terça-feira, 17 de julho de 2012

Marcos 15:20-21 - Simão e a Graciosa Eleição

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 15:20-21
Título: Simão e a Graciosa Eleição
Pregado na manhã de Domingo, do dia 15 de julho de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 15:20-21 20 Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto de púrpura e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo. 21 Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.

Introdução:
Como foi visto nos estudos anteriores, a péssima notícia para o homem é o total domínio e poder que o pecado tem sobre seu ser. Nós fomos totalmente e plenamente afetados pela queda – até as nossas vontades e desejos estão presos às consequências do pecado.
Essa verdade foi vista claramente na preparação para a crucificação: 1) os judeus rejeitaram a Jesus; 2) os gentios rejeitaram a Jesus.

A total incapacidade do homem de se salvar é a má notícia, mas há a boa notícia. A maravilhosa notícia é que Deus é um Deus cheio de graça e misericórdia que salva pecadores. Não há nenhum outro lugar em que a graça e a misericórdia de Deus sejam reveladas como na doutrina da Eleição Incondicional. A Bíblia ensina abertamente que Deus elegeu, escolheu, predestinou pessoas para receberem misericórdia (At 13:48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna; II Ts 2:13 Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade; Rm 8:29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos)! Ter um entendimento correto da eleição é determinante para entender corretamente outras doutrinas relacionadas, tais como a natureza e extensão do nosso pecado, a escravidão da nossa vontade, a graça de Deus na nossa salvação e a nossa apresentação do evangelho aos perdidos.

O ensino da Eleição Incondicional, por tirar todas as condições do homem, é rejeitado em vários meios cristãos. A rejeição de tal ensino se dá devido ao modo que ele exalta a soberania de Deus e destrói o orgulho e vanglória do homem.

Novamente, afirmo que desconheço qualquer outra coisa que nos possa humilhar tão profundamente quanto a doutrina bíblica da eleição. Algumas vezes tenho-me deixado cair no chão e tenho ficado prostrado diante dessa verdade, quando procuro compreendê-la até às suas raízes. Nessas ocasiões, tenho distendido as minhas asas e, à semelhança de uma águia, tenho alçado voo em direção ao sol. E assim o meu olhar se tem fixado no alvo, e as minhas asas não me têm decepcionado, pelo menos durante algum tempo. Entretanto, quando já fui me avizinhando daquele alvo e quando aquele pensamento tomou conta de minha mente – “Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação” – então senti-me ofuscado diante do seu resplendor, fiquei pasmo diante da grandiosidade desse pensamento; e, desde aquelas alturas imensas, desci a minha alma estonteada, prostrada e quebrantada, dizendo: Senhor, eu nada represento. Eu sou menos do que nada. Por que eu? Por que eu?(Charles H. Spurgeon)
Diante de nós está uma história que mostra de forma belíssima a grande graça e misericórdia de Deus para com os pecadores! Assim como vimos a depravação total do homem, agora o Senhor nos permite ver a Sua soberana graça e Sua misericordiosa eleição!

Contextualização:
Jesus foi traído, julgado de forma injusta e condenado à crucificação. Marcos 15:15-20 nos relata o que fizeram com Jesus antes de colocá-Lo na cruz.
Ele foi:
1 – Açoitado (v.15) --- Esse era o primeiro passo para a crucificação. No açoite, Jesus foi despido de suas roupas, teve suas mãos presas a um tronco e recebeu vários golpes que abriram grande parte do Seu corpo santo. Muito sangue foi derramado, sangue que trouxe a redenção do povo de Deus.

Após o açoitamento, Jesus foi entregue nas mãos dos soldados (Mc 15:16). É sob o ‘cuidado’ dos soldados que Jesus recebe zombaria, humilhação e tortura.

2 – Zombado pelos soldados (vs.16-20):
aFOI DESPIDO DE SUAS ROUPAS (Mt 27:28 Tiraram-lhe as vestes) --- A humilhação começa despindo Jesus de Suas roupas. Ele é deixado nu para ser envergonhado pelos soldados. A nudez se tornou algo vergonhoso com a queda do homem no Éden (Gn 3:7).

bRECEBEU O MANTO DE UM REI (15:17a Vestiram-no com um manto de púrpura) --- Mas o manto não era novo e limpo como os reis usavam. Os soldados jogaram sobre o corpo aberto de Jesus uma capa velha e suja usada por eles mesmos. Visto que reis e imperadores usavam mantos de púrpura para simbolizar a majestade imperial, eles zombam de Jesus colocando sobre ele um manto.

cRECEBEU A COROA DE UM REI (17b depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele) --- Mas a coroa que Jesus recebeu foi uma de espinhos. Eles não só zombam como trazem sofrimentos sobre Jesus.
Lembrando que os espinhos vieram sobre a terra como consequência da queda de Adão (Gn 3:18).

dRECEBEU O CETRO DE UM REI (Mt 27:29 Puseram uma vara em sua mão direita) --- Mas a vara que colocaram nas mãos de Jesus não era o cetro carregados por reis, mas sim um pedaço de pau.

eRECEBEU AS HOMENAGENS DE UM REI (18 E começaram a saudá-lo: "Salve, rei dos judeus!" 19 Batiam-lhe na cabeça com uma vara e cuspiam nele. Ajoelhavam-se e lhe prestavam adoração.) --- Ao invés de beijo, Ele recebeu cuspe. Ao invés de honra, Ele recebeu paulada na cabeça, que tinha uma coroa de espinhos.

Jesus está vestido com alguém que tem problema mental. Eles tratam Jesus como um louco.

E isso nos mostra que as pessoas possuem 3 possibilidades de como ver Jesus:
1 – Você vê Jesus como um blasfemador e mentiroso, como os judeus viram. Pois alguém que diz ser Deus e diz curar, ressuscitar e ter controle sobre a natureza só pode ser mentiroso.

2 – Você vê Jesus como um louco, como os soldados viram. Uma pessoa que se diz ser rei e governante sobre tudo e todos (Jo 19:33-37) só pode ser um lunático.

3 – Você vê Jesus como Deus, soberano sobre tudo e todos, alguém que morreu não para deixar um exemplo, mas providenciar perdão dos pecados. Alguém que realmente morreu, ressuscitou e hoje reina à direita de Deus. E se você vê Jesus dessa forma, então você deve se prostrar diante dEle em reverência e viver uma vida de servo desse Senhor.

Pilatos ainda esperava que, após o açoite, as pessoas teriam pena de Jesus e voltariam atrás (Jo 19:1-6), mas não foi isso o que aconteceu. O homem depravado, não regenerado, jamais escolhe Jesus!

Paramos o nosso último estudo examinando toda essa zombaria da parte dos gentios e vendo como eram eles mesmos quem participavam da paródia do Deus Supremo. Cada ação deles refletiu uma verdade eterna para Jesus e Sua Igreja (Sl 2).

Hoje, continuaremos a caminhar com o nosso Senhor e Salvador na estrada que nos levará ao lugar mais importante da história da humanidade: a CRUZ! A cruz é o lugar onde podemos ver com mais clareza a misericórdia, a santidade, a justiça e o poder de Deus. É no calvário que podemos ver quão deplorável é o estado do homem e quão perverso e terrível é o pecado.

Divisão do Estudo:
I – JESUS – CAMINHA PARA FORA DA CIDADE (V.20)
II – SIMÃO – CAMINHA PARA DENTRO DA CIDADE (v.21)

I – JESUS – CAMINHA PARA FORA DA CIDADE (V.20)
20 Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto de púrpura e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.

v.20Depois de terem zombado dele” --- Tudo o que eles fizeram com Jesus (vs.17-19) foi em zombaria e escárnio. Eles realmente fizeram uma paródia do nosso Senhor. Todos aqueles que professam Jesus como Rei e Senhor, mas têm o coração e a mente longe dos mandamentos de Jesus, todos que dizem amar a Jesus, mas não cultivam um relacionamento com Ele, todos aqueles que dizem ter Jesus como Senhor, mas não vivem como escravos desse Senhor, zombam e ridicularizam Jesus como esses soldados.

Com o fim da zombaria, eles:
tiraram-lhe o manto de púrpura e vestiram-lhe suas próprias roupas” --- Geralmente os condenados caminhavam nus para o local da crucificação para aumentar ainda mais a vergonha e a desonra. Mas devido à cultura judaica e à época de festa, a cidade estava lotada. É provável que Pilatos tenha ordenado que os condenados fossem vestidos para evitar distúrbios e manifestações.

Vemos a soberania de Deus em cada detalhe da crucificação. As roupas são colocadas de volta, pois mais tarde, na cruz, os soldados cumprirão uma profecia: Jo 19:23-24 23 Tendo crucificado Jesus, os soldados tomaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um deles, restando a túnica. Esta, porém, era sem costura, tecida numa única peça, de alto a baixo. 24 "Não a rasguemos", disseram uns aos outros. "Vamos decidir por sorteio quem ficará com ela." Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: "Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes". Foi o que os soldados fizeram.

Deus está orquestrando tudo de forma perfeita e cumprindo toda a Escritura em Jesus! Ao colocarem as roupas de volta em Jesus, os soldados estão se preparando para cumprir o Salmo 22:18.

** Interessante que não é mencionado a retirada da coroa de espinhos. Ela permanece sobre a Sua cabeça.

Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo” --- Marcos usa a palavra ἐξάγω [mais usada para levar um criminoso à morte ou para uma cadeia], enquanto Mateus usa a palavra mais comum ἀπάγω.

O que vemos em toda a vida de Jesus é como Ele se submeteu à vontade do Pai e foi levado pelo Espírito Santo e pela soberana mão de Deus, principalmente após o Jardim das Aflições (Mc 14:53; 15:1, 16, 20).

Então o levaram’. Sabemos que quem está levando Jesus é o próprio Pai!

A questão que devemos fazer é: Tenho sido eu levado pela vontade de Deus, ou tenho eu mesmo me arrastado para aonde eu quero? Você tem sido levado pelo Espírito Santo ou pelas ideologias do mundo? O que tem direcionado os seus passos?

Você tem sido levado por Deus de tal forma que Ele tem toda a liberdade de te levar para fora da cidade (para o sofrimento)?

Sempre estamos sendo levados para algum lugar, não tem como ficar parado – não há neutralidade. Você está sendo levado pelo Espírito (Rm 8:14 porque todos os que são levados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus) ou pelos seus próprios desejos e pelo deus desse mundo.

Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo” --- Como o cordeiro que era levado para o altar, Jesus é levado para a cruz.
Is 53:7 Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Os soldados estão levando Jesus para fora da cidade com a certeza de que estão apenas crucificando um lunático rebelde, não compreendendo que estão cumprindo o perfeito plano de Deus!

PARA FORA” --- Blasfemadores eram mortos fora dos muros da cidade (Lv 24:14 Leve o que blasfemou para fora do acampamento. Todos aqueles que o ouviram colocarão as mãos sobre a cabeça dele, e a comunidade toda o apedrejará).

É fundamentado nesse relato que o autor de Hebreus nos exorta para o dever de todo cristão de imitar a Jesus e seguir os Seus passos.
Hb 13:11-14 O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento. 12 Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. 13 Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. 14 Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

Ao ser levado para fora, a fim de ser crucificado, Jesus nos deixa o padrão e dever para todo cristão: 13 Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. 14 Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

PORTANTO” --- Em vista do que aconteceu com Jesus.

SAIAMOS ATÉ ELE (o último grande apelo do autor de Hebreus) FORA DO ACAMPAMENTO” --- Jesus não está mais dentro da cidade. A cidade é um lugar de conforto e segurança. Fora do acampamento estão os animais, inimigos e bandidos. É lá que está a ridicularização das pessoas no seu trabalho, é lá que está a zombaria dos amigos da escola e dos familiares. É fora do acampamento que está o desconforto e a insegurança desse mundo! Era fora dos muros da cidade que a morte era certa!

SUPORTANDO A DESONRA QUE ELE SUPORTOU” --- O que acontece quando você sai da cidade (conforto, segurança)? Desonra e sofrimentos vêm sobre você!
A imagem transmitida pelo autor de Hebreus é de alguém crucificado com Cristo, seguindo o seu Senhor naquele momento de humilhação, dor e desonra.

v.14POIS NÃO TEMOS AQUI NENHUMA CIDADE PERMANENTE” --- A razão desse apelo: temos uma Reino Inabalável e Eterno, mas não aqui! Tudo aqui será destruído! O iPad, o carrão do ano, as roupas de marca, as viagens e tudo mais que você tanto busca e sacrifica sua vida para ter serão destruídos!

É com base no sacrifício de Jesus que somos chamados e exortados a vivermos vidas que refletem um sacrifício radical!

O que Hb 13:13 significa para você? Qual o acampamento, a cidade que você precisa abandonar? Saia para fora com Cristo! Pare de ficar se guardando dentro dos muros da cidade, tentando acumular tesouros nesse mundo temporário!

Jesus está sendo levado para fora da cidade, fora dos muros para ser crucificado. E o nosso Senhor deixa o exemplo para todos os que desejam segui-Lo! Mc 8:34- 37 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. 36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?

II – SIMÃO – CAMINHA PARA DENTRO DA CIDADE (V.21)
21 Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.

Então Jesus foi levado para fora da cidade com uma coroa de espinhos em sua cabeça e a cruz em Seus ombros.

A PROCISSÃO:
Geralmente, a procissão era liderada por um centurião, ou, talvez, por alguém que proclamava a todos a natureza do crime.(Alfred Edersheim, The Life and Times of Jesus the Messiah, Hendrickson, 875)

Jesus foi a frente, e atrás dEle os outros dois criminosos carregavam também suas próprias cruzes. Cada condenado tinha quatro soldados que cuidavam para que tudo ocorresse de forma correta.

Os soldados já tinham com eles os pregos, martelos, cordas e a refeição que o manteriam de pé para vigiar os corpos.

A estrada que eles percorriam era a mais trafegada para que todos os vissem e temessem. Quintiliano, um escritor romano (por volta de 90 d.C.), escreveu: "Sempre que crucificamos, escolhemos as ruas mais movimentadas onde a multidão chega a ver o condenado, a fim de amedrontá-la...".

QUEM CARREGAVA A CRUZ?
Era dever da pessoa que seria crucificada levar a própria madeira para o lugar da crucificação. Plutarco disse, “Todo criminoso condenado à morte leva a sua própria cruz nas costas.”

O TIPO DE CRUZ:
Haviam três tipos de cruz que eram usadas naquela época: 1) a chamada de santo André (x, crux decussata); 2) cruz na forma de T (crux commissa); e 3) a tradicional crux immissa ou latina.

Jesus foi, provavelmente, crucificado na cruz em forma de T ou na tradicional cruz latina que é vista em desenhos e pinturas.

A cruz toda pesava por volta de 100 Kg e tinha 2,5 m de altura. Acredita-se que o patibulum tinha entre 1,50 e 2,30 m e pesava por volta de 20-30 kg (alguns acreditam que chegava a 50 kg).

Com Jesus, o patibulum não foi amarrado aos seus ombros como alguns alegam que era o costume da época.



DISTÂNCIA PERCORRIDA:
A jornada era de aproximadamente 800 metros da fortaleza Antônia até Gólgota (ver http://ed5015.tripod.com/BCrucifixionDistances117.htm).
De acordo com João 19:17 [Levando a sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira ( que em aramaico é chamado Gólgota )], Jesus saiu do palácio carregando a cruz.

João enfatiza o fato de Jesus carregar a cruz, pois algumas falsas religiões criaram a ideia de que Simão foi quem morreu na cruz (alguns ramos do gnosticismo e o islamismo).

A SOBERANIA DE DEUS:

21 Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.

Aqui vemos mais uma vez a mão soberana de Deus orquestrando tudo de forma perfeita.
Jesus estava saindo de Jerusalém enquanto Simão estava entrando.

Mt 27:32 Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz.
Lc 23:26 Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus.

PASSAVA POR ALI, CHEGANDO DO CAMPO” --- Jesus estava saindo da cidade e Simão estava entrando.

PASSAVA” (Gk. παράγω)--- Ele não estava procurando saber quem era Jesus, ele não estava amaldiçoando e nem abençoando Jesus como muitos ali estavam. Simão simplesmente estava passando por ali. Ele provavelmente nem sabia o que estava acontecendo, pois foi tudo bem cedo.

CHEGANDO DO CAMPO” (Gk. ἐρχόμενον ἀπ’ ἀγροῦ – vindo da região rural)--- Simão não estava trabalhando no campo. Ele provavelmente estava chegando de Cirene ou vindo de alguma hospedaria fora de Jerusalém. Esse homem estava chegando do campo com a sua família para celebrar a Páscoa em Jerusalém quando, de repente, ele foi pego numa situação inusitada.

[Os três evangelhos enfatizam a ideia de que Simão foi pego ‘por acaso’]

v.15Certo homem de Cirene, chamado Simão
Esse homem tem um nome: SIMÃO! Esse era um nome comum no povo israelita. Há pelo menos 9 homens na Bíblia com esse nome (e sua variação hebraica Simeão).

Toda vez que um desses personagens coadjuvantes tem o seu nome mencionado é por algum motivo importante [conhecido pela audiência?].

Esse homem vem de um lugar: Cirene! Essa cidade portuária, na atual Líbia, se localizava no norte da África e foi fundada como uma colônia grega. Essa cidade tinha um grande número de judeus, assim como todo o norte africano. “Um grande número de judeus se estabeleceu nas cidades cirenaicanas, a maioria se esparramou do Egito. Outros eram guardas de fronteiras que receberam fazendas como recompensa por serviço militar.(Charles Fazee, Two Thousand Years Ago, Eerdmans, pg 40)

Havia um número tão grande de judeus cireneus que eles tinham uma sinagoga própria para eles em Jerusalém (At 6:9).

Ele e a sua família viajaram mais de mil quilômetros para celebrarem a Páscoa judaica. Na sua jornada, Simão passou pelo Egito e pode se lembrar do êxodo. Mau sabia ele que, desta vez, ele faria parte do verdadeiro e mais poderoso êxodo!

UM GUARDA OU DEUS O ARRASTA?
v.21Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz

Simão e sua família estavam vindo da área rural, eles estão vindo do interior para dentro da cidade para celebrarem a Páscoa. De repente, ele tem a espada de um soldado tocando o seu ombro.

Ele não tem muita noção do que está acontecendo, mas ele sabe que se um soldado romano lhe dá ordens, ele precisa obedecer!

eles o forçaram A CARREGAR A CRUZ” --- A questão que fica é: POR QUE ele precisou carregar a cruz?

A maioria das pessoas alega que Jesus estava muito fraco e impossibilitado de carregar a cruz devido ao açoite, espancamento, falta de sono e comida. Os católicos sempre mostram Jesus caindo três vezes pela Via Dolorosa. Mas em nenhum momento a Bíblia explica com clareza o motivo dos soldados obrigarem Simão a carregar a cruz.

1 – Jesus poderia, realmente, estar cansado e impossibilitado de carregar a cruz e os soldados. Sob a providência divina, obrigam Simão a carregar. Deus já tinha estabelecido a hora exata da morte do Cordeiro e por isso esse homem de Cirene é convocado.

2 – Será que eles não convocaram Simão para humilhar ainda mais Jesus? Não poderiam eles ter continuado a paródia com Jesus e feito de Simão o escravo do Rei? O Rei tem um escravo carregando seus espólios: uma cruz! Imagine quão humilhante e quantas risadas teria provocado tal ação. [Alguns carregariam a cruz para zombar do condenado].

Lc 23:27 Um grande número de pessoas o seguia, inclusive mulheres que lamentavam e choravam por ele.
Havia um grande número de pessoas acompanhando a procissão e ele é escolhido para carregar a cruz.

ELES O FORÇARAM” Gk. ἀγγαρεύω = Essa palavra é de origem persa e tem o sentido de forçar alguém a servir o rei. O sentido é de pressionar alguém contra a própria vontade a servir uma autoridade maior (essa palavra é usada em Mt 5:41).

Mt 27:32 Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz.
Lc 23:26 Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus.

Simão não queria DE MODO NENHUM carregar aquela cruz e servir Jesus. A última coisa que Simão ansiava era carregar a cruz! Ele estava simplesmente passando por ali com sua família para celebrar a Páscoa.

A SOBERANIADE DEUS NA ELEIÇÃO:
Os soldados puxaram um homem qualquer para servir na humilhação de Cristo. Eles criam que estavam apenas escolhendo aleatoriamente um homem para participar dessa paródia humilhante. E até mesmo sobre os passos desses soldados depravados, estava a soberana mão de Deus!

Deus usa e orquestra as vontades e ações pecaminosas de homens perversos para cumprir o Seu propósito! Is 10:5-7,12 "Ai dos assírios, a vara do meu furor, em cujas mãos está o bastão da minha ira! 6 Eu os envio contra uma nação ímpia, contra um povo que me enfurece, para saqueá-lo e arrancar-lhe os bens, e para pisoteá-lo como a lama das ruas. 7 Mas não é o que eles pretendem, não é o que têm planejado; antes, o seu propósito é destruir e dar fim a muitas nações... 12 Quando o Senhor terminar toda a sua obra contra o monte Sião e contra Jerusalém, ele dirá: "Castigarei o rei da Assíria pelo orgulho obstinado de seu coração e pelo seu olhar arrogante.

Esses soldados querem humilhar Jesus, eles querem continuar com a zombaria, mas Deus está orquestrando tudo para a Sua própria glória e para o bem do Seu povo.
Pv 20:24 Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?; Pv 19:21 Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.

Eles agarram Simão e o forçam a carregar a cruz. Simão não queria carregar a cruz, mas ele é soberanamente eleito e arrastado para isso!

Esse homem de Cirene foi regenerado, se arrependeu de seus pecados e se tornou um importante cristão! Os soldados não imaginavam nada disso!

Não sabemos se ele se tornou um cristão durante o processo da crucificação ou se quando Pedro pregou no dia de Pentecoste (At 2:10). Mas o que sabem é que Simão se tornou um cristão!

Não só ele, mas toda a sua família! 21 Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.

PAI DE ALEXANDRE E DE RUFO” --- Marcos menciona esses dois nomes, pois a sua audiência os conhecia! As igrejas que receberam primeiramente o Evangelho de Marcos conheciam esses dois homens.

Marcos está falando para os cristãos em Roma: “Gente, o cara que carregou a cruz é o pai de Alexandre e Rufo!”.

A grande maioria dos comentaristas e a tradição da igreja afirmam que Marcos escreveu o seu evangelho para as igrejas que estavam em Roma. Esses cristãos em Roma conheciam Alexandre e Rufo.

Paulo, em sua carta aos romanos, fala de Rufo:
Rm 16:13 Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim.

[A data da Carta aos Romanos é bem próxima da do Evangelho de Marcos, anos 50 d.C.]

Mas Paulo não havia visitado as igrejas em Roma e nem plantado aquelas igrejas. Como, então, ele conhecia Rufo? Como a mãe de Rufo havia acolhido Paulo?

A dica para encontrarmos uma solução está no livro de Atos:
At 11:19-20 Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus. 20 Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

Simão, após a conversão, ficou por Jerusalém até a perseguição desencadeada com a morte de Estêvão. Com a perseguição, Simão e a sua família foram para Antioquia. Lá ele se tornou um dos líderes daquelas igrejas:
At 13:1 Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

Muitos comentaristas acreditam que o Simeão, chamado Níger, é o mesmo Simão de Cirene. Simeão é o mesmo nome e Níger (latim) fala da cor negra de muitos africanos. Níger era também usado para africano.

Será que não foi durante esse tempo em Antioquia, quando Saulo/Paulo serviu junto com Simão, que a sua esposa foi uma mãe para o jovem Paulo? É em Antioquia que Paulo ficou com Simão, o homem que carregou a cruz de Jesus, e foi cuidado pela esposa de Simão.

Quando Paulo escreveu a carta aos Romanos, Simão provavelmente já estava morto e Alexandre não estava mais em Roma (provavelmente em Jersualém). Só estavam Rufo e a sua mãe.

[Em 1941, o arqueologista Nahman Avigad encontrou na região da Palestina uma caixa ossuária que data o primeiro século d.C. e nela há duas inscrições: ‘Alexandros Simenos’ (Alexandre filho de Simeão) e ‘Alexandros Querinay’ (Alexandre de Cirene).]

*** Quanta coisa para aprendermos e desvendarmos pela eternidade!

Um homem, escolhido por guardas romanos para carregar a cruz de Jesus, se tornou e um homem de extrema importância na vida da igreja primitiva!

Para muitos, isso foi um acidente de percurso. Para muitos, isso foi o destino ou fatalidade. Mas para os cristãos, essas coisas não existem!
Cristãos entendem que tudo o que acontece está sob a autoridade e controle de um Deus que é Todo Poderoso!

Algumas pessoas usam a expressão: ‘que mundo pequeno!’, mas eu sempre digo: ‘Que Deus Grandioso é esse!’.

Pv 16:9 Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.

Simão tinha planejado ir celebrar a Páscoa em Jerusalém. Ele jamais tinha imaginado que viajaria de Cirene até Jerusalém para se tornar um seguidor de Jesus. Mas Deus já tinha tudo determinado – cada passo de Simão estava sendo orquestrado pelo nosso Deus!

ELEIÇÃO INCONDICIONAL:
A graça e a misericórdia de Deus só ganham o saber e a apreciação que é devida quando entendemos essa doutrina: a eleição de Deus é incondicional!

Não está baseada em algo que Ele prevê, pois se Deus fosse escolher alguém baseado na ideia de que Ele previu a nossa boa obra e a nossa escolha, estaríamos perdidos! A escolha, a predestinação, é baseada na MISERICÓRDIA e GRAÇA de Deus!

Jo 15:16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi
Rm 9:16,18 - Portanto, isso [a salvação] não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus... 18 Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

At 13:48 [vejamos como a predestinação leva a fé] Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

** Paulo é outro grande exemplo de que a eleição é incondicional! Um homem que odiava a Cristo de repente se vê caído diante de Jesus. Como negar tal ensino?!

Aqueles que Deus predestinou e conheceu de antemão não têm escapatória! É isso que nos leva a pregar e evangelizar – a certeza de que Deus preparou os Seus!

A GRAÇA QUE NOS ARRASTA:
Simão de Cirene foi forçado a servir Jesus – essa nunca foi a vontade dele. Os guardas nos mostram como age a graça salvífica de Deus.
Nós estávamos mortos em nossos pecados e éramos inimigos de Deus, mas a graça dEle nos arrastou a Jesus e o Espírito Santo abriu nossos olhos para vermos a glória, sabedoria e poder de Deus na cruz!
Jo 6:44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair (Gk. ἑλκύω – arrastar a força, puxar alguém até mesmo contra a vontade própria)

Que maravilhosa história sobre a graça irresistível de Deus e a Sua eleição incondicional!
Quantos aqui não se veem como esse amado personagem, Simão de Cirene? Estavam fazendo as próprias vontades, não queriam servir a Jesus, não entendiam nada da mensagem da cruz, e, de repente, você estava no lugar certo e na hora certa! De repente você se viu forçado a servir esse Rei, Jesus! Essa força não era exterior, mas interior, pois era a obra graciosa e regeneradora do Espírito.

CONCLUSÃO:

1 – v.20 – Jesus foi levado para fora da cidade! Portanto, todos nós aqui devemos também sair atrás dEle! Hb 13:12 Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. 13 Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. 14 Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

Saiamos de dentro da cidade – da segurança, conforto, aconchego!
Suportemos a desonra, os sofrimentos e as tribulações!
II Co 4:16-18 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

Corramos até Ele, fora da cidade, suportando a desonra, pois Ele nos amou primeiro, pois Ele nos agraciou, pois Ele nos escolheu de forma incondicional.

É um coração grato pela verdade da escolha incondicional e pela graça irresistível que nos faz correr até o nosso Salvador fora dos muros – fora do conforto – suportando toda desonra!

2 – Que maravilhosa imagem nos é ensinada sobre o verdadeiro discípulo de Jesus na pessoa de Simão!

I – Nós, assim como Simão, estávamos perdidos. Seguindo as nossas próprias vontades e desejos, estávamos mortos em nossos pecados, quando Deus nos vivificou.
Tt 3:3-7 Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. 4 Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, 5 não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. 7 Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

II - No meio da multidão, no meio do mar de pessoas, ele é arrastado. Ele não queria tomar a cruz e seguir a Jesus, mas a eleição incondicional de Deus fez com que isso ocorresse. Assim também ocorre com todos os verdadeiros discípulos.

III - Ele toma a cruz e nos mostra que, para que seguirmos a Cristo, é o nosso dever participar dessa procissão humilhante e dolorosa.
Uma pessoa que não nega a si mesma, faz sempre a própria vontade, tem temor de sofrer pelo Evangelho, vive para si mesma e não está disposta a sofrer humilhação (perda de amizades, etc...) NÃO É DIGNA DE CRISTO E NÃO DEVERIA SE DENOMINAR CRISTÃ!
Mt 10:38 quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

IV - Como um discípulo genuíno, Simão prega para toda a sua família. Ele é um grande exemplo de pai – vive o evangelho de tal forma que toda a família se torna escrava de Cristo. “Oh, que benção para um pai é ser conhecido pelos seus filhos! Orem meus queridos amigos, para que vocês tenham um Alexandre e um Rufo, que seja uma honra para você ser conhecido como seus pais.(C. H. Spurgeon, “The Great Cross-Bearer and his Followers,” The Metropolitan Tabernacle Pulpit, Pilgrim Publications, 1973 reprint, volume XXVIII, pp. 562-563)

Que maravilhosa graça é essa que nos vivifica, nos prende e nos muda!
No meio da procissão, em meio a humilhação e sofrimento do nosso Senhor, Deus estava mostrando o triunfo da cruz! Até no caminho da cruz, Jesus está vencendo!

Um comentário:

  1. Muito bom, parabéns pela análise e interpretação do texto, muito edificante.

    ResponderExcluir