser um homem de coragem, um discípulo verdadeiro!

A SURPRESA DE PILATOS:
v.44 Pilatos ficou surpreso ao ouvir que ele já tinha morrido. Chamando o centurião, perguntou-lhe se Jesus já tinha morrido. 45 Sendo informado pelo centurião, entregou o corpo a José.

A maioria dos crucificados demorava até três dias para morrer. A morte de cruz era uma morte lenta que servia para amedrontar as pessoas. Os judeus haviam acabado de pedir para que as pernas fossem quebradas para acelerar a morte e os soldados nem haviam voltado ainda quando José o informou da morte de Jesus, por isso o espanto.

O diferencial da morte de Jesus foi que Ele entregou a vida dEle. Ele morreu quando Ele mesmo havia determinado. E o centurião que havia visto a morte de Jesus confirmou (v.39) o que José havia relatado.

PILATOS ENTREGOU O CORPO A JOSÉ” --- A maioria das pessoas crucificadas não era sepultada. Elas apodreciam na cruz e depois os ossos eram colocados em ossuários ou elas eram jogadas no Vale de Ben Hinnon (lixão).

Visto que Pilatos sabia que Jesus era inocente e que seria agradável aos outros judeus, ele permite que José O sepulte.

UM PRESENTE PARA JOSÉ DE ARIMATÉIA – O CADÁVER DE UM CRUCIFICADO!
45 Sendo informado pelo centurião, entregou o corpo a José.

UM NOVO IRMÃO NA FÉ:
José de Arimatéia voltou para o Calvário acompanhado de um antigo amigo no judaísmo e um novo irmão no cristianismo: Jo 19:38-39 Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo. 39 Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite.

Nicodemus, ao ver a coragem e a valentia de José de Arimatéia, foi contaminado e encorajado a proclamar a sua fé também no Filho de Deus. Esses dois homens que eram respeitados e admirados como líderes de Israel caminham juntos para a Caveira para sepultarem o Rei! Imagine a conversa dos dois no caminho para o Calvário, a alegria e o alivio de agora terem proclamado o que tanto ardia no coração daqueles homens.

v.46 Então José comprou um lençol de linho, baixou o corpo da cruz
COMPROU UM LENÇOL DE LINHO” --- A mudança na vida de José começa a ser revelada no modo que ele usa seu dinheiro. Era sexta-feira e as lojas ainda estavam abertas. O lençol servia para embrulhar o corpo.

Isso não era um pano de chão e nem um lençol velho e rasgado que estava sobrando na casa dele (eu temo que muitos aqui dariam isso para Jesus), mas um lençol de linho novíssimo e muito caro!

BAIXOU O CORPO DA CRUZ” --- As muitas pessoas caminhando para Jerusalém e vendo agora aquele homem que era tão respeitado e reverenciado agindo como um servo impuro e tocando o cadáver daquele crucificado. Nm 19:11 Quem tocar num cadáver humano ficará impuro durante sete dias, 13 Quem tocar num cadáver humano e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor e será eliminado de Israel.

Jo 19:40 40 Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, juntamente com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.

José de Arimatéia, Nicodemus e, provavelmente alguns servos de José, todos juntos tirando o corpo moído de Jesus daquele madeiro! Tiraram a coroa de espinhos da cabeça dEle e os pregos das mãos, moscas e insetos também precisavam ser tirados do corpo.

Todos que passavam agora viam esses dois como seguidores de Cristo. Eles estavam se identificando com a morte e a sepultura de Jesus!

Como de costume da época, eles não apenas tiraram o corpo da cruz como também lavaram aquele corpo todo machucado (costas, pernas, braços e o coração perfurado).

v.46 Então José comprou um lençol de linho, baixou o corpo da cruz, “ENVOLVEU-O NO LENÇOL” -- Os corpos eram embrulhados no lençol com perfume de mirra e aloé. Devido ao calor os corpos apodreciam com mais rapidez e a mistura de mirra e aloés minimizava o cheiro de podre. Esses perfumes eram muitas vezes em pó ou pasta.

SEPULTADO COMO UM REI:
Jo 19:39-42 39 Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés. 40 Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, juntamente com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.

A quantidade de mistura de mirra com aloés é impressionante! “Essa enorme quantia de perfume era nada menos que a quantia usada para o enterro de um rei!” (http://www.denverseminary.edu/stewardship-matters/joseph-and-judas-reflections-on-riches-in-the-easter-story/)

Não só a quantidade de perfume, mas o local também prova que Jesus foi sepultado como um rei!
v.46 Então José comprou um lençol de linho, baixou o corpo da cruz, envolveu-o no lençol e “O COLOCOU NUM SEPULCRO CAVADO NA ROCHA” --- Lc 23:53 Então, desceu-o, envolveu-o num lençol de linho e o colocou num sepulcro cavado na rocha, no qual ninguém ainda fora colocado; Mt 27:59-60 José tomou o corpo, envolveu-o num limpo lençol de linho 60 e o colocou num sepulcro novo, que ele havia mandado cavar na rocha.

SEPULCRO CAVADO NA ROCHA” --- Esses eram mais caros, pois requeriam mais trabalho para serem construídos. Pessoas pobres não tinham um cemitério próprio, por isso elas eram enterradas em covas fora da cidade de Jerusalém (ver Zondervan Illustrated Bible Backgrounds Commentary – Mark, pg 305).
As pessoas mais ricas eram enterradas em cavernas (ex. Jo 11:38 Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta/caverna com uma pedra colocada à entrada). Devido à natureza dura do terreno da Palestina, eram numerosas as cavernas, que naturalmente eram usadas como túmulos. Nestas cavernas, que eram alargadas e arranjadas de forma a poderem servir de túmulos, se colocavam os corpos dos mortos. Dentro dessas cavernas havia corredores com prateleiras/bancos onde os cadáveres eram colocados. Após a decomposição as pessoas recolhiam os ossos e deixavam o espaço aberto para o próximo corpo. Pessoas ricas podiam comprar um cemitério novo só para a família delas. E foi isso o que José de Arimatéia fez.




v.46 “Depois, fez rolar uma pedra sobre a entrada do sepulcro”.
Nem todo sepulcro tinha esse tipo de porta. Essas pedras eram extremamente pesadas e requeriam alguns homens para movê-las.
Alguns usavam essas pedras para prevenir que o defunto profanasse as áreas ao redor do túmulo. Elas também serviam para impedir a entrada de ladrões, animais e poeira.

Aqui está concretizado o enterro de Jesus. Naquela sexta-feira, por volta das 17h, Deus sepultou o Seu corpo!

Aquele só era o corpo, pois Jesus já estava no Paraíso. Do Seu trono Ele mesmo orquestrou e executou o Seu funeral!

Não houve música, nem fotos e nem pregação, mas esse foi com certeza o sepultamento mais maravilhoso que já ocorreu! A extravagancia, a generosidade e a coragem de José de Arimatéia e Nicodemus adornaram de forma sem igual essa sepultura.

Assim se cumpriu a profecia de Isaias 53, “Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca. Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão” (vs.9-10).

AS VERDADEIRAS SEGUIDORAS:
v.47 Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde ele fora colocado.
Elas viram o local. Mais de uma mulher (2 testemunhas) viu o local onde Jesus foi sepultado.
ELAS VIRAM” (Gk. θεωρέω) – a palavra grega usada aqui é de onde temos a palavra para ‘teatro’, implicando que elas contemplaram com muita atenção e concentração. Isso é importante, pois pessoas acusaram que elas foram para o lugar errado.
Elas viram Jesus morrendo e sendo sepultado, e verão Ele ressuscitado!

Os homens fugiram, mas elas estavam lá. As bravas seguidoras!


CONCLUSÃO:
Quão maravilhosa e profunda é essa sepultura, a sepultura de Jesus! Algumas perguntas importantes nascem em vista de tão preciosa história:

1 – Existe algum temor de homens que tem te segurado e impedido de proclamar as verdades de Deus e viver de forma radical como um verdadeiro cristão? Quais são as coisas que te impedem de viver e proclamar o Evangelho da Cruz (medo de rejeição? De ser zombado na escola? Perder herança? Perder o prestígio dado por homens?)
Que você, nessa manhã, seja inspirado e encorajado pelas vidas de José de Arimatéia e Nicodemus!

2 – Como você tem usado seus bens materiais? Como você tem honrado o Rei Jesus com seu dinheiro? Você tem demonstrado que Ele é o seu Rei através do seu extrato bancário?
José de Arimatéia e Nicodemus nos mostram o que é honrar Jesus com o nosso melhor (o melhor lençol, melhor túmulo, melhor perfume...).

3 - Você foi sepultado com Jesus Cristo? Você morreu, foi sepultado e ressuscitou com Jesus por meio da fé no Filho de Deus? O mundo foi sepultado para você? Você já publicou isso através do batismo?
* Quão grande amor e quão grande humilhação! Ele que tinha tudo se desfez de tudo para nos comprar: emprestou o corpo do homem caído, o berço na manjedoura, as casas para dormir, um jumento para entrar em Jerusalém, uma sala para realizar a Ceia e o túmulo para ser sepultado. Verdadeiramente o amor de Jesus nos constrange’ (II Co 5:14)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário