sexta-feira, 15 de junho de 2012

Marcos 14:66-72 - O Cair e o Levantar de um Grande Herói

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marco14:66-72
Título: O Cair e o Levantar de um Grande Herói
Pregado na manhã de Domingo, do dia 10 de junho de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:66-72 66 Estando Pedro em baixo, no pátio, uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali. 67 Vendo Pedro a aquecer-se, olhou bem para ele e disse: "Você também estava com Jesus, o Nazareno". 68 Contudo ele o negou, dizendo: "Não o conheço, nem sei do que você está falando". E saiu para o alpendre. 69 Quando a criada o viu lá, disse novamente aos que estavam por perto: "Esse aí é um deles". 70 De novo ele negou. Pouco tempo depois, os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: "Certamente você é um deles. Você é galileu!" 71 Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço o homem de quem vocês estão falando!" 72 E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: "Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes". E se pôs a chorar.

Introdução:

Quão bom seria se a salvação nos trouxesse uma perfeição e uma santificação instantânea! Quão bom seria se, no momento da nossa regeneração, no momento que o Espírito Santo nos salva, nós nos tornássemos homens e mulheres infalíveis e totalmente perfeitos na nossa caminhada - não pecaríamos mais, não falaríamos as besteiras que muitas vezes falamos, não brigaríamos com as esposas, no trânsito e no futebol, não seríamos mais egoístas. Ah, quão bom seria! Mas a realidade não é essa. Apesar de, no momento da nossa salvação, o Senhor imputar em nós a justiça e a santidade de Cristo de forma jurídica, apesar de sermos considerados totalmente justos diante do justo Juiz, ainda assim nós somos mantidos nesse corpo de pecado, caímos e pecamos. Esse tão amado e tão irritante paradoxo é conhecido na soteriologia como o ‘já, mas ainda não’ (como é muito bem explicado por Schreiner e George Ladd). Isto é, nós já somos declarados justos, mas ainda não somos, nesse corpo, totalmente justos. Já somos declarados santos, mas estamos longe de uma total santificação. Já fomos adotados, mas aguardamos a adoção final. A nova criação já foi manifestada, mas aguardamos o finalizar dela (ver Romanos 8).

Seria bom se a doutrina da Perfeição Cristã fosse verdadeira, que diz que todo crente tem a possibilidade de se tornar totalmente santo e impecável ainda nessa vida e nesse corpo. Mas isso não é verdade. A verdade é que todos nós pecamos e pecaremos. Não existe super-homem no Reino de Deus, o único Super-Homem foi Jesus, o único perfeito foi Jesus.

Recebemos a salvação. Fomos regenerados espiritualmente. Nosso espírito foi regenerado, mas ele ainda continua encarcerado nesse corpo caído. Há nos cristãos uma nova criação, mas essa nova criação ainda está amarrada a esse corpo podre e por isso lutamos todos os dias contra o pecado. Trata-se de uma nova criação encarcerada, presa na antiga. Por isso até os maiores heróis da fé caíram de forma terrível [Noé ficou bêbado, Abraão mentiu, Isaque mentiu, Jacó mentiu, Moisés desobedeceu, Davi adulterou e assassinou, Isaias sabia da impureza dos seus lábios...]. Assim como os grandes heróis da fé caíram, nós também caímos! Alguns caem de forma mais severa e mais séria, outros caem de forma menos trágica, mas todos caem! Essa é a noticia a ruim. Essa verdade, que todos nós caímos e cairemos, é a notícia que todos nós não gostamos de ouvir. É por isso que a Bíblia nos exorta para andarmos no Espírito. O cristão só tem dois modos de andar: no Espírito ou na carne. A Bíblia nos convoca a estarmos alertas e vigiando para que assim possamos andar no Espírito (Rm 8:4; Gl 5:16). Pois quando andamos segundo a carne, nós caímos – mentimos, roubamos, falamos palavrões, ficamos bêbados, fofocamos...

Somos salvos? Sim! Somos justificados diante do Justo Juiz? Sim! Somos considerados santos? Sim! Somos impecáveis? Não! Apesar de já sermos justificados, regenerados e chamados de santos, ainda não somos totalmente santos e nem somos perfeitos.
Deus regenerou nosso espírito, o nosso ser interior foi feito novo, mas ainda estamos presos ao nosso corpo de pecado. Ainda estamos encarcerados a esse corpo que foi totalmente afetado pelo pecado.

No Evangelho da Cruz encontramos a maravilhosa notícia de que há esperança quando caímos. Há esperança quando percebemos que estamos andando na carne. A notícia maravilhosa para os cristãos é que, quando caímos, há solução, e essa solução se chama ARREPENDIMENTO! Arrependimento é uma palavra tão pouco escutada no meio cristão atual, mas que é alicerce e pilar da vida cristã. Foi isso o que João Batista, os profetas do AT, Jesus e os apóstolos pregaram.
O arrependimento pode, às vezes, ser constrangedor (quando somos confrontados a nos arrepender) e muitas vezes humilhante. Mas a verdade é que ele é um maravilhoso instrumento de graça em nossas vidas. Arrependimento genuíno é presente de Deus para que nós possamos caminhar a jornada que nos leva ao Senhor. (At 11:18 Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: "Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios; Rm 2:4 Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?)
Arrependimento (Gk. μετάνοια) é a marca da vida de um cristão. Constantemente tendo a mente e as ações mudadas para que sejam de acordo com os padrões de Deus.

Essa história diante de nós é uma história triste, pois ela narra exatamente isso – como um homem chamado efetivamente por Deus, regenerado pelo Espírito e fiel discípulo de Jesus caiu tragicamente! Essa é a história da queda de um dos maiores homens da história da igreja, Pedro. Um homem que andou com Jesus, viu o que pouquíssimos viram, ouviu o que quase nenhum apóstolo ouviu e, apesar de tudo isso, negou Jesus.

As palavras de Ryle são bem próprias nesse contexto de Pedro, “Um naufrágio é uma visão melancólica... É doloroso ver o sofrimento e as lutas que a tripulação da embarcação precisa enfrentar para não morrer afogada. No entanto, nem sequer um naufrágio é tão melancólico quanto ver um verdadeiro crente escorregar e cair em pecado. Embora ele venha a ser novamente levantado pela misericórdia divina para finalmente ser salvo do inferno, tal crente perde muito por causa de sua queda.(J.C.Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 196) – Aqui, nessa história, nós vemos o naufrágio de Pedro!

Assim como o arrependimento é um presente de Deus, essa história é também um presente de Deus para a Sua igreja! Hoje, o Senhor nos permite olhar para a ‘rocha’ da igreja primitiva e aprendermos com seus erros. O que o apóstolo Paulo falou da história de Israel se aplica perfeitamente a essa história – I Co 10:11-12 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. 12 Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!

Poucas histórias revelam tão bem quão radical é a natureza pecaminosa do homem, quão absurda e terrível pode ser a queda de um santo, quão majestosa é a misericórdia de Deus para com os Seus eleitos e quão respeitado um fracassado pode se tornar mediante a graça de Deus!

Essa é uma história trágica? Sim! Uma história que narra a queda de um grande homem? Sim! Uma história humilhante para Pedro? Sim! Mas acima de tudo essa é uma história de misericórdia. Uma história que mostra quão maravilhosa e quão imerecida é a graça de Deus!

Assim como Pedro, todos nós negamos o nosso Senhor! Assim como Pedro, todos nós fugimos dos sofrimentos causados por seguir a Cristo! Mas, assim como Pedro, todos os eleitos de Deus têm a bendita esperança, temos a segurança de que Aquele que começou a boa obra irá terminar e nos ajudará a nos levantar, nos concederá arrependimento e nos usará apesar de todas as nossas falhas!

Contextualização:
Os holofotes foram transferidos do Getsêmani para o palácio do sumo sacerdote, onde Jesus está sendo julgado. Nesse mesmo lugar (o palácio), as luzes iluminam outro personagem importante: Pedro! Marcos tem movido os holofotes para dentro e fora do palácio: 14:53 (dentro),54 (fora),55-65 (dentro), 66-72 (fora), 15:1 (dentro). O objetivo do autor é contrastar Jesus com Pedro e mostrar como cada um está se comportando diante da pressão.

O efeito de se contar uma história dessa maneira é que Jesus e Pedro são contrastados fortemente. Os dois estarão sob pressão, mas Jesus, tanto com Seu silêncio como com sua expressão final, ficará firme, enquanto Pedro cairá. Jesus irá para Sua morte, mas com Seu testemunho perfeito. Pedro escapará, mas comprometerá a integridade do seu discipulado. É um estudo sobre testemunhar sob pressão, em como fazer e como não fazer.(R.T. France, TNIGTC on Mark, Eerdmans, pg 602).

Nesse mesmo palácio, em Seu julgamento, Jesus declara ser o Cristo, enquanto Pedro, em seu ‘julgamento’, nega o Cristo!

Para a audiência original, que provavelmente vinha sofrendo perseguição em Roma, essa história era uma lição e um apelo para que eles seguissem o exemplo do Salvador Jesus. E que sirva de lição e encorajamento para nós hoje!
Que possamos ver que a queda não se dá em um momento, mas é consequência de um período de tempo em preparação! Muitas vezes nós nos preparamos para cair! Que possamos ver quanto remorso o pecado deve nos trazer! Que possamos ver como a arrogância nos derruba! Que possamos ver quão misericordioso é o nosso Senhor!

Divisão do Estudo:
i – a primera negação (vs.66-68)
II – a segunda negação (vs.69-70a)
iii – a terceira negação (vs.70b-71)
iV – a lamentação (v. 72)

I – A PRIMERA NEGAÇÃO (VS.66-68)
66 Estando Pedro em baixo, no pátio, uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali. 67 Vendo Pedro a aquecer-se, olhou bem para ele e disse: "Você também estava com Jesus, o Nazareno". 68 Contudo ele o negou, dizendo: "Não o conheço, nem sei do que você está falando". E saiu para o alpendre.

v.66Estando Pedro em baixo, no pátio” --- Essa cena toda está ocorrendo dentro do grande palácio do sumo sacerdote (v.53). Esse lugar era enorme e era a morada de toda a família do sumo sacerdote com seus escravos.

A SEQUÊNCIA PROVÁVEL DOS ACONTECIMENTOS:
1 – Jesus foi levado para esse palácio onde Ele foi interrogado por Anás (Jo 18). O nosso Senhor estava dentro do palácio.

2 – Pedro e outro discípulo foram para o palácio (Jo 18:15).
Quem era esse desconhecido discípulo?
a – Nicodemus? Talvez Pedro tenha corrido para a casa de Nicodemus para pedir que fossem para o palácio (já que Nicodemus era um homem de status).
b – José de Arimatéia?
c – O apóstolo João? A genealogia de João mostra que ele provavelmente vinha de família sacerdotal. Ou ele era conhecido por causa dos negócios de pesca. O seu pai era conhecido e João fazia negócio, suprindo para aquele palácio.

3 – O desconhecido discípulo permitiu a entrada de Pedro no palácio e depois se separou de Pedro (como e porque não sabemos). Pedro ficou no pátio (Jo 18:16).

4 – A moça que abriu o portão para a entrada deles ficou de olho em Pedro (Jo 18:16-17).

5 – Pedro tenta se misturar com as pessoas para não ser reconhecido e vai para o fogo se aquecer (Mc 14:54).

uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali” – (Gk. παιδισκῶν – uma jovem/moça escrava).

A casa de alguém de proeminência social como o sumo sacerdote tinha um grande número de escravos, homens e mulheres, que, quando não estavam trabalhando, se agrupavam no αὐλῇ(R.T.France, NIGTC in Mark, Eerdmans, pg 610).

João 18:17 nos diz que essa criada é a mesma que abriu o portão para a entrada de Pedro. Ela passou por ali, pois ela sabia que algo de estranho havia com aquele homem (Pedro) que precisou de uma autorização para entrar. Ela ‘farejou’ que havia algo de errado com Pedro.
** Vemos a soberania de Deus em agitar o interior dessa jovem. Ela estava perturbada com a presença de Pedro. Assim como Deus tampa os olhos dos pagãos, Ele também os abre!

v.67Vendo Pedro a aquecer-se, olhou bem para ele e disse: "Você também estava com Jesus, o Nazareno".

Prestemos atenção nos dois verbos:
VENDO” (Gk. ὁράω) e “OLHOU” (Gk. ἐμβλέπω — tem o sentido de contemplar, prestar muita atenção). Ela passou de olho e começou a observar com maior cuidado aquele homem se aquecendo no fogo.

Pedro estava se aquecendo no fogo, tentando se misturar com a turma de escravos e guardas que estavam no pátio. A claridade do fogo na cara de Pedro permitiu que ela reconhecesse quem ele era.

Após examinar Pedro ela faz a seguinte declaração: “Você também estava com Jesus, o Nazareno!”. Talvez ela tivesse visto Pedro no templo com Jesus naquela semana, por isso ela ficou observando para ter certeza de que ele era mesmo quem ela estava pensando.

Você também estava com Jesus, o Nazareno!” --- Há sarcasmo e desprezo para com Jesus nessa declaração. Eles tinham Nazaré como um lugar inferior (Jo 1:46). Ela tenta menosprezar Jesus com esse título.

A RESPOSTA DE PEDRO:
v.68 Contudo/mas ele o negou, dizendo: "Não o conheço, nem sei do que você está falando". E saiu para o alpendre.

O que? O mais valente dos discípulos, aquele que saiu expulsando demônios, curou os doentes, viu a transfiguração de Jesus, aquele que prometeu seguir Jesus até a morte, puxou a espada e feriu um dos guardas no Getsêmani agora treme diante de uma escrava?
Uma menininha derruba esse gigante!

O gigante caiu, pois não estava preparado para aquele momento. Ele havia se preparado para o fracasso!

A afirmação dessa criada pegou Pedro de surpresa. Por estar andando na carne ele mentiu!
Essa é a típica reação de quando andamos na carne – uma resposta carnal!

O valente Pedro mente: “Não sei do que você está falando!”.

NÃO O CONHEÇO!” --- “Pedro declarou que nem ao menos conhecia Aquele quem ele havia acompanhado por três anos! Declarou que desconhecia Aquele que havia curado sua sogra, que o conduzira ao Monte da Transfiguração e que o salvou de morrer afogado no Mar da Galileia.(J.C.Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 197).

v.68 – “E SAIU PARA O ALPENDRE” --- Pedro tenta fugir daquela situação. Ele saiu do pátio central e foi para uma área mais escura que levava ao portão principal do palácio.

Ele tenta fugir da pressão da escrava e da sua consciência que agora já o perturbava. Mas o orgulho de Pedro é ainda grande, e ele quer provar que ele é o mais valente. Ele quer provar que pode cumprir suas alegações e, ao invés de ir embora, ele fica ainda no palácio. O seu orgulho o segura naquele lugar!

Alguns manuscritos têm: “E O GALO CANTOU”. Esse é o primeiro cantar do galo. Deus, de forma soberana, usa o galo para alertar Pedro do que está ocorrendo, mas o valente discípulo ignora o aviso de Deus!

II – A SEGUNDA NEGAÇÃO (VS.69-70A)
69 Quando a criada o viu lá, disse novamente aos que estavam por perto: "Esse aí é um deles". 70 De novo ele negou.

v.69Quando a criada o viu lá” --- O que tudo indica é que ela e outras pessoas começaram a seguir Pedro. Ela deve ter comentado com outros servos e guardas sobre Pedro.

Havia risco de rebelião, visto que o líder do grupo estava lá. Por isso eles estavam bem atentos para tudo o que estava ocorrendo.

A criada e mais outros escravos e guardas começaram a trazer a mesma acusação contra Pedro (Lc 22:58).
ESSE AÍ É UM DELES”. Acusando Pedro de fazer parte do grupo de rebeldes e blasfemadores que seguiam o rabino de Nazaré.

v.70 – “DE NOVO ELE NEGOU” -- Esse palácio está cominado com a mentira, até Pedro foi contaminado!
Ele mente novamente. É assim que ocorre com a mentira, você sempre precisa de uma nova mentira para cobrir a primeira!

O verbo está no imperfeito, indicando que Pedro continuou negando!
Quanto mais Pedro tentou fugir, mais o Senhor o exibiu. Quanto mais tentava se misturar com os outros, mais o Senhor mostrava que ele era diferente. É assim que o Pai Celeste faz com Seus amados filhos: Ele nos disciplina e nos humilha para que possamos nos tornar mais semelhantes a Jesus. Quando você acha que ninguém mais vai saber, que ninguém vai descobrir, que você vai conseguir encobrir o pecado – de repente ele é revelado!

Nm 32:23 E sabei que o vosso pecado vos há de achar.
Pedro, assim como muitos de nós, achou que conseguiria fugir do pecado e passar despercebido.

III – A TERCEIRA NEGAÇÃO (VS.70B-71)
Pouco tempo depois, os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: "Certamente você é um deles. Você é galileu!" 71 Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço o homem de quem vocês estão falando!"

v.70bPouco tempo depois” – Lucas nos diz que a terceira negação foi por volta de uma hora depois da segunda (Lc 22:59).
Pedro teve mais uma hora para refletir, para fugir de vez ou para voltar atrás e proclamar que ele era realmente um seguidor de Jesus. Mas ele continuou lá para satisfazer a própria vontade carnal de provar que ele era capaz de cumprir suas arrogantes promessas.

os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: ‘Certamente você é um deles. Você é galileu!” --- O terceiro julgamento de Pedro possui um número maior de pessoas. Ele começou mentindo para uma mocinha, depois para um pequeno grupo e agora ele mente para um grupo maior.

Certamente você é um deles. Você é galileu!” --- Mateus nos dá uma dica melhor de como eles tiveram essa certeza: Mt 26:73 Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: "Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia".

O versículo 70 nos diz que Pedro continuou negando Jesus, e eles puderam perceber através do sotaque de Pedro que ele era do norte. Assim como o português do nordeste tem um sotaque diferente, o aramaico do norte era diferente do aramaico do sul.

Era comum para os judeus do sul zombarem do sotaque dos do norte.

Se não bastasse o sotaque, um dos parentes do guarda Malco viu que Pedro estava com Jesus (Jo 18:26 Um dos servos do sumo sacerdote, parente do homem cuja orelha Pedro decepara, insistiu: "Eu não o vi com ele no olival?"). Pedro está sem escapatória!

v.71Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: ‘Não conheço o homem de quem vocês estão falando!’
Essa é uma das cenas mais tristes em toda a Bíblia. O mais valente dos discípulos nega o seu Senhor de forma terrível! Aquele que ehavia professado que Jesus era o Cristo, agora o nega e o rejeita!

AMALDIÇOAR’ e ‘JURAR’ --- Pedro foi tão fundo que ele jogou maldições e fez juramentos perante aquelas testemunhas de que ele não conhecia Jesus!

Sempre que andamos na carne as coisas só tendem a se escalarem para o negativo.

A mentira foi crescendo, o pecado foi se espalhando e de repente aquele homem que deveria ser visto como um exemplo é visto como um mentiroso e um traidor! E assim acontece com muitos cristãos!

NÃO CONHEÇO O HOMEM” --- Pedro mostra uma total dissociação para com Jesus. Ele chama Jesus de ‘o homem’, nem sequer menciona o nome de Jesus.

Pedro está se comportando como um homem que perdeu totalmente o temor pelo Senhor!
Ele jura em nome de Deus e proclama maldições sobre ele como se Deus não existisse, não tivesse vendo o seu pecado e como se Deus aprovasse aquela ação.

Algumas pessoas ficam tão presas aos pecados (principalmente a mentira) que elas começam a perder o temor do Senhor. Elas acham que Deus não está vendo, algumas acham que Deus está aprovando (até oram antes e depois de pecar) e acham que Deus não julgará.

A PREPARAÇÃO DE PEDRO:
Não pensemos que aqueda se deu de repente. Pedro nos deixa uma importante e triste lição da qual todos nós já experimentamos, que ocorre quando andamos na carne.
Vejamos alguns passos importantes na queda desse precioso herói da fé:

1 – NÃO DEIXOU A PALAVRA DE JESUS CONFRONTÁ-LO --- Em 14:27-31, quando Jesus predisse que eles O abandonariam, Pedro ficou bravo com as palavras de Jesus e protestou.
2 – ORGULHO --- Pedro foi orgulhoso e se pôs acima dos outros (14:31). A Bíblia é repleta de avisos sobre o perigo do orgulho (Pv 16:18). Que possamos ser humildes, aceitar a correção e não se colocar acima dos outros.
3 – INDIFERENÇA --- Pedro agiu de forma indiferente. Ele foi alertado que estava numa batalha e prestes a ser vencido e, ao invés de se preparar e se esforçar, ele agiu como se tudo estivesse perfeito.
4 – FALTOU VIGIAR E ORAR --- No Getsêmani Pedro dormiu ao invés de orar e vigiar!
5 – SEGUIU A JESUS DE LONGE --- Como consequência da sua ‘moleza’ espiritual ele passou a seguir Jesus de longe. Essa distância física demonstrava uma distância espiritual.
6 – MISTUROU-SE COM OS INIMIGOS DE JESUS --- Ele tenta se misturar com os inimigos de Jesus, como se não tivesse perigo nenhum para ele.
7 – MENTIU --- Pedro estava na presença de mentirosos, estava longe das boas companhias, estava longe de Jesus, estava despreparado, não havia orado, não havia deixado a Palavra de Deus confrontá-lo. Isso tudo levou Pedro a cair!

IV – A LAMENTAÇÃO (V. 72)
72 E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: "Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes". E se pôs a chorar.

v. 72E logo o galo cantou pela segunda vez” --- Vejamos a concretização da promessa de Jesus (14:30) e como as palavras de Jesus são dignas de toda confiança!

Aquele que havia ‘cantado de galo’ é humilhado no cantar do galo!

ENTÃO PEDRO SE LEMBROU DAS PALAVRAS DE JESUS... E SE PÔS A CHORAR” --- Aqui está a ação mais importante de Pedro.
Ele se ‘LEMBRA’ e ‘CHORA’! Ele lembra que Jesus havia prometido aquilo, Pedro se lembra que Jesus realmente o conhecia. Pedro havia dito que não conhecia Jesus, mas aqui ele vê quanto Jesus conhecia o seu coração.
As palavras de Jesus perfuram o coração daquele homem e ele começa a chorar em arrependimento!

Esse é o remédio bíblico para quando estamos andando na carne:
1 - Lembrar das palavras de Deus. Lembrar do que a Bíblia nos exorta. Lembrar como Deus nos exorta a viver. Lembrar de como a Palavra nos confronta. Lembrar das promessas dEle para nós. Rm 11:22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus.
2 – Arrepender dos pecados! Ter uma mente transformada. Uma mente mudada que transforma as ações.
Ap 2:5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio.

O OLHAR DE CRISTO:
O v.65 nos diz que Jesus foi levado para fora da sala de julgamento, provavelmente para o pátio. Lucas nos relata o que ocorreu após a terceira negação e o cantar do galo: Lc 22:60-62 60 Pedro respondeu: "Homem, não sei do que você está falando! " Falava ele ainda, quando o galo cantou. 61 O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes". 62 Saindo dali, chorou amargamente.

A cena é digna de reflexão! Jesus acabara de declarar ser o Messias. Jesus acabara de declarar que Ele era o Cristo. Jesus professou diante de toda a liderança de Israel que Ele era o Salvador. Pedro negou diante de todos seu amor por Jesus. Pedro jurou diante dos escravos e guardas não conhecer a Jesus.

Assim que o galo canta declarando o fracasso e a queda de Pedro, Jesus, com a Sua face toda cuspida e cheia de sangue, olha para Pedro, cuja face está aparentemente limpa, mas repleta de vergonha. É esse olhar que quebra Pedro. Os olhos de Jesus ardem como fogo e consomem Pedro por dentro. Seus olhos ardem não só com a santidade, mas com graça e misericórdia. Tem tanto amor e carinho naqueles olhos que Pedro só consegue chorar e correr da presença santa de Jesus!

Hoje o Senhor olha para você! Talvez você esteja vivendo uma vida que nega a Jesus em seu trabalho, na sua escola, na sua família. Você tem mentido, tem vivido uma mentira e os olhos de Jesus estão direcionados para você – te confrontando e concedendo graça e arrependimento!

CONCLUSÃO:

Podemos ver duas realidades na vida do cristão:
1 – A REALIDADE DO PECADO: Apesar de termos sidos escolhidos por Deus, apesar de possuirmos a salvação, nós ainda estamos encarcerados nesse corpo caído. Por mais anos que tenhamos de igreja, de ministério, por mais tempo de salvação que você possa ter, uma lição fica clara: Se não vigiarmos e orarmos, nós iremos cair! Nós iremos nos machucar, nós traremos cicatrizes e feridas em nossos corpos. “Essa narrativa tem o propósito de nos ensinar que, mesmo após a conversão e a renovação efetuada pelo Espírito Santo, os crentes continuam cercados de fraquezas e sujeitos a cair. A finalidade do relato é impressionar-nos acerca da importância da vigilância diária, da oração e do espirito de humildade, enquanto estivermos no corpo. (J.C.Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 197). Que possamos estar atentos!

Pedro aprendeu a lição! I Pe 5:8 Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

2 – O PERDÃO DE CRISTO: A segunda verdade que nos é ensinada é a realidade do perdão de Deus! O perdão de Jesus é manifestado em nossas vidas ao nos conceder arrependimento e ao nos restaurar!
Essa história narra a queda trágica do grande líder dos Apóstolos, mas ela nos lembra também do perdão e da graça que são encontrados em Jesus.

Vemos a graça de Deus em preservar os Seus eleitos. Ele preserva o Seu povo concedendo arrependimento, dando graça para que Seus filhos se arrependam e tenham a mente e ações transformadas.

Pedro é um maravilhoso exemplo para nós! Um homem que realmente amava Jesus, mas vacilou, caiu e negou a Jesus. Mas ele não ficou no chão, Pedro se arrependeu, chorou e clamou pelo perdão de Jesus, e Ele o perdoou (16:7)!

Prestemos atenção no arrependimento de Pedro:
Lc 22:62 Saindo dali, chorou amargamente

1 - “SAINDO DALI” --- Pedro agora fugiu daquela situação, ele fugiu da armadilha em que estava. Se antes ele tentou, mas parou no meio do caminho e por isso negou mais duas vezes, agora ele foge daquela situação. Arrependimento genuíno é demonstrado na nossa fuga das tentações. Quando corremos, quando passamos longe do que pode nos levar a pecar, mostramos um coração arrependido (I Co 6:18;10:14)!
Arrependimento genuíno é demonstrado quando corremos da emboscada, fugimos da tentação e corremos para um lugar onde podemos chorar e clamar pela misericórdia de Deus!

2 – “CHOROU AMARGAMENTE” --- Esse choro demonstra o coração contrito e quebrantado diante de Deus, e esse coração o Senhor não despreza!
O choro pelos nossos pecados deve ser amargo! “Aqueles que pecam docemente, devem chorar amargamente! Pois mais cedo ou mais tarde o pecado será amargo.” (Matthew Henry)
O choro não traz a justiça de Deus, pois a justiça que nos perdoa é encontrada na cruz, mas esse choro é uma clara demonstração de que a sua mente entendeu que o Senhor Jesus foi rejeitado por meio da sua ação.

O choro de arrependimento genuíno, que é demonstrado em ações, é um sacrifício agradável a Deus! Thomas Watson, no livro The Beatitudes, disse, “O pecado deve ter lágrimas. Enquanto carregamos o fogo do pecado sobre nós, temos de carregar a água das lágrimas para apagá-lo (Ez 7.16)... Aqueles que não choram com certeza perderam o uso da razão. Deus se deleita em nossas lágrimas, senão Ele não teria uma garrafa para colocá-las (Sl 56:8). Apesar das lágrimas serem silenciosas, elas têm uma voz (Sl 6:8). Como Davi disse, ‘minhas lágrimas são os o meu alimento (Sl 42:3).” As lágrimas de arrependimento são alimento para a alma. 2
Joel 2:12 "Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto/choro. "

Essa é a reação em todos para quem o Senhor Jesus olha. O olhar dEle, que hoje vemos na pregação do Evangelho (II Co 3-4), só pode nos levar a fugir dos pecados que tanto nos estrangulam e chorar amargamente por nossas traições e negações!

Que o Senhor possa refletir Seu rosto sobre você essa manhã! Que Ele possa estar olhando para você com Seus olhos tão cheios de graça que te queimam por dentro e que você corra dos pecados, corra para Ele e chore, se arrependa e se prostre diante dEle!

DEPOIS DO CHORO/ARREPENDIMENTO, HÁ A RESTAURAÇÃO (Sl 30:5 o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria):
João 21 nos conta da restauração de Pedro. Pedro negou Jesus três vezes, Jesus pergunta três vezes sobre o amor dele para com o Senhor.

Pedro se tornou o grande líder da igreja primitiva! Proclamou Jesus para todos e até para a liderança de Israel (ver Atos 2:14-41 [ver 22]). Pedro se arrependeu, mudou suas ações completamente, professou seu amor e lealdade para com Jesus ao ponto de ser crucificado por Nero! Em suas epistolas podemos observar o quanto Pedro aprendeu com seus erros:
Ele fala sobre orgulho (I Pe 5:5-6), sobre a falta de oração (4:7) e sobre estar vigiando (5:8).

Que grande exemplo! Que grande misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário