segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Marcos 15:29-33 - Jesus Pendurado na Cruz: A Zombaria no Calvário

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 15:29-33
Título: Jesus Pendurado na Cruz: A Zombaria no Calvário
Pregado na manhã de Domingo, do dia 05 de agosto de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 15:29-33 29 Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: "Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias, 30 desça da cruz e salve-se a si mesmo! " 31 Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, dizendo: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo. 32 O Cristo, o Rei de Israel... Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos!" Os que foram crucificados com ele também o insultavam. 33 E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde.

Introdução:
A crucificação de Jesus é o evento mais profundo de toda a história da humanidade. Jamais conseguiremos cavar até o seu fim. A cada pá que é cravada no chão do Calvário maravilhas de Deus nos são reveladas. Cada grão de areia que é tirado da superfície do Gólgota é uma verdade fundamental para vida do homem. E o mais maravilhoso é que o nosso esforço em cavar esse chão tão santíssimo nunca é desgastante, pois cada força e energia que nós gastamos para cavucar esse solo na busca do tesouro nós somos fortalecidos e energizados pelas inesgotáveis graças e misericórdias que encontramos naquele lugar! Não é a toa que a cruz é a ‘sabedoria de Deus’.

Mas ao mesmo tempo em que a crucificação do nosso Senhor é a sabedoria e o poder de Deus para os que estão sendo salvos, ela também é loucura e escândalo para os que estão perecendo. Para muitas pessoas a ideia de um Salvador e Senhor crucificado é uma piada. Não é de se estranhar as brincadeiras de pessoas famosas, como a cantora Madona, para com a crucificação de Jesus. O famoso Grafite de Alexamenos retrata muito bem como as pessoas viam o cristianismo nos primeiros séculos, pois nele há o desenho de um homem com a cabeça de um asno pendurado na cruz, assim todos que adoravam esse asno eram asnos também.

É importante notar que o grande foco dos evangelistas na narrativa da crucificação não está no processo da crucificação em si (tipo de cruz, forma da crucificação, tamanho dos pregos, detalhes dos corpos...), mas principalmente na zombaria e no escárnio ao redor da cruz. Marcos usa três palavras para falar da crucificação, mas para o relato da zombaria há mais seis versículos.

Por que os evangelistas focam tanto no escárnio e na humilhação de Jesus?
1 – Para mostrar a depravação do homem. Todos zombaram de Jesus. A zombaria, o escárnio e humilhação para com Jesus da parte dos homens revelam o ápice da depravação do homem. Jesus foi feito um espetáculo público. As pessoas de todas as camadas da sociedade passavam e vomitavam insultos sobre o Cordeiro de Deus!
2 – Para mostrar que a ira de Deus estava sobre o Filho Amado.
3 – Para deixar o exemplo para os cristãos de como devemos nos comportar.
4 – Para mostrar que apesar dos risos e das piadas sarcásticas dos homens, o Senhor Deus estava assentado no Seu trono rindo, pois tudo ocorreu como planejado. Enquanto os homens perversos faziam de Jesus um espetáculo público de humilhação e chacota, o Senhor fazia de Jesus o Rei dos reis: Cl 2:13-15 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, 15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Hoje olharemos para mais um detalhe importante na crucificação do nosso Senhor que foi bem enfatizada pelos evangelistas – a zombaria no Calvário!

Contextualização:
O tão esperado Messias veio, mas a nação de Israel não O recebeu! Deus manifestou Sua glória enviando Seu único Filho para salvar o homem da condenação eterna e mesmo assim os homens O rejeitaram. A ação daquelas pessoas para com Jesus foi muito além de uma simples rejeição. Eles rejeitaram Jesus e O humilharam com toda a força e vontade possível.

Uma das coisas mais perversas durante a crucificação de Jesus não foram as dores físicas, mas sim o escárnio, a zombaria e humilhação que Ele recebeu como parte da Sua rejeição. Se não bastasse a humilhação e os sofrimentos dos açoites e da tortura inflita pelos soldados antes da crucificação e no caminho para o Gólgota, a humilhação continuou com o nosso Senhor Jesus pregado na cruz.

Como nós temos visto nada disso foi surpresa para Jesus, e até mesmo a zombaria estava na agenda do Cordeiro desde a eternidade: Mc 10:33-34 "Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, 34 que zombarão/escarnecerão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará".

Muitos dos líderes religiosos sempre trataram Jesus como uma piada. Toda a vida e o ministério de Jesus foram tratados com sarcasmo e ironia. Zombavam do lugar de onde Jesus veio (Nazaré), zombavam do nascimento de Jesus (falavam que Ele nasceu de um adultério), ridicularizavam os milagres de Jesus (diziam que eram realizados por demônios), nas curas de Jesus os judeus buscavam mentiras, mas é na crucificação que nós temos o ápice da zombaria, do escárnio e da humilhação. É no Calvário que o cálice transborda.

Divisão do Estudo:
I – A ZOMBARIA DOS SOLDADOS (V.24)
II – A ZOMBARIA DOS QUE PASSAVAM (V.29-30)
III – A ZOMBARIA DOS LÍDERES RELIGIOSOS (V.31-32)
IV – A ZOMBARIA DOS CRIMINOSOS (V.32)
V – A ZOMBARIA DO SENHOR (V.33)

I – A ZOMBARIA DOS SOLDADOS (V.24)
24 E o crucificaram. Dividindo as roupas dele, tiraram sortes para saber com o que cada um iria ficar.

A zombaria e o escárnio para com o nosso Senhor na cruz começaram com os soldados romanos. Eles começaram a zombaria dentro de Jerusalém, quando eles fizeram de Jesus uma paródia. Jesus foi condenado por se auto dominar um rei, portanto os soldados fazem de Jesus um ‘rei’ (15:16-19):
a – RECEBEU O MANTO DE UM REI (15:17a Vestiram-no com um manto de púrpura) --- Mas o manto não era novo e limpo como os reis usavam. Os soldados jogaram sobre o corpo aberto de Jesus uma capa velha e suja usada por eles mesmos. Visto que reis e imperadores usavam mantos de púrpura para simbolizar a majestade imperial, eles zombam de Jesus colocando sobre ele um manto.
b – RECEBEU A COROA DE UM REI (17b depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele) --- Mas a coroa que Jesus recebeu foi uma de espinhos. Eles não só zombam como trazem sofrimentos sobre Jesus.
c – RECEBEU O CETRO DE UM REI (Mt 27:29 Puseram uma vara em sua mão direita) --- Mas a vara que colocaram nas mãos de Jesus não era o cetro adornado carregados por reis, mas sim um pedaço de pau.
d – RECEBEU AS HOMENAGENS DE UM REI (18 E começaram a saudá-lo: "Salve, rei dos judeus!" 19 Batiam-lhe na cabeça com uma vara e cuspiam nele. Ajoelhavam-se e lhe prestavam adoração.) --- Ao invés de beijo, Ele recebeu cuspe. Ao invés de honra, Ele recebeu paulada na cabeça, que tinha uma coroa de espinhos.

Mas tudo isso ainda não era o suficiente, por isso agora eles tiram todas as roupas de Jesus para humilhá-Lo ainda mais. Muito mais do que o costume de reter os bens da pessoa crucificada, o objetivo de tirar as roupas era humilhar, ridicularizar e envergonhar a pessoa.

Lucas nos relata outro ato de escárnio da parte dos soldados:
Lc 23:36-37 Os soldados, aproximando-se, também zombavam dele. [como era o escárnio?] Oferecendo-lhe vinagre, 37 diziam: "Se você é o rei dos judeus, salve-se a si mesmo".

A palavra ‘vinagre’ (Gk. ὄξος) refere a um tipo de bebida muito comum naqueles dias. Essa bebida era usada no lugar de água, pois ajudava na limpeza das bactérias. Mas esses soldados não estão oferecendo esse vinho como forma de ajudar e nem saciar a sede de Jesus, mas sim para zombar de Jesus. Os reis que triunfavam recebiam como oferta os melhores vinhos, aqui eles oferecem ao Rei Jesus o que havia de mais comum e barato.

Os corações desses soldados são tão duros quanto os pregos e martelos usados na crucificação de Jesus! Eles estão crucificando o Senhor dos senhores e a única coisa que eles buscam é como aumentar a humilhação de Jesus. Lc 23:37 diziam: "Se você é o rei dos judeus, salve-se a si mesmo"

** Esses homens foram treinados para isso. Eles eram ‘ignorantes’ do ministério de Jesus. Eles veem Jesus como um louco, como alguém com problema mental que merece sofrer muito. Muitas das pessoas com problemas mentais na antiguidade eram vistas como pessoas possessas de espíritos malignos. Mas mesmo agindo na ignorância eles ainda são culpados!

II – A ZOMBARIA dOS QUE PASSAVAM (V.29-30)
29 Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: "Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias, 30 desça da cruz e salve-se a si mesmo!"

A humilhação e o escárnio não vinham só dos soldados, mas das pessoas que passavam pela estrada. O segundo grupo de pessoas que ridicularizam Jesus é o de cidadãos comuns.

OS QUE PASSAVAM” --- Gólgota ficava fora de Jerusalém e próximo a uma estrada movimentada para que todos vissem e temessem. Essas pessoas que passam são os milhares de judeus que caminhavam para Jerusalém para celebrar a Páscoa. Essas são as pessoas comuns!

Lc 23:35 O povo ficou observando.
Essas pessoas passavam e contemplavam a Jesus crucificado como a grande piada daquela Páscoa. As famílias passavam, olhavam para o Filho de Deus – o Cordeiro de Deus sacrificado- e zombavam dEle!

LANÇAVAM-LHE INSULTOS” (Gk. βλασφημέω) --- Eles olhavam para o Cristo crucificado, para o Servo Sofredor de Isaias e blasfemavam contra ele. O sentido é de linguagem obscena, palavras de maldade.

BALANÇANDO A CABEÇA” --- Isso era um gesto de ira, raiva e desprezo.
Lm 2:15 Todos os que cruzam o seu caminho batem palmas; eles zombam e meneiam a cabeça diante da cidade de Jerusalém: "É esta a cidade que era chamada, a perfeição da beleza, a alegria de toda a terra?"
Sl 109:25 Sou motivo de zombaria para os meus acusadores; logo que me vêem, meneiam a cabeça.

e dizendo: Ora” (Gk. οὐά) --- [‘bravo!’]essa palavra era usada como expressão de vitória sobre um inimigo. Usado para zombar de um adversário.

você que destrói o templo e o reedifica em três dias” --- Eles passavam por Jesus, olhavam os Seus sofrimentos, falavam mal e zombavam do relacionamento dEle com o templo. Jesus nunca havia dito que Ele iria destruir fisicamente o templo em Jerusalém. Mas essa foi uma das falsas acusações trazidas contra Jesus no julgamento perante Caifás (14:56-59). Em nenhum lugar da Bíblia encontramos tal declaração vinda dos lábios de Jesus. Em Marcos 13 Jesus declarou a destruição do templo, mas em momento nenhum Ele disse que Ele destruiria aquele templo e nem disse que reconstruiria aquele lugar.
O mais próximo que chegamos de uma declaração de Jesus é encontrada em João 2:19.
Jo 2:18-22 [após Ele condenar o templo pela primeira vez, no inicio do seu ministério] Então os judeus lhe perguntaram: "Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?" 19 Jesus lhes respondeu: "Destruam [verbo no plural se referindo aqueles homens] este templo [o corpo dEle], e eu o levantarei [se referindo a ressurreição] em três dias". 20 Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?" 21Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo. 22 Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera. Jesus havia falado do Seu próprio corpo.

Aquelas pessoas nunca entenderam nada do que o Senhor Jesus falava, por isso até mesmo no ápice dos Seus sofrimentos eles deturpam as Suas palavras. Eles deturpavam as palavras de Jesus, pois eles não entendiam as palavras do nosso Salvador. Não só não entendiam, como rejeitavam. Jo 8:42-43 Disse-lhes Jesus: "Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo,46 Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? 47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus" [pois são filhos do diabo v44].

Essas pessoas caminham em direção a Jerusalém para celebrar a Páscoa, uma festa que proclamava a misericórdia e o perdão de Deus ao libertar o povo do Egito, eles caminham como pessoas santas e cheias de justiça, mas em nenhum momento elas demonstram compaixão, em nenhum momento essas pessoas mostram qualquer tipo de misericórdia. Essa é a imagem do homem sem a graça de Deus. As pessoas caminham para as religiões, cheias de justiça própria, transbordando de religiosidade, mas odiando a Deus!

v.30desça da cruz e salve-se a si mesmo!” --- Mateus relata que essas pessoas tentaram Jesus assim como os soldados: Mt 27:39-40 Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça 40 e dizendo: "Você que destrói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus!"

Se Jesus era tão poderoso e tão forte para destruir e reconstruir o templo em três dias, Ele seria forte e poderoso o suficiente para tirar aqueles pregos dos seus pulsos. Eles veem a crucificação como uma piada.

Através dessas ações, o Salmo 22 continua sendo cumprido na crucificação do nosso Senhor. Sl 22:7-8 Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo: 8 "Recorra ao Senhor! Que o Senhor o liberte! Que ele o livre, já que lhe quer bem!"

Quão gratos somos de Jesus não ter descido daquela cruz! Ele sabia que precisava ser pendurado e perder a vida para salvar os pecadores.
III – A ZOMBARIA dOS LÍDERES RELIGIOSOS (VS.31-32)
31 Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, dizendo: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo. O Cristo, o Rei de Israel... 32 Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos!"

Agora o terceiro grupo de escarnecedores e zombadores é apresentado: a liderança de Israel! Esses dois grupos sempre desejaram a morte de Jesus [2:6 (no começo do ministério); 3:22; 8:31; 11:18, 27; 14:1, 53; 15;1].

Esses homens que tanto aguardavam a morte de Jesus agora têm a oportunidade de se deleitarem em tal evento.

Lc 23:35 O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. "Salvou os outros", diziam; "salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido".

Se havia um grupo que deveria ser motivado por amor e compaixão, esse grupo era para ser o da liderança de Israel. Eles passam pela cruz e ao invés de oferecerem oração e palavras de lamentação ao ver Deus pendurado na cruz eles zombaram do Senhor!

Esses homens que deveriam estar no templo ensinando e executando a justiça, estão no Calvário vomitando insultos sobre o Senhor da glória!

ZOMBAVAM DELE” --- Os homens que tinham mais conhecimento da Bíblia zombam daquele que eles tanto leram, ouviram e ensinaram: o Servo Sofredor, o Justo Sofredor, o Filho do Homem!

Para eles não bastou condená-Lo falsamente e O entregar para a crucificação, eles queriam mais, por isso eles foram até Gólgota para zombar de Deus!

ZOMBAVAM DELE DIZENDO: SALVOU OS OUTROS, MAS NÃO É CAPAZ DE SALVAR A SI MESMO” --- Eles nunca negaram os milagres de Jesus, pois era impossível. Mas eles atribuíram esses milagres ao diabo (3:22).

A lógica desses homens está tão amarrada e presa ao pecado que eles raciocinam de forma errada, eles deveriam pensar: ‘Se esse homem teve poder para curar e ressuscitar os mortos, então ele tem poder para sair da cruz, e se ele não quer sair de lá é por algum bom motivo.’ Mas o raciocínio desses homens foi afetado pela queda.

O Cristo, o Rei de Israel... 32 Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos!
Nas palavras proferidas contra Jesus nós podemos ver quão perverso é o coração do homem. Eles querem um reino, eles querem um rei, mas sem a cruz. Assim como muitos hoje.

v.32 Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos! Eles tentam Jesus, dizendo que se Ele descesse da cruz, eles creriam.

Essa afirmação é uma clara demonstração da incredulidade buscando mais uma desculpa para não crer! Quantas pessoas falam a mesma coisa, ‘Ah, se Jesus fizer isso, dai então eu O seguirei’. Que não tenha ninguém aqui esperando por mais um sinal para se prostrar e servir de todo coração esse Senhor!

Mesmo se Jesus tivesse arrancado aqueles pregos das Suas mãos e queimado a cruz com fogo de Sua boca, ainda assim eles não iriam crer, eles procurariam mais uma desculpa – ele pediriam mais um sinal.

A hipocrisia e a cegueira desses homens persistiam, pois o nosso Senhor Jesus já havia debatido com eles (várias vezes) sobre esse assunto:

Mt 12:38-39 Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti". 39 Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. 40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra; Mt 16:1-4 Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu. 2 Ele respondeu: "Quando a tarde vem, vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’, 3 e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos! 4 Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas". Então Jesus os deixou e retirou-se.

Jesus comparou aquela geração ao povo do Egito que se rebelou e foi condenado. Um povo perverso e adúltero. Eles, assim como aquela geração, também serão condenados!

** O sinal prometido por Jesus não era o de descer da cruz, mas o de vencer a cruz!
Ele precisava morrer naquela cruz e o sinal dado a todos seria a ressurreição – a vitória sobre a crucificação!

** E quando esse sinal foi dado eles não acreditaram! [Mateus 28:11-15]

Eles pediam por sinais, enquanto na verdade eles deveriam ter pedido por misericórdia!
Eles riem e zombam, quando eles deveriam estar chorando amargamente (Lc 23:28-31).

v.32 Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos! Eles acreditam ter poder sobre a decisão de crer e seguir a Jesus!

Jesus deixou bem claro porque eles não criam e nem creriam, nem mesmo se Ele descesse da cruz e destruísse todos os soldados e governantes romanos. Jesus poderia ter realizado mais mil milagres e sinais e mesmo assim eles não iriam crer:

Jo 8:45 44"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. 45 No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade! [eles eram filhos do diabo, por isso eles amavam a mentira e odiavam a verdade]
Jo 10:26 24 Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: "Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente". 25 Jesus respondeu: "Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim, 26 mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

Esses homens blasfemaram contra o Espírito Santo quando disseram que Jesus operava milagres por meio de satanás, e por isso mesmo, se Jesus descesse daquela cruz, eles não creriam! Eles pertenciam ao aprisco do diabo!

** Essa cena nos mostra que até mesmo os homens e mulheres mais religiosos do mundo estão perdidos e mortos nas transgressões.

IV – A ZOMBARIA dOS CRIMINOSOS (V.32)
32b Os que foram crucificados com ele também o insultavam.

Para completar as aflições impostas pela zombaria e pelo escárnio agora temos o quarto grupo de zombadores: os dois criminosos!

Esses dois homens que foram crucificados com Jesus eram considerados o lixo da sociedade. Esses rebeldes eram tão desprezados que eles eram visto como homens que carregavam a maldição de Deus!

A humilhação e repúdio para com Jesus são enfatizados de várias formas nesse texto, mas nenhuma é tão desonrosa quanto ser zombado por esse criminoso, por alguém cujo lugar na sociedade já havia sido categoricamente rejeitado.(Joel Green, TNICNT, Eerdmans, pg818)

Jesus é zombado, rejeitado e humilhado pela escória da sociedade!

Lc 23:39 Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!"

Dos líderes da nação, passando pelos soldados romanos e pela multidão de pessoas chegando até os criminosos crucificados, todos rejeitaram, desprezaram e zombaram de Jesus crucificado! Alguns com mais conhecimento, outros com menos e alguns sem conhecimento algum sobre a vida e obra de Jesus, mas todos são igualmente culpados!

Alguns viam Jesus na cruz como um escândalo, enquanto outros viam aquilo como loucura. Alguns rejeitavam com total conhecimento, enquanto outros na ignorância do momento, mas todos são igualmente culpados! Todos zombaram de Jesus!

E todas aquelas pessoas foram igualmente usadas por satanás.
SATANÁS USOU AQUELAS PESSOAS:
Todas essas pessoas foram usadas por satanás para tentar Jesus.

Satanás nunca quis que Jesus fosse crucificado, pois ele sabia que sua derrota viria naquele lugar. Por isso o diabo sempre procurou um modo de tirar Jesus da cruz.

Logo no começo do ministério de Jesus, após o batismo nas águas (que apontava para Sua imersão nos sofrimentos) o inimigo tentou o nosso Salvador:

Lucas 4:1-13 [repare nos vs.3 e 9 – “Se você é o Filho de Deus...”]
Outras ocasiões oportunas (4:13) foram quando o diabo tentou Jesus através de Pedro (Mc 8:33) e depois no Getsêmani, mas é na cruz que ele realmente tenta o nosso Senhor.

Lc 4:3 O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão"; 4:9 O diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo; 23:35 O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. "Salvou os outros", diziam; "salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido", 37 [os soldados] diziam: "Se você é o rei dos judeus, salve-se a si mesmo", 39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós (ACF)

Todos os que viram Jesus na cruz zombaram e provocaram para que Ele descesse da cruz! Essa era a voz do diabo!

Satanás não queria de modo nenhum que Jesus fosse crucificado. Satanás não queria que Jesus fosse crucificado. Satanás sabia que na cruz estava a sua derrota. Na Sua tentação, o Filho de Deus recebeu do diabo a oferta de prestigio e honra (Mt 4:1-11).

Quando Pedro rejeitou a ideia de que o Cristo iria sofrer e ser crucificado, Jesus lhe disse, “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens(Mt 16:23). Pois a rejeição da cruz era uma ideia satânica!

Satanás entrou em Judas para acelerar a morte de Jesus [Lc 22:3 Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze]. Ao entrar em Judas satanás quis que o processo da condenação de Jesus fosse realizado na Páscoa para que não houvesse a crucificação (Mc 14:1-2). Ninguém, nem mesmo o diabo, esperava que Jesus fosse morrer crucificado na Páscoa.

Satanás tentou de todas as formas tirar Jesus da cruz, pois ele sabia que na cruz estava o triunfo de Cristo. E foi exatamente isso o que aconteceu: Cl 2:13-15 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, 15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Todas aquelas pessoas eram realmente filhas do diabo, elas estavam sendo usadas e manipuladas pelo acusador. Mas o nosso Senhor e Salvador teve submissão completa à vontade do Pai, e por isso Ele permaneceu na cruz sob as mais terríveis humilhações e tentações.

A FORÇA DE JESUS:
No meio de toda aquela zombaria, todo escárnio e humilhação Jesus se manteve firme! Se nós tivéssemos o poder de Jesus, nós teríamos pulado daquela cruz e mostrado para aquelas pessoas quem elas estavam ridicularizando. Todos nós cairíamos naquela armadilha, pois nosso egoísmo e desejo de nos mostrar importante nos faria chamar legiões de anjos para mostrarmos ‘quem somos’.

Glórias ao nosso Senhor e Salvador por ser tão humilde e entender o ofício de Servo Sofredor e amar tanto a Sua igreja!
Hb 12:1-2 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
A alegria dEle era ver o Seu povo redimido, era saber que as pessoas por quem Ele morreu seriam Suas – Is 53:11 Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles. 12 Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes [ou ‘por isso eu lhe darei os muitos, e os fortes lhe será dividido como espólios’], porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

No meio da pior de todas as zombarias e humilhações Jesus permaneceu firme e submisso a vontade de Deus. Quão maravilhoso é para nós, a Sua igreja, que Ele não desceu! Obrigado Senhor, por não ter descido daquele madeiro amaldiçoado!

V – A ZOMBARIA dO SENHOR (V.33)
33 E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde.

De acordo com o Salmo 1:1 a zombaria é uma característica de uma pessoa que não teme a Deus [Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores/escarnecedores!]. A zombaria do homem é resultado do pecado.
A Bíblia usa linguagem antropomórfica (ou figura de linguagem) para Deus quando diz que o Senhor ri e caçoa dos Seus inimigos. Quando a Bíblia fala de Deus rindo dos Seus inimigos ela está ensinando a soberania de Deus sobre o que está acontecendo. Enquanto as pessoas choram, se estressam e ficam confusas, Deus ‘ri’ – nada foge do Seu controle. Pv 1:24-28 (rejeitaram a sabedoria de Deus [Jesus crucificado] – v.26); Sl 37:13 12 Os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles; 13 o Senhor, porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando.

No meio daquela zombaria, durante todo o escárnio que Jesus recebia, Deus, no Seu trono, se pôs a zombar daquelas pessoas! Sl 2:1-6 Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão? 2 Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem: 3 "Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!" 4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles (NVI) - Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles (ACF) 5 Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo: 6 "Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte" [o rei Jesus foi estabelecido por Deus naquele santo monte [o Calvário])

A escuridão ao meio dia foi o modo de Deus comunicar Sua rejeição para com Israel.
Deuteronômio fala de trevas como maldição sobre Israel: Dt 28:29 [escuridão/trevas como maldição] Ao meio-dia vocês ficarão tateando às voltas, como um cego na escuridão.

Am 8:7-10 O SENHOR jurou contra o orgulho de Jacó: “Jamais esquecerei coisa alguma do que eles fizeram. 8 “Acaso não tremerá a terra por causa disso, e não chorarão todos os que nela vivem? Toda esta terra se levantará como o Nilo; será agitada e depois afundará como o ribeiro do Egito. 9 “Naquele dia”, declara o SENHOR, o Soberano: “Farei o sol se pôr ao meio-dia e em plena luz do dia escurecerei a terra. 10 Transformarei as suas festas em velório e todos os seus cânticos em lamentação. Farei com que todos vocês vistam roupas de luto e rapem a cabeça. Farei daquele dia um dia de luto por um filho único, e o fim dele, como um dia de amargura.

Deus enviou trevas antes da morte do Cordeiro, assim como no Egito. Essas pessoas estão participando do verdadeiro Êxodo, mas desta vez elas estão recebendo a condenação.
Ex 10:21-22 [essa foi a última condenação antes do ano da morte] O Senhor disse a Moisés: "Estenda a mão para o céu, e trevas cobrirão o Egito, trevas tais que poderão ser apalpadas". 22 Moisés estendeu a mão para o céu, e por três dias houve densas trevas em todo o Egito.

As trevas apontavam para a condenação de Deus antes da morte do cordeiro pascal no Egito. Agora Israel recebe a condenação.

Eles estão fazendo de Jesus uma maldição, mas na verdade eles estão se amaldiçoando a si mesmos, por isso o Senhor ri!

Deus enviou trevas sobre toda a terra na hora do dia em que o sol deveria estar mais forte. Assim como não deveria haver escuridão ao meio-dia, eles não deveriam ter crucificado o Cordeiro santo.

No meio do escárnio, da humilhação e zombaria para com o Filho, o Pai se pôs a rir, pois tudo estava ocorrendo de forma perfeita!

CONCLUSÃO:

Aquelas horas eram horas de choro – Deus os havia abandonado. As pessoas deviam estar chorando pelos próprios pecados (Lc 23:27-28 Um grande número de pessoas o seguia, inclusive mulheres que lamentavam e choravam por ele. 28 Jesus voltou-se e disse-lhes: "Filhas de Jerusalém, não chorem por mim; chorem por vocês mesmas e por seus filhos!), mas ao invés de choro houve risos e piadas. O sacrilégio terrível estava na frente dos olhos deles e ao invés de arrependimento e lamentação houve alegria e zombaria.

O Filho de Deus foi pendurado no madeiro e se não bastasse os sofrimentos físicos intermináveis, Ele precisou aguentar todo o escárnio dos pecadores que passavam e lançavam insultos e blasfêmias sobre Ele.

Quanta dor e humilhação! Quanta desgraça e maldição sobre alguém que não cometeu mal algum.

Por que Jesus morreu dessa forma? Por que Ele foi insultado por todas as pessoas da sociedade? Por que Ele foi ridicularizado por todos até quando Seu corpo estava perfurado e moído numa cruz?

Por que Jesus não morreu envolto por anjos, ao invés de marginais? Por que não recebeu cânticos celestiais ao invés de blasfêmias e palavrões?

1PARA MOSTRAR QUÃO RADICAL E ASSOMBROSO É O PECADO! A cena de Jesus pendurado nu numa cruz romana, todo moído, com uma coroa de espinhos e recebendo zombaria e provocações nos mostra quão terrível é o nosso pecado.

A cruz e toda a zombaria envolvida nela gritam quão morto em suas transgressões é o homem e quão carente da graça de Deus ele é!

Judeus comuns, líderes religiosos, romanos e até o lixo da sociedade, todos viram Jesus como uma piada. E assim também hoje Jesus crucificado é visto como motivo de chacota. O homem natural, independente da classe social e nacionalidade, odeia e rejeita a doutrina de Jesus crucificado pelos pecados.

A zombaria demonstra a total falta de temor de Deus da parte dos homens. Assim como aquelas pessoas riam e zombavam nós todos um dia rimos e zombamos do Evangelho.
Fp 3:18-19 Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. 19 Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

Assim éramos todos nós até recebermos misericórdia de Deus (Rm 5:10)!

2 - Jesus morreu dessa forma – zombado e humilhado – para mostrar que a ira de Deus estava sobre Ele. A Bíblia mostra que quando Deus abandona alguém ou uma nação para receber Sua ira, a zombaria, o escárnio e a humilhação são partes do julgamento (Sl 39:8; 44:13-16; 79:4-5).
Portanto Jesus está recebendo a justa ira de Deus sobre o Seu corpo – condenando assim o pecado (Rm 8:3) do Seu povo.

O nosso Salvador precisava receber a ira total e completa de Deus para que os nossos pecados fossem condenados. Ele sofreu todos esses abusos de forma vicária!

3PARA NOS DEIXAR O EXEMPLO DO QUE É SER CRISTÃO. Os sofrimentos e a zombaria de Cristo não foram só vicárias, mas também exemplares!

Exemplo do que?
  1. Exemplo de paciência, longanimidade e humildade.
I Pe 2:21-23 Para isso vocês foram chamados [contexto: sofrer por fazer o bem] , pois [a razão do nosso chamado] também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. 22 "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". 23 Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

** Quantas vezes revidamos com palavras e ações os insultos que as pessoas lançam contra nós. Muitos se orgulham em serem ‘respondões’ e ‘bocudos’. Portanto, aqui fica uma lição para você que se vangloria em responder às provocações!

Fp 2:5-8 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! [humildade/submissão]

** Algumas pessoas rejeitam certas situações e ocasiões por se acharem importantes e boas de mais. Aqui está o exemplo de Cristo que sofreu os piores insultos por amor a glória de Deus!

  1. Exemplo de que para salvarmos a nossa vida, é necessário perdê-la!
Mc 8:34-35 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

As pessoas gritavam para ele descer e salvar a Sua própria vida, mas Ele mostra que era necessário perder para que nós pudéssemos ganhar a vida eterna.

A cruz era e ainda é necessária!

Obrigado Jesus por não ter descido daquela cruz!

A voz demoníaca que gritava para Jesus sair da cruz ainda grita a mesma coisa. Hoje vemos também essa voz satânica negando: a) a necessidade de um Salvador e Senhor crucificado; b) negando que os cristãos precisam sofrer! A mensagem da cruz tem sido loucura e escândalo até dentro das igrejas, pois muitos pregadores têm sido usados como a boca de satanás, assim como as pessoas durante a crucificação de Jesus.

Quão grande amor o Filho demonstrou! Quão precioso amor Jesus demonstrou por Sua igreja! No meio da mais severa tentação e aflição Ele permaneceu pregado naquela cruz para se fazer maldição em nosso lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário