sábado, 14 de julho de 2012

Marcos 15:15-20 - A Preparação para a Crucificação

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 15:15-20
Título: A Preparação para a Crucificação
Pregado na manhã de Domingo, do dia 08 de julho de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 15:15-20 15 Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado. 16 Os soldados levaram Jesus para dentro do palácio, isto é, ao Pretório e reuniram toda a tropa. 17 Vestiram-no com um manto de púrpura, depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele. 18 E começaram a saudá-lo: "Salve, rei dos judeus!" 19 Batiam-lhe na cabeça com uma vara e cuspiam nele. Ajoelhavam-se e lhe prestavam adoração. 20 Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto de púrpura e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.

Introdução:
I Coríntios 1:17-31
De acordo com a Palavra de Deus, no mundo só há dois tipos de pessoas: 1 – os que estão sendo salvos; e 2 – os que estão perecendo.
Os que estão perecendo perecem, pois a cruz é loucura! Na mente do homem que está perecendo, a cruz é terrível, um desprezo e um fracasso. A cruz é barbárico! Uma pessoa que morreu na cruz não pode ser o Salvador da humanidade. Para eles a cruz é algo imbecil!
Loucura (vs. 18, 20, 23, 25, 27) = Gk. μωρία — (inglês moron) - idiotice, débil mental. E por verem a sabedoria de Deus como algo imbecil, eles estão perecendo!

A cruz é a manifestação da sabedoria de Deus! Mas a maioria vê a cruz como algo imbecil.

Os que estão sendo salvos estão sendo salvos porque na cruz está a sabedoria de Deus, que é o poder da salvação! O poder de Deus está na cruz!

Só há dois tipos de pessoas: 1 – os que estão no processo da perdição; 2 – os que estão no processo de salvação. O grande fator que diferencia o que está levando um grupo para o inferno e o outro para o céu é o entendimento da CRUZ!

A cruz é a sabedoria de Deus, pois é ali que o Senhor revela: quão pecador e depravado é o homem; quão incapaz é o homem de promover a sua salvação; revela a santidade de Deus. É na cruz que Deus revela Seu amor para com o Seu povo, Sua justiça, Sua misericórdia, Sua soberania, Sua ira, Sua santidade e Seu poder!

É na cruz que o Deus que estava tão distante de nós, devido aos nossos pecados, se aproxima e nos adota!

Saberia eu o quanto o pecado é depravado e abominável na visão de Deus? Onde posso ver isso de forma mais evidente? Deveria eu voltar à história do dilúvio e ler como o pecado afogou o mundo? Deveria eu ir à praia do Mar Morto e descobrir qual pecado provocou Sodoma e Gomorra? Deveria eu voltar aos judeus sem rumo, e ver como o pecado os espalhou pela face da terra? Não: posso encontrar uma prova ainda mais clara: eu olho para o que aconteceu no Calvário. Lá eu vejo que o pecado é tão obscuro e condenável que nada, a não ser o sangue do Filho de Deus, poderia lavá-lo; lá eu vejo que o pecado me separou tanto do meu santo Criador, que nem mesmo os anjos no céu poderiam fazer a paz entre nós: nada poderia nos reconciliar, apenas a morte de Cristo. Ah, se eu escutasse a conversa miserável do homem orgulhoso, poderia imaginar, talvez, que o pecado não fosse tão pecaminoso; mas não posso pensar tão pouco sobre ele, quando olho para o Calvário.” (J.C. Ryle – Calvário e Cruz, pg 5 - http://www.projetospurgeon.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Calv%C3%A1rio-e-Cruz-Ryle.pdf)

É para o Calvário que começaremos a caminhar de uma forma jamais vista no livro de Marcos.
O Evangelho de Marcos é o mais curto e direto de todos os Evangelhos. Ele corre para levar a audiência ao acontecimento mais importante da história da humanidade, e agora começamos a preparação para o tão esperado momento! E é nessa história, em Marcos 15:15-20, que começamos a preparação oficial para a crucificação de Jesus. Para os judeus esse é o fim desse blasfemador, e para os romanos esse é o fim de um lunático, mas para Deus esse é o começo de um novo reinado!

Contextualização:
Os judeus conseguiram o que eles tanto queriam: a condenação de Jesus pelos romanos.
Os versículos 6-15 nos mostraram quão radical é o pecado na vida do homem. O pecado cega o homem de entender e ver a glória, o Reino e o Evangelho de Deus na pessoa de Jesus – II Co 4:3-4 Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. 4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Na história passada vimos como os judeus, mesmo com toda sua religiosidade, nos mostram quão depravada é a mente do homem. Eles viram Jesus agindo e ouviram as palavras do Salvador, mas ainda assim rejeitaram a Luz do Mundo.

Pilatos achava que os judeus escolheriam Barrabás – um bandido, rebelde, assassino e um perigo para a nação – para ser condenado, ao invés de Jesus – um rabino simples da Galiléia que havia pregado o dever de amar os inimigos e provido curas e alimento para o povo. O grande problema é que o governante gentio não entendia “que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. 10 Como está escrito: ‘Não há nenhum justo, nem um sequer; 11 não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. 12 Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer’. 13 ‘Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam’. ‘Veneno de serpentes está em seus lábios’. 14 ‘Suas bocas estão cheias de maldição e amargura’. 15 ‘Seus pés são ágeis para derramar sangue; 16 ruína e desgraça marcam os seus caminhos, 17 e não conhecem o caminho da paz’. 18 ‘Aos seus olhos é inútil temer a Deus’ (Rm 3:9-18). Pilatos desconhece essa verdade, pois ele é parte dessa massa que carece da misericórdia de Deus para compreender as verdades espirituais.

Então, a resposta dos judeus para com a oferta do evangelho foi: 'CRUCIFICA-O!!! Queremos Barrabás solto!!' [Mc 15:9,12-14]

v.15 Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.
Agora nos versículos 16-20, nós veremos a preparação dos gentios para a crucificação de Jesus. Já vimos nos judeus o ódio e a rejeição para com a pessoa de Jesus, e agora os veremos nos gentios. Assim podemos ver a verdade ensinada pelo apóstolo Paulo em Romanos 1-3, de que “tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: ‘Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.

O foco da história agora está no processo que antecede a crucificação – Jesus está nas mãos dos gentios e isso revela que o nosso Salvador está sendo entregue à ira de Deus:
Sl 106:39-41 39 Tornaram-se impuros pelos seus atos; prostituíram-se por suas ações. 40 Por isso acendeu-se a ira do Senhor contra o seu povo e ele sentiu aversão por sua herança. 41 Entregou-os nas mãos dos gentios, e os seus adversários dominaram sobre eles.

De maneira inconcebível às nossas mentes, o nosso Deus vem cumprindo perfeitamente o plano da salvação. Ele usa a perversidade do homem para trazer a salvação do Seu povo!
At 4:27-28 De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.
Por mais terrível e cruel que tudo isso seja, devemos estar sempre cientes de que tudo foi soberanamente planejado pela Trindade!

Jesus precisava sofrer e ser crucificado. Ele precisava tomar sobre Si a ira punitiva de Deus, para que assim nós pudéssemos ser perdoados!

Marcos 15:16-20 mostra a cegueira espiritual dos gentios. Para esses soldados isso é uma paródia, eles ridicularizam e zombam de Jesus como se fosse a entronização de um rei.

Paródia = Imitação burlesca, irônica. Uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Os soldados estão fazendo uma paródia da entronização de um rei na antiguidade. Para eles Jesus não passa de uma piada. Eles acham que estão preparando Jesus somente para a crucificação. Esses soldados não sabem que é exatamente a cruz que prepara Jesus para a entronização celestial. Eles não sabem que quando o Filho de Deus for crucificado, Ele estará entrando no processo de receber o trono eterno.

As palavras de José encontram o perfeito cumprimento nessa ocasião - Gn 50:20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

A palavra que usarei é entronificação, que é uma mistura de entronizar + crucificação. Para o mundo, Jesus está apenas sendo crucificado, mas para o Pai, o Filho está a caminho do trono e do governo eterno!

Enquanto os homens riem, achando que estão zombando, humilhando e crucificando Jesus, Deus está no céu, Ele ri e zomba desses homens (Ver Sl 2). Por isso esse é o processo de ‘entronificação’ – a crucificação que trará a eterna entronização!

Divisão do Estudo:
I – A PREPARAÇÃO PARA A 'ENTRONIFICAÇÃO' – O AÇOITE (V.15)
II – OS ESPECTADORES-ZOMBADORES (V.16)
III – O MANTO (V.17A)
IV – A COROA (V.17B)
V – A SAUDAÇÃO (V.18-19)

I – A PREPARAÇÃO PARA A ‘ENTRONIFICAÇÃO’ – O AÇOITE (V.15)
15 Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.
Pilatos viu que Jesus era inocente. Herodes e a própria esposa de Pilatos declararam a inocência de Jesus. Porém, o governante romano era um homem sem princípios e sem a disposição de sofrer pelo que é certo e justo.

A crise entre a consciência e a carreira, entre a verdade e a vergonha, levam Pilatos a colocar a decisão nas mãos dos judeus.

DESEJANDO AGRADAR A MULTIDÃO” --- Tudo que inicia assim acaba em tragédia!
Não tem nada pior que um líder que tenta agradar a multidão! Isso é o que acontece quando nossos corações não estão enraizados e alicerçados à Verdade de Deus! É impossível servir a vontade de homens e a vontade de Deus ao mesmo tempo (Gl 1:10 Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo)!

Mas Pilatos não é um escravo de Deus, ele é um escravo do pecado, por isso:
PILATOS SOLTOU-LHES BARRABÁS, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.

Aqui está a cena mais trágica e mais maravilhosa de todo esse processo!
A doçura da graça e misericórdia de Deus e a amargura da ação do homem!

A substituição ocorre:
Jesus é açoitado ----- Barrabás é solto.
Jesus é condenado ----- Barrabás é libertado.
Jesus é amaldiçoado ----- Barrabás é abençoado.
Jesus é crucificado ----- Barrabás vive.
O Filho do Pai é entregue à cruz ----- O filho de um homem é entregue à liberdade.

CRUCIFICAÇÃO:
A punição para Jesus será a crucificação. Rebeldes deviam ser crucificados, portanto, se inicia o processo romano de crucificação. Esse era o pior processo de morte que alguém poderia experimentar. Devido ao sofrimento e ignomínia dessa forma de execução, era considerada a penalidade suprema, “a mais miserável das mortes”. A pessoa que morria crucificado era conhecida por morrer mil mortes!

O historiador judeu Flávio Josefo, por volta do ano 95 d. C., escreveu em sua obra "Antiguidades Judaicas", que a crucificação é a mais cruel, humilhante e miserável das mortes. Na Epístola de Sêneca a Lucílio, ele argumenta que é preferível o suicídio ao destino cruel de ser posto na cruz.


MANDOU AÇOITAR JESUS” --- Esse era o primeiro passo em direção à cruz.
AÇOITE = Gk. φραγελλόω, no latim flagello. Outra palavra grega para o açoite era mastigoo (Jo 19:1), de onde tiramos ‘mastigar’, pois a pessoa era mastigada por esse tratamento.

A pessoa era amarrada a um pedaço de madeira com os braços acima da cabeça, ou era colocada sobre uma mesa, despida das roupas, e recebia uma série de golpes com um instrumento que era um cabo de madeira com tiras de couro nas quais eram colocadas pedaços de osso, metal ou pedra nas extremidades das tiras. O corpo era totalmente aberto pelas batidas. A pessoa se tornava uma massa sangrenta com pedaços de carne saltando para fora do corpo.

O médico legista americano Frederick Zugibe, um dos mais conceituados peritos criminais em todo o mundo e professor da Universidade de Columbia, fez um estudo espetacular sobre a morte de Jesus. No seu relato sobre o açoitamento, a revista Época diz: “Para descrever com precisão os ferimentos causados pelo açoite, Zugibe pesquisou os tipos de chicotes que eram usados no flagelo dos condenados. Em geral, eles tinham três tiras e cada uma possuía na ponta pedaços de ossos de carneiro ou outros objetos pontiagudos. A conclusão é que Jesus Cristo recebeu 39 chibatadas (o previsto na chamada Lei Mosaica), o que equivale na prática a 117 golpes, já que o chicote tinha três pontas. As conseqüências médicas de uma surra tão violenta são hemorragias, acúmulo de sangue e líquidos nos pulmões e possível laceração no baço e no fígado. A vítima também sofre tremores e desmaios. ‘A vítima era reduzida a uma massa de carne, exaurida e destroçada, ansiando por água’, diz o legista.(http://www.istoe.com.br/reportagens/929_COMO+MORREU+JESUS)

O problema é que os soldados não eram judeus, por isso eles não tinham um limite estipulado de açoites.

O Dr. Richard Bucher escreveu: “A perda de sangue no açoitamento determinava frequentemente quanto tempo levaria para a pessoa crucificada morrer na cruz. O fato de Jesus não conseguir levar o pedaço da sua cruz e ter morrido em seis horas indicam que o açoitamento dele foi severo.(http://timvalentino.com/2012/03/27/the-death-of-jesus-part-4-pontius-pilate-and-the-flogging/)

Mas até sobre os braços dos soldados havia o controle de Deus em governar o número de batidas e a força das batidas para que Jesus morresse na cruz!
[O açoite já havia sido profetizado por Jesus – 10:33-34]

Eles castigavam os condenados à crucificação com o açoite, pois era um modo de acelerar a morte da pessoa. Alguns morriam antes mesmo da crucificação, por isso os soldados buscavam parar antes da morte da vítima.

** Esse processo todo ocorreu na frente de todos!

e o entregou para ser crucificado” ---Gk. paradidomi. Jesus foi entregue aos líderes religiosos por Judas (14:44), depois foi entregue a Pilatos pelos líderes religiosos (15:1) e agora Ele é entregue por Pilatos aos soldados!

Lembremo-nos da soberania de Deus sobre todo o processo da crucificação. Isso aqui não foi um acidente!
Por trás das cortinas da trama estão os grandes diretores: o Pai, o Filho e o Espírito!
O Filho está entregando a Si mesmo impulsionado pelo Espírito que veio sobre Ele em Seu batismo: Ef 5:25 Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela. O Pai está entregando o Filho: Rm 8:32 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?; At 2:23 Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

O sangue da aliança está sendo derramado e com ele há remissão dos pecados - Hb 9:22 sem derramamento de sangue não há perdão. Lembremo-nos que nenhuma gota desse sangue foi derramado em vão e por pessoas que estão ou irão para o inferno!

II – OS ESPECTADORES-zombadores (V.16)
16 Os soldados levaram Jesus para dentro do palácio, isto é, ao Pretório e reuniram toda a tropa.

Após ser açoitado publicamente, Jesus foi levado para dentro do palácio – para o Pretório.
Esse era o palácio onde Pilatos e outros governantes ficavam durante as festas importantes em Jerusalém – o Heródion. [ver http://dubitando.no.sapo.pt/visita17.htm]

Após o açoite, Pilatos entrega Jesus nas mãos dos soldados gentios! Jesus está nas mãos de homens perversos mostrando dessa forma que a justa e santa ira de Deus está sobre Si! Juizes 2:14 – Por isso a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos; Sl. 78:59-61 – 59 Sabendo-o Deus, enfureceu-se e rejeitou totalmente a Israel; 60 abandonou o tabernáculo de Siló, a tenda onde habitava entre os homens. 61 Entregou o símbolo do seu poder ao cativeiro, e o seu esplendor, nas mãos do adversário.

Jesus precisava receber a justa ira de Deus, para que os nossos pecados fossem apaziguados!

E REUNIRAM TODA A TROPA” --- A legião era composta de 6 mil sodados. A coorte era a décima parte da legião (por volta de 600 soldados).

TROPA (Gk. σπεῖρα) --- Esses soldados são membros do exército de Pilatos.
Em Judéia, nesse período do ano, o prefeito não tinha à sua disposição tropas legionárias romanas, mas guardas trazidos de áreas vizinhas não judaicas (no caso de Pilatos a maioria das tropas vinha de Cesaréia e Samaria). A probabilidade de um preconceito anti-judeu entre tais forças é ainda maior do que seria se fosse com soldados romanos.(R.T. France, NIGTC, Eerdmans, pg 637)

Não sabemos se haviam exatamente 600 soldados e se eram todos romanos, mas o que fica claro é que todos que estavam no palácio foram convocados para assistir ao espetáculo que estava prestes a iniciar. Eles estão prontos para o grande espetáculo! O palácio do governador, onde deveria haver justiça, se torna a arena do teatro de barbaridade.

III – O MANTO (V.17A)
17 Vestiram-no com um manto de púrpura [καὶ ἐνδιδύσκουσιν αὐτὸν πορφύραν]

Agora os soldados começam a grande paródia! Essa é a zombaria e humilhação que precedem a crucificação e a exaltação de Jesus!

Isso tudo aqui, dos versículos 17-20, é uma paródia de quando reis eram coroados e entronizados. Os soldados usaram um manto que eles próprios vestiam, arbustos com espinhos e um pedaço de pau para zombar do manto usado por reis, da coroa de César e do cetro/espada do rei.

Mt 27:28 Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho - Deixaram Jesus totalmente nu novamente, agora não para açoitá-lo, mas para humilhá-Lo.

A nudez se tornou uma vergonha e humilhação com a queda do homem (Gn 2:25 e 3:7). Como parte da maldição de Deus, a nudez se tornou vergonhosa. Aqui o nosso Senhor começa a tomar toda a nossa maldição!
A única coisa material que Jesus tinha consigo eram as suas roupas, todos O haviam abandonado, e até Suas vestes são retiradas!

VESTIRAM-NO COM UM MANTO DE PÚRPURA” --- Mateus diz que foi um manto vermelho. A palavra grega πορφύρα (porphura) engloba cores desde o vermelho até o azul escuro. O roxo é simbólico do "status real". Havia três tons familiares de roxo no mundo antigo: violeta, escarlate (ou vermelho), e azul escuro (ver J.A.Alexander, The Gospel According to Mark, p. 418). Muitos no mundo antigo chamavam de roxo qualquer cor que tinha uma mistura de vermelho, por isso muitas vezes as diferentes cores tinham uma só palavra.
Os mantos vermelhos usados pelos soldados perdiam a coloração com o tempo e exposição ao sol e ficavam com uma coloração arroxada.

O foco não está na diferença entre vermelho e roxo, mas no fato de que reis e imperadores vestiam capas roxas como símbolo de autoridade real.

Os soldados usavam uma capa vermelha e é, provavelmente, essa capa que eles jogam sobre Jesus para zombar dEle. Eles estão ridicularizando o nosso Senhor, como que dizendo "Oh rei dos judeus, você precisa do seu manto imperial!"

Após tirarem Suas roupas, os soldados colocam um manto sujo sobre as feridas de Jesus para ridicularizá-Lo como o rei dos judeus.

Jesus está nu, todo ensanguentado e com uma capa suja sobre suas costas.

IV – A COROA (V.17B)
v.17b depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele.[περιτιθέασιν αὐτῷ πλέξαντες ἀκάνθινον στέφανον]

Como os imperadores e reis usavam coroas, assim Jesus também precisa de uma!

Soldados romanos em Jerusalém eram conhecidos por fazerem jogos cruéis com condenados, principalmente bandidos revolucionários. O prisioneiro era vestido como um rei e usado como parte de um jogo.(Zondervan Illustrated Backgrounds Commentary, Vol I, pg 176)

Muito além da zombaria, essa coroa traz dor física.

Há arvores naquela região que possuem arbustos com espinhos de até 15 cm que são facilmente colocados juntos, formando uma coroa de espinho.

O que essa coroa provocou no organismo de Cristo? Os espinhos atingiram ramos de nervos que provocam dores lancinantes quando são irritados. A medicina explica: é o caso do nervo trigêmeo, na parte frontal do crânio, e do grande ramo occipital, na parte de trás. As dores do trigêmeo são descritas como as mais difíceis de suportar – e há casos nos quais nem a morfina consegue amenizá-las. Em busca de precisão científica, Zugibe foi a museus de Londres, Roma e Jerusalém para se certificar da planta exata usada na confecção da coroa. Entrevistou botânicos e em Jerusalém conseguiu sementes de duas espécies de arbustos espinhosos. Ele as plantou em sua casa, elas brotaram e cresceram. O pesquisador concluiu então que a planta usada para fazer a coroa de espinhos de Jesus foi o espinheiro- de-cristo sírio, arbusto comum no Oriente Médio e que tem espinhos capazes de romper a pele do couro cabeludo.(http://www.istoe.com.br/reportagens/929_COMO+MORREU+JESUS)

ESPINHOS E A MALDIÇÃO:
De acordo com Gênesis 3:18, os espinhos cresceram como maldição de Deus sobre a terra! Como consequência do pecado, o Senhor introduziu os espinhos e as ervas daninhas para atrapalhar o esforço do homem e machucá-lo. O Senhor tem sobre Si a maldição de Deus! Em Sua cabeça estão os espinhos que simbolizam aflição, dor e o resultado do pecado.

Se formos um dia aflitos com um espinho em nossa carne, que isso seja o nosso conforto, o nosso sumo sacerdote é tocado com os sentimentos das nossas enfermidades, pois Ele sabe muito bem o que espinhos na carne representam.(Matthew Henry’s Commentary, Hendrickson, Vol 5, pg 453)

O Rei já tem o Seu manto e agora a Sua coroa!

Foi uma coroa de espinhos que transpassou Sua fronte, e lhe causou sofrimentos e vergonha, e isso nos basta. Nossa pergunta agora é: o que vemos quando nossos olhos contemplam a Jesus Cristo coroado de espinhos?(Spurgeon - http://www.projetospurgeon.com.br/2012/03/a-coroa-de-espinhos-3%C2%BA-sermao-especial-de-pascoa-de-c-h-spurgeon/)

Essa é a pergunta que todos nós devemos fazer: O que você vê?

Mateus nos relata outo objeto que foi dado ao Rei:
O CETRO:
Mt 27:29 fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita

Eles ridicularizam Jesus colocando em Sua mão uma vara que simbolizaria um centro ou a espada de um rei. Os reis na antiguidade tinham na mão direita uma vara, chamada de cetro, que simbolizava e representava poder e autoridade.

Agora o Rei já tem o manto, a coroa e o cetro! Ensanguentado [sangue por todo o corpo e por toda a face, dentro dos olhos (?)], todo aberto, nu e humilhado.

Esses homens tratam Jesus como se Ele fosse um débil mental, um retardado. Era normal na antiguidade tratarem pessoas com deficiência mental de forma bruta e humilhante.

V – A SAUDAÇÃO (Vs.18-19)
18 E começaram a saudá-lo: "Salve, rei dos judeus!" 19 Batiam-lhe na cabeça com uma vara e cuspiam nele. Ajoelhavam-se e lhe prestavam adoração.

Jesus já está todo vestido como um rei, agora só lhe faltam as homenagens e saudações dadas aos imperadores.

v.18E começaram a saudá-lo: Salve, rei dos judeus!” --- Esse era o modo que as pessoas saudavam os imperadores romanos (Ave Caesar).

A zombaria parece não ter limites:
AJOELHAVAM-SE E LHE PRESTAVAM ADORAÇÃO” --- Era dessa forma que as pessoas se apresentavam e saudavam os imperadores e reis. A adoração não tem o sentido espiritual, mas é parte das saudações imperiais visto que os imperadores eram considerados deuses.

Eles se aproximam de Jesus e dizem, ‘Ave Rei dos Judeus’ e se ajoelhavam na poça de sangue como uma maneira de zombar.

v.19Batiam-lhe na cabeça com uma vara” --- A vara que estava em Sua mão como uma imitação do cetro é usada como instrumento de tortura.

A cada batida na cabeça, os espinhos perfuravam ainda mais o crânio e a face.

O verbo no imperfeito aponta para uma série de batidas.

Da cabeça aos pés, o nosso Senhor está machucado e sangrando:
Não havia, e não há, uma só parte de nossa humanidade sem pecado, e não deveria haver nenhuma parte de Sua humanidade sem sofrimento. Se tivéssemos escapado em alguma medida da iniquidade, Ele poderia ter escapado de alguma dor, porém como levávamos o vestido sujo da transgressão, e ele nos cobre por completo da cabeça aos pés, ele também deveria levar as vestes da vergonha e da burla desde o alto da Sua cabeça à planta de Seus pés.” (Spurgeon)

e cuspiam nele” --- Reis recebiam beijos como forma de saudação, mas o Rei dos reis recebeu cuspe. Cuspir é uma das formas mais antigas e mais conhecidas de insulto, desprezo e agressão.

Aqui está aquele que criou todas as coisas, que instituiu reinos e governantes, que se assentava em glória e majestade: nu, cuspido, com seu corpo aberto, ossos e órgãos à vista das pessoas, humilhado como um débil mental, vestindo uma coroa de espinhos e um manto sujo, preparado para o sacrilégio terrível! A pior das aflições que o mundo já viu e há de ver está ocorrendo!

CONCLUSÃO:

O Rei foi açoitado para que ‘pelas suas pisaduras nós fossemos sarados(Is 53:5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados).

O Seu sangue foi derramado para que nós fossemos comprados (I Pe 1:17-19 Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. 18 Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito)

O Rei foi vestido com um manto sujo e vermelho para que nós pudéssemos vestir o manto branco da santidade de Cristo (Is 61:10 É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça e Ap 19:8).

O manto que foi jogado sobre o nosso Senhor representa os nossos pecados que foram lançados sobre Ele. As nossas justiças que não passam de trapos de imundície foram transferidas sobre Jesus (Is 64:6).

O Rei foi coroado com espinhos para que nós recebêssemos a coroa da vida, da justiça e da glória (II Tm 4:8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda; Tg 1:12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam; I Pe 5:4 [falando com os pastores da igreja] Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória).

E o que faremos com essas coroas? Visto que a justiça é de Cristo, Ele é a vida e a glória é toda dEle: Ap 4:4,10-11 4 E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro, 10 os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, dizem: 11 "Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas".

O Rei recebeu um falso cetro para que nós pudéssemos receber o genuíno para reinarmos com Cristo (Ap 2:26-28 Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. "Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro" Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai).

O Rei foi zombado como ‘rei dos judeus’ para que nós pudéssemos saudá-Lo como Rei dos reis e Senhor e dos senhores!

Diante dessas maravilhosas verdades, algumas questões são levantadas:
Como continuar na mediocridade da vida cristã? Mediocridade no servir, no dar e no evangelizar.

Como não servir, não pregar, não ir e não se abandonar nas mãos desse Senhor tão amoroso?

Como se vangloriar nos pecados que cometíamos?

Como negligenciar o culto de adoração no Dia do Senhor?

Como ser arrogante diante de tamanha graça imerecida?

Como alegar cansaço para orar e ler a Bíblia diante de tanto esforço que Ele passou? Como preferir a TV e a internet ao invés da oração e da leitura do Evangelho?

Como não ter o coração queimando de paixão diante de tamanha paixão?

Aqueles que alegam ser cristãos, que professam aliança a Jesus, mas ao mesmo tempo se dedicam a servirem o mundo [e os próprios prazeres], fazem, de fato, o mesmo que esses soldados fizeram, que se ajoelharam em zombaria, e O abusaram com, ‘Salve, rei dos judeus’. Aqueles que prostram os joelhos diante de Cristo, mas não prostram a alma, aqueles que se aproximam de Jesus com seus lábios, mas os corações estão longes dEle, colocam uma afronta diante de Jesus como esses soldados fizeram.” (Matthew Henry´s Commentary, pg 454)

Esses soldados colocaram uma coroa na cabeça de Cristo, porem não estavam manifestando sua intenção de que fosse rei; eles puseram um cetro em Sua mão, porém não era a valiosa vara de marfim que significava poder real, era só uma cana fina e frágil. Com isso, nos lembram que Cristo é escarnecido por professantes insinceros. Oh, vocês que não lhe amam no profundo de suas almas, vocês são os que zombam Dele; porém, perguntarão: “em que falhei em coroar-lhe? Por acaso não me uni a igreja? Por acaso não professei que sou um crente?” Oh, porém, se seus corações não são retos dentro de vocês, unicamente lhe coroaram de espinhos; se não lhe entregaram sua própria alma, lançaram um cetro de cana em Sua mãos, em terrível escárnio. Sua própria religião zomba Dele. Suas profissões mentirosas são um escárnio. Como pode dizer que O ama quando seu coração não está com Ele: Se Ele é seu Deus, sirva-lhe; se é Rei, obedece-lhe; senão é nada disso, então não professe ser cristão. Seja honesto e não traga nenhuma coroa, se não lhe aceita como Rei. Que necessidade há para que o insulte de novo com um domínio nominal, com uma homenagem falsa, e um suposto serviço? Oh, vocês hipócritas, considerem seus caminhos... Quem busca a comodidade quando viu ao Senhor Cristo? Se Cristo leva uma coroa de espinhos, ambicionaremos uma coroa de ouro? Por que haveríamos de reclinar-nos em amplos leitos quando Jesus pende de uma cruz? Por que esses delicados vestidos quando Ele está nu? Por que esses luxos quando Ele é tratado barbaramente? Dessa forma, a coroa de espinhos nos cura imediatamente da vanglória do mundo, e de nosso próprio amor egoísta à comodidade. O trovador do mundo poderá gritar: “ei, rapaz, venha aqui e coroe-me com botões de rosas!” porem a solicitação do hedonista não é para nós. Para nós, nem os deleites da carne nem o orgulho da vida podem ter encanto enquanto o Varão de dores está à vista. Devemos sofrer ainda e trabalhar duro até que o Rei nos chame a compartilhar Seu repouso.(Spurgeon - http://www.projetospurgeon.com.br/2012/03/a-coroa-de-espinhos-3%C2%BA-sermao-especial-de-pascoa-de-c-h-spurgeon/)

Obrigado pelo açoite que derramou o teu sangue inocente e providenciou a nossa liberdade!
Obrigado pela cruz de espinhos que nos providenciou uma cruz de glória!
Obrigado pela nudez que nos providenciou vestes santas!
Obrigado pela humilhação que nos levará à glorificação!

Com que haveríamos de coroar-Lhe? Venham, teçamos conjuntamente nossos louvores e usemos nossas lágrimas como pérolas e nosso amor como ouro. Brilharão como diamantes em Sua estima, pois Ele ama o arrependimento, e ama a fé. Façamos nessa manhã uma grinalda com nossos louvores e O coroemos como o Laureado de graça. Esse dia em que ressuscitou dos mortos, O glorifiquemos. Oh, que recebamos graça para fazê-lo com o coração, e logo em nossa vida, e logo com nossa língua, para que louvemos eternamente a Quem submeteu Sua cabeça à vergonha por nós.(Spurgeon)

Um comentário:

  1. Borgata Hotel Casino & Spa - Joliet, IN - JT Hub
    Borgata Hotel Casino & Spa. 영천 출장안마 3 star 계룡 출장마사지 hotel. A 대구광역 출장마사지 popular resort in Joliet. Business hours. Located 아산 출장마사지 in the beautiful Joliet Casino district. 서산 출장안마

    ResponderExcluir