sábado, 2 de junho de 2012

Marcos 14:55-61 - O Julgamento de Jesus: Parte II - O Silêncio do Cordeiro

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 14:55-61
Título: O Julgamento de Jesus: Parte II - O Silêncio do Cordeiro
Pregado na manhã de Domingo, do dia 27 de maio de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria, 
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:53-61 53 Levaram Jesus ao sumo sacerdote; e então se reuniram todos os chefes dos sacerdotes, os líderes religiosos e os mestres da lei. 54 Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote. Sentando-se ali com os guardas, esquentava-se junto ao fogo. 55 Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando depoimentos contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não encontravam nenhum. 56 Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes. 57 Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele: 58 "Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’". 59 Mas, nem mesmo assim, o depoimento deles era coerente. 60 Depois o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: "Você não vai responder à acusação que estes lhe fazem?" 61 Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu.

Introdução:
Alguns julgamentos marcaram a história da humanidade. Alguns inspiraram e ainda inspiram as pessoas a estudarem direito. Outros julgamentos, por outro lado, criaram ódio nas pessoas para com o sistema jurídico!

Alguns julgamentos que marcaram o mundo:
*Sócrates em 399 a.C.
*Martinho Lutero em 1521, quando ele proferiu a tão famosa frase, ‘Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição. Que Deus me ajude’.
*Thomas More [Tomás Morus] que trouxe a ira do rei da Inglaterra por causa do seu silêncio.
*Galileo Galilei e a Inquisição por causa do heliocentrismo.
*Nelso Mandela em 1963 que é conhecido como o ‘julgamento que mudou a África’.
*Saddam Hussein e o seu enforcamento em 2006.

Outros marcaram a nossa história: Tiradentes, Monteiro Lobato, o impeachmente de Fernando Collor, o julgamento do soldado ‘Rambo’, o massacre do Eldorado dos Carajás em 96 e tantos outros.

Mas nenhum julgamento foi tão fascinante e tão importante para a história da humanidade como o de Jesus.
Nenhum julgamento foi tão injusto como o de Jesus.
Ele foi traído, passou por seis julgamentos, falsas testemunhas, falta de provas, lhe foi negado os princípios básicos de corte e foi condenado injustamente!

Que essa cena do julgamento de Jesus te leve a um ódio ainda maior para com os seus pecados, uma revolta ainda maior para com as injustiças e um coração mais grato pelo que Jesus passou no seu lugar!
Jesus foi condenado injustamente para que nós pudéssemos ser justificados e libertos!

Contextualização:
Nós continuamos caminhando com o nosso Senhor e Salvador durante as horas que precedem a Sua crucificação.
Após ser traído e preso no Getsêmani, Jesus foi levado para o palácio do sumo sacerdote, onde Ele teve uma primeira audiência com Anás (Jo 18). Anás era o sogro de Caifás (sumo sacerdote oficial nos dias de Jesus), e era ele quem ainda controlava a máfia do templo e da religião judaica. O genro (Caifás) tinha um papel político de agradar os romanos.

O ‘primeiro julgamento’ (mesmo que, talvez, não sendo oficial) foi, portanto, perante Anás. Nessa audiência Jesus foi interrogado sobre os Seus discípulos e os Seus ensinos (Jo 18:19), mas a resposta de Jesus, ao invés de incriminá-Lo, revelou quão injusta era toda aquela situação (vs.20-21). Eles então ficaram irritados e agrediram Jesus (v.22). Visto que Anás não conseguiu nenhuma prova contra o nosso Senhor, ele enviou Jesus para o sumo sacerdote oficial, Caifás (Mc 14:53).

Eles levaram o Cordeiro de Deus até o sumo sacerdote. Jesus foi levado como um animal até o sacerdote. Mal sabiam eles que estavam agindo conforme as Escrituras: Lv 17:5 Os sacrifícios, que os israelitas agora fazem em campo aberto, passarão a trazer ao Senhor, entregando-os ao sacerdote, para oferecê-los ao Senhor.

A soberania de Deus sobre todo o processo. Caifás já havia falado que Jesus morreria pelos pecados do povo (Jo 11:49-53). Há uma certa irônia e zombaria da parte de Deus (Sl 2:4), pois esses homens que tanto querem a morte de Jesus estão agindo perfeitamente conforme o plano de Deus!

Lembremo-nos também da estrutura de Marcos! Ele transfere o holofote de dentro para fora do palácio com a intenção de contrastar Jesus e Pedro. Marcos quer nos ensinar como devemos nos comportar diante da pressão.

O nosso estudo agora começa com os holofotes dentro do palácio do sumo sacerdote com todas as luzes em Jesus. É Ele contra ‘todos’ (Mc 14:53). Pedro, o tão valente, está seguindo o seu Mestre de longe (v.54). Jesus está sozinho perante um bando de mentirosos cheios de raiva contra Ele.
Vejamos agora o que ocorre nesse segundo julgamento, agora perante Caifás.

Divisão do Estudo:
i – a procura por falsas testemunhas (vs.55-56)
II – a falsa acusação (v.57-59)
iii – o silêncio de jesus (vs.60-61)

I – A PROCURA POR FALSAS TESTEMUNHAS (VS.55-56)
55 Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando depoimentos contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não encontravam nenhum. 56 Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes.

v.55Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando depoimentos contra Jesus
Vejamos o que a liderança de Israel, os homens mais religiosos e mais respeitados daquela nação, estavam fazendo. Eles estavam procurando depoimentos/testemunhas contra Jesus!

Eles passaram o ministério todo de Jesus procurando meios de acusá-Lo matá-Lo (procurar – Gk. ζητέω – 8:12;11:18;14:1).

Sem a misericórdia de Deus em nossas vidas, sem a graça salvífica e regeneradora, as pessoas procuram com todos os métodos um meio de acabar com Jesus. Pois o Evangelho de Jesus é luz e, quando ele brilha na escuridão dos pecados, as pessoas odeiam essa luz.

A liderança de Israel, os homens que deveriam estar procurando o Messias para recebê-lo e adorá-lo, estão procurando testemunhos contra o Cristo.

O motivo de buscar testemunhos:
para que pudessem condená-lo à morte” --- O ódio é tanto que eles não querem nada que não seja a morte de Jesus!

mas não encontravam nenhum” – Lógico que não encontraram nenhum depoimento. Era impossível achar qualquer testemunho, pois Jesus era totalmente santo! Pilatos também não encontrou motivo de acusação (Jo 18:38; 19:4).

Quão ilegal era todo esse julgamento. Um julgamento é realizado quando você tem provas e testemunhas de um crime. No julgamento de Jesus, eles não tinham absolutamente nada contra Ele. Como interrogar e julgar alguém sem ter nada contra para usar a seu favor?!

** Eles decidiram que queriam Jesus morto (14:1), aceitaram a traição e pagaram o suborno, prenderam Jesus como um marginal, abusaram dEle e ficaram procurando por falsas testemunhas.

Apesar da acusação não ter sido decidida ainda, o veredicto já foi!(R.T. France, TNIGTC on Mark, Eerdmans, pg 604)

V.56Muitos testemunharam falsamente contra ele” --- Os líderes de Israel encontraram muitas falsas testemunhas. De mentirosos o mundo está cheio. De pessoas que odeiam o Evangelho da Cruz o mundo está cheio. Principalmente se dinheiro for oferecido!

O verbo no imperfeito nos diz que foram várias tentativas.

mas as declarações deles não eram coerentes” --- Essa é uma cena ridícula! Um por um entravam na sala do julgamento e diziam uma mentira inconsistente com a outra!

Nm 35:29-30 Estas exigências legais serão para vocês e para as suas futuras gerações, onde quer que vocês vivam. Quem matar uma pessoa terá que ser executado como assassino mediante depoimento de testemunhas. Mas ninguém será executado mediante o depoimento de apenas uma testemunha.

Eles não conseguiram duas pessoas que declarassem coisas coerentes contra Jesus!
As mentiras eram tão absurdas que não faziam sentido algum (Gk. ἴσος – isometria). Eles estavam se humilhando publicamente!

No Antigo Testamento a falsa testemunha deveria receber a pena da pessoa incriminada (Dt 19:15-21), mas aqui nada acontece!

II – A FALSA ACUSAÇÃO (V.57-59)
57 Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele: 58 "Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’". 59 Mas, nem mesmo assim, o depoimento deles era coerente.

v.57Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele
O ‘então’ nos prepara para uma novidade nessa cena ridícula de mentiras.
Mateus nos diz que eles conseguiram duas testemunhas (Mt 26:59 Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas). Provavelmente os líderes de Israel tiveram uma ‘conversinha’ com as testemunhas e ajudaram eles a falarem algo mais coerente.

A perversidade é tanta que esses homens juraram falar a verdade, mas eles mentiram (‘declarar falsamente’ – Gk. ψευδομαρτυρέω). Revelando que o pai deles não é realmente Deus, mas o diabo (Jo 8:44-47).

A mentira:
v.58Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’

Prestemos atenção nessa falsa acusação:

1) Eles focam no templo, pois o templo havia se tornado o ‘deus’ dos judeus. Eles adoravam o templo mais do que a Deus. Jeremias 7 nos mostra que os judeus tinham mais fé na construção do templo do que em Deus.
Jeremias quase morreu após profetizar a destruição do templo, enquanto Uria, um outro profeta, não teve a mesma sorte (Jr 26:4-9,20-24).
Estevão recebeu a mesma acusação (At 6:9-14) e foi morto. Os judeus idolatravam o templo!

2) Em nenhum lugar da Bíblia encontramos tal declaração de Jesus. Em Marcos 13 Jesus declarou a destruição do templo, mas em momento nenhum Ele disse que Ele destruiria aquele templo e nem disse que reconstruiria aquele lugar.
O mais próximo que chegamos de uma declaração de Jesus é encontrada em João 2:19.
Jo 2:18-22 [após Ele condenar o templo pela primeira vez, no inicio do seu ministério] Então os judeus lhe perguntaram: "Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?" 19 Jesus lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias". 20 Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?" 21 Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo. 22 Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

Veja como eles distorcem a verdade de Jesus. Jesus disse:

Destruam esse templo” (Gk. λύσατε τὸν ναὸν τοῦτον καὶ [ἐν] τρισὶν ἡμέραις ἐγερῶ αὐτόν) – Jesus usou o verbo na segunda pessoa do plural e no imperativo.

Eles disseram, “Destruirei este templo feito por mãos humanas”. Eles mudaram o verbo (acrescentaram um prefixo para intensificar a ação) e a pessoa.

Jesus falou claramente sobre um templo que eles buscariam destruir, deixando claro que Ele não estava falando do templo em Jerusalém.

Mas uma perversão nas palavras de Jesus:
e eu o levantarei em três dias” (καὶ [ἐν] τρισὶν ἡμέραις ἐγερῶ αὐτόν) – Jesus claramente falou sobre o Seu corpo, pois o corpo dEle era o único templo que eles buscavam destruir.
O nosso Senhor usou a palavra ‘levantarei’ (também usada para ressurreição).

Mas os seus inimigos usaram a palavra ‘construirei’ (Gk. οἰκοδομέω --usada para construções físicas como casa e templo).

Eles perveteram completamente as palavras de Jesus!

3) Vejamos como eles não entendiam absolutamente nada do que Jesus falava. Jesus falou sobre o Seu corpo, mas eles entenderam que Jesus falava sobre a construção!
As pessoas que não receberam o Espírito de Deus não conseguem entender as verdades do Evangelho (Rm 8:5-8; Tg 4:4).

** Satanás é o pai da mentira. Ele adora pegar a verdade de Deus e torcê-la até que ela se torne uma grande mentira. O diabo usa muitos líderes religiosos para fazer isso: II Pe 3:15-16 Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu. 16 Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

O CUMPRIMENTO IRÔNICO DAS FALSAS ACUSAÇÕES:
Apesar de não termos relato nenhum de Jesus dizendo literalmente aquelas palavras, Deus trouxe à realidade aquelas falsas acusações. Aqueles homens que tinham uma intenção pecaminosa em deturpar a verdade de Jesus acabaram por dizer o que realmente aconteceria [assim como com Caifás]!
O templo ‘feito por mãos humanas’ foi realmente destruído. O templo foi destruído fisicamente em 70 d.C. pelos romanos, mas, antes de ser destruído fisicamente, ele já havia sido destruído espiritualmente na morte de Jesus, quando o véu foi resgado e todo o sistema sacrifical foi cumprido! Quando os judeus destruíram o templo do corpo de Jesus na cruz romana, o templo religioso ‘feito por mãos humanas’ foi destruído espiritualmente!

Três dias depois” da destruição espiritual do templo em Jerusalém e da destruição do templo corporal de Jesus, Ele realmente levantou o Seu corpo, formando e construindo um novo templo. Agora, um templo ‘não mais feitos por mãos de homens’!
I Pe 2:4-5 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma construção espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo; At 17:24 [Paulo no Areópago] O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas; Hb 9:11 Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação. 12 Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção, 24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor.

É esse o argumento usado por Estevão em seu julgamento. Ele foi falsamente acusado de ter blasfemado contra o templo (At 6:8-14). Em sua majestosa resposta (7:1-54) ele mostra como a falsa acusação deles é a própria sentença de condenação. Estevão mostra que o AT todo apontava para a realidade de um novo templo espiritual. Ele mostra como o templo de Salomão apontava para uma outra realidade. Por ser uma construção feita por homens, ele jamais seria capaz de, perfeitamente, reter toda a presença de Deus, algo que Isaias falou (7:47-50).

O contexto bíblico para tal fundamento encontra-se com em Daniel 2:34-35.

Apesar de eles trazerem falsas acusações contra Jesus, Deus cumpriu e usou aquelas falsas acusações para trazer condenação sobre eles. O novo templo foi estabelecido e eles não fizeram parte dele!


v.59Mas, nem mesmo assim, o depoimento deles era coerente” – Apesar de todo esforço, os depoimentos continuaram sem muita coerência. As coisas relatadas não eram compatíveis, mas já que a situação toda é ridicularmente injusta, eles ignoram todo senso de justiça e aceitam esses falsos e incoerentes relatos.

A ACUSAÇÃO CONTRA O TEMPLO E O MESSIAS:
Algumas ramificações do judaísmo criam que o Messia tinha o papel de destruir o templo antigo e construir um novo (II Sm 7:13; Zc 6:12). Um targum de Isaias 53:5 dizia, “Mas ele deve construir o santuário que foi poluído pelas nossas transgressões e desolado por causa das nossas iniquidades(Zondervan Illustrated Bible Backgrounds Commentary – Vol I, Zondervan, pg 292)
Portanto, a acusação contra Jesus não é tão simples assim. Ela é uma direta acusação de blasfêmia da parte de Jesus. Se Jesus disse que Ele iria destruir o antigo templo e construir um novo, então Ele estava declarando ser o Messias (o que os líderes religiosos não acreditavam ser verdade).

Essa é a razão para que o sumo sacerdote se levante. Essa é uma acusação messiânica!

III – o silêncio de jesus (VS.60-61)
60 Depois o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: "Você não vai responder à acusação que estes lhe fazem?" 61 Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu.

v.60Depois o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: Você não vai responder à acusação que estes lhe fazem?” – Caifás viu que as coisas estavam fora de controle, o julgamento era uma piada. Então ele se levantou e começou a interrogar Jesus.
Essas eram acusações seríssimas. Eles estavam dizendo que Jesus se autoproclamou o Messias e que destruiria o lugar mais sagrado daquela nação!

Caifás estava indignado com o silêncio de Jesus. O sumo sacerdote está frustrado com a cena das testemunhas e mais ainda com o silêncio de Jesus. V.60Você não vai responder à acusação que estes lhe fazem?

v.61 – “Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu
Que silêncio terrível foi aquele!
Não foi um silêncio de consentimento. Não foi um silêncio de medo. Não foi um silêncio de um incapacitado. Mas um silêncio de julgamento! Um silêncio profético!

Vejamos no silêncio do nosso Senhor:
A - A calma de Jesus. Ele manteve a sua calma, pois Ele tinha plena certeza de que tudo estava sob a soberânia de Deus. Muitas vezes dizemos crer na soberania de Deus, mas nos comportamos de forma inconsistente com a nossa profissão.

B – A sabedoria de Jesus! O silêncio dEle não fala de ignorância, não fala que Ele não sabia o que responder, mas sim de Sua sabedoria!
Pv 23:9 Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.

C – O julgamento de Jesus em Seu silêncio. Como deve ter doído aquele silêncio. O silêncio é muitas vezes uma arma fatal! O Deus em quem eles tanto afirmavam ter fé fechou os Seus lábios.
O silêncio é uma forma de julgamento, quando Ele não fala com o Seu povo (Mq 3:4; Sl 83:1; Is 64:12).

D – O cumprimento das Escrituras! O profeta Isaias havia falado que o Messias sofreria injustamente e se manteria calado!
A perfeita submissão do Cordeiro!
Is 53:7 Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Jesus fica em silêncio – o Deus Todo Poderoso fechou os seus lábios – como um ato de condenação e submissão à perfeita vontade do Pai!

E assim Ele nos deixa o perfeito exemplo!
I Pe 2:20-23 Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. 21 Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. 22 "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". 23 Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

Ele tinha todo o direito de revidar aquelas falsas acusações. Ele podia ter acabado com aquele injusto julgamento – mas, por amor à glória de Deus e por amor ao Seu povo, Ele se manteve calado e se entregou à vontade de Deus!

Quantas vezes nos irritamos, brigamos, perdemos o sono e geramos até mesmo doenças em nossos corpos por causa de falsas acusações e insultos que nos são lançados. Jesus nos deixa o exemplo: v.23 Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

CONCLUSÃO:

O maior de todos os julgamentos. O mais injusto de todos os julgamentos.
Jesus suportou a dor, Ele suportou as mentiras e os insultos e manteve-Se em silêncio.
O nosso Salvador ficou em silêncio para que o Seu sangue viesse a nos falar (Hb 12:23-24).
Ele foi julgado e condenado para que nós pudéssemos ser absolvidos da justa ira de Deus.
Rm 8:32-34 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? 33 Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Essa absolvição se dá pela fé, que é dom gracioso de Deus, em Jesus Cristo!

Somos livres das acusações, pois Jesus recebeu toda a nossa acusação!

Quão maravilhoso é Jesus! Quão grande e poderoso é o nosso Salvador. Nenhum outro homem conseguiria se comportar como Ele se comportou – totalmente santo e mesmo assim suportou as falsas acusações para que o Seu povo pudesse ser justificado!

Que nos prostremos em reverencia e temor diante dEsse que foi falsamente acusado e suportou tudo por Sua igreja!

Hebreus 12:1-3 – Contemplemos esse julgamento para que nossa fé seja fortalecida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário