sexta-feira, 4 de maio de 2012

Marcos 14:47-52 - Abandonado por Todos

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 14:47-52
Título: Abandonado por Todos
Pregado na manhã de Domingo, do dia 29 de abril de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria, 
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:47-52  47 Então, um dos que estavam por perto puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. 48 Disse Jesus: "Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham me prender com espadas e varas? 49 Todos os dias eu estava com vocês, ensinando no templo, e vocês não me prenderam. Mas as Escrituras precisam ser cumpridas". 50 Então todos o abandonaram e fugiram. 51 Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus. Quando tentaram prendê-lo, 52 ele fugiu nu, deixando o lençol para trás.

Divisão do Estudo:
i – A VALENTIA repreendida (V. 47)
II – a covardia (Vs.48-49)
III – a covarde valentia dos discípulos (V.50)
IV – o estranho relato de um jovem nu (Vs.51-52)

I – A VALENTIA repreendida (V. 47)
47 Então, um dos que estavam por perto puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha.

ENTÃO” --Jesus acabara de ser traído por Judas e tomado pela multidão (vs.44-46). 

um dos que estavam por perto” – Marcos, que escreveu com a ajuda de Pedro, não relata quem foi esse discípulo - talvez Pedro tenha tido vergonha de seu próprio ato e por isso não quis relatar. João nos diz quem foi o discípulo impulsivo:
Jo 18:10 Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco)

puxou a espada” [σπασάμενος τὴν μάχαιραν]--- Lucas nos diz que eles tinham duas espadas com eles. Lc 22:35-38 35 Então Jesus lhes perguntou: "Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa? " "Nada", responderam eles. 36 Ele lhes disse: "Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma. 37 Está escrito: ‘E ele foi contado com os transgressores’; e eu lhes digo que isto precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir". 38 Os discípulos disseram: "Vê, Senhor, aqui estão duas espadas". "É o suficiente!", respondeu ele.
Dentro do grupo dos discípulos, havia um homem chamado Simão, o zelote (3:18). Era normal que os zelotes carregassem espadas, portanto ele era, provavelmente, o dono das espadas. Era também normal o uso de espadas para defesa pessoal [havia muitos bandidos nas estradas]. Pedro, o valentão do grupo, achou que era importante que tivesse uma em suas mãos.

puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha
Pedro, provavelmente, tentou acertar a cabeça ou o pescoço do servo, mas para a felicidade de Malco, Pedro não era tão bom com a espada como ele era com redes de pesca.

Assim que Pedro decepou a orelha do escravo do sumo-sacerdote, Jesus operou um milagre: Lc 22:50-51 E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Jesus, porém, respondeu: "Basta!" E tocando na orelha do homem, ele o curou;
Essa ação misericordiosa de Jesus foi, de fato, uma espadada muito mais severa do que a de Pedro. Como deve ter doído naquele escravo ver a compaixão daquele Homem que ele havia ido prender como um marginal. A graça e a compaixão de Jesus foram como uma punhalada no coração de Malco.

E, ao restaurar a orelha desse servo, Jesus mostra novamente quem tem poder sobre quem naquela situação toda.

3 OBSERVAÇÕES SOBRE A AÇÃO IMPULSIVA DE PEDRO:

1De onde Pedro tirou tanta coragem para, com duas espadas, enfrentar uma milícia?
João 18 nos conta qual foi a fonte de tanta autoconfiança para Pedro. Pedro viu que, com apenas duas palavras, Jesus havia colocado todos aqueles homens no chão. Pedro viu naquele momento que toda autoridade e poder pertenciam a Jesus. Ao ver aquela multidão caída, Pedro sentiu tanta valentia que ele tinha certeza de que, com duas espadas e Jesus ao lado dele, ele poderia acabar com aquela emboscada. 

2 – Pedro e a autoconfiança!
A manifestação do poder de Jesus alimentou em Pedro um pecado em seu caráter: a autoconfiança! Pedro era um homem que faria muito sucesso na filosofia atual. Hoje em dia ele seria um palestrante motivacional. A filosofia hoje em dia é: ‘Creia em si mesmo, pois você é capaz!’. Pedro seria um forte concorrente de Joyce Meyer, Augusto Curi, Max Lucado, Joel Osteen, Bispa Sônia e tantos outros autores que têm escrito sobre autoajuda. Pedro cria tanto no seu potencial que ele se achou capaz de enfrentar um exército sozinho.
Ele esqueceu que a confiança do cristão deve estar em Cristo e nEle sozinho. Pedro esqueceu que para seguir a Jesus é preciso negar a si mesmo, por isso ele pecou!

3A Falta de Domínio Próprio!
Mateus e Lucas nos relatam que, antes do ataque, houve uma pergunta: Lc 22:49 Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: "Senhor, atacaremos com espadas?"
Pedro não conseguiu esperar a resposta de Jesus! Isso demonstra falta de domínio próprio. Ele estava sendo controlado pela carne e não pelo Espírito!
Toda vez que reagimos dominados pela carne, nós caímos em pecado!
Toda vez que agimos de acordo com a nossa carne, nós, assim como Pedro, machucamos as pessoas!
A Bíblia no exorta muito sobre a importância do domínio próprio: Pv 25:28 Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se; Pv 16:32 Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade; Pv 29:11 O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se, 22 O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados; Gl 5:19-23 19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei;
Quantas vezes nos comportamos como Pedro, somos rápido no falar e rápido no machucar as pessoas! Tg 1:19-20 Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, 20 pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.  

A RESPOSTA DE JESUS PARA A AÇÃO DE PEDRO:
Vejamos qual foi a resposta de Jesus para a ação de Pedro: Mt 26:52-54 Disse-lhe Jesus: "Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão. 53 Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? 54 Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?"; Jo 18:11 Jesus, porém, ordenou a Pedro: "Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? "

Ele ordena Pedro a guardar a espada por três motivos:
1 – “Todos que empunham a espada, pela espada morrerão” – Violência naquela hora geraria mais violência. Pena de morte para assassinato!
2 – “Posso pedir a meu Pai e Ele enviaria doze legiões de anjos” – Seria tolice atacar, quando Jesus simplesmente poderia ter toda aquela multidão massacrada pelos seus anjos.
3 – “Para o cumprimento das Escrituras” – Eles não devem lutar, pois as Escrituras não profetizaram sobre retaliação da parte do Servo Sofredor.
Diferentemente do islamismo e de tantas outras religiões que promovem a violência, o nosso Senhor nos mostra que as armas da nossa guerra são espirituais!

Concordo com Matthew Henry quando ele diz: “É mais fácil lutar por Cristo, do que morrer por Ele; mas os bons soldados de Cristo vencem, não assassinando outras vidas, mas entregando as suas próprias vidas! [Ap 12:11 Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida]”. (Matthew Henry, Commentary on Mark, Hendrickson, pg 448)

Na mesma cena, Jesus demonstrou misericórdia, compaixão e domínio próprio, enquanto Pedro demonstrou impulsão e falta de domínio próprio! Jesus havia orado e vigiado enquanto Pedro havia dormido!

II – A COVARDIA (VS.48-49)
48 Disse Jesus: "Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham me prender com espadas e varas? 49 Todos os dias eu estava com vocês, ensinando no templo, e vocês não me prenderam. Mas as Escrituras precisam ser cumpridas".  

Agora Jesus parte para o ataque e acusa Seus adversários de covardia!

v.48Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham me prender com espadas e varas?” (NVI) ou “E, respondendo Jesus, disse-lhes: Saístes com espadas e varapaus a prender-me, como a um salteador?” (ACF)

Saístes com espadas e varapaus a prender-me, como a um salteador?” -- Jesus mostra quão covardes e quão cheios de injustiça são esses homens!
Salteador (Gk. λῃστής) – Jesus é cercado e preso como um marginal e saqueador. “λῃστής é uma palavra tão pejorativa que ninguém usaria para si mesmo.” (R.T. France,TNIGTC on Mark, Eerdmans, pg 594)

De acordo com as próprias palavras de Jesus em 11:17, esses homens eram os salteadores (lestai) e estavam sendo liderados pelo maior de todos os salteadores: Judas (kleptes)!
Mesmo não sendo um marginal/salteador, Ele foi preso como um e crucificado com dois marginais ao Seu lado.

v.49Todos os dias eu estava com vocês, ensinando no templo, e vocês não me prenderam
Jesus mostra toda a hipocrisia desses homens. Jesus abre as cortinas do palco para que todos vejam quão hipócritas e quão cheios de perversidade são esses homens.
Onde vocês estavam na segunda-feira, na terça e na quarta? Pois eu estava lá no templo ensinando!

Nós sabemos porque eles não prenderam Jesus no templo: Mc 12:12 Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora. 13 Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que ele dissesse. 17 E ficaram admirados com ele. Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?". 34 Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino de Deus". Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas.
Eles queriam prender Jesus, mas não prenderam, pois: a) temiam o povo; e b) não tinham nada para acusar Jesus. Eles não tinham nada para trazer como acusação contra Jesus!

Jesus mostra quão covardes eles são! Eles se acham valentões para cercarem o Leão com espadas e varas, mas na verdade eles são os maiores medrosos e maiores covardes!
Jesus os lembra de que, ao invés de um salteador, Ele é na verdade o maior Mestre que eles já viram. Jesus os lembra de que, ao invés de um rebelde, Ele é na verdade aquele que silenciou todas as tentativas de pegá-Lo no templo.

As palavras e ações de Jesus eram mais afiadas e fatais do que qualquer espada!

Aqui entra o motivo principal para esses homens ímpios estarem fazendo o que estão fazendo:
Mas as Escrituras precisam ser cumpridas
Toda aquela situação era parte do perfeito plano de Deus!
** Aquela era a hora da prisão, a hora de ser levado como um criminoso, não era a hora de retaliar e lutar, era a hora em que todos iam abandoná-Lo, pois tudo aquilo já havia sido estabelecido por Deus! Is 53:7 Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Zc 13: 7 "Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro!", declara o Senhor dos Exércitos. "Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão.” Sl 2:1-2 Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? 2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido

Quão maravilhoso é saber que tudo está sob o controle do nosso Deus! Não foi um acidente trágico, não foi um acidente histórico como disse Albert Schweitzer – o criador da Teoria do Acidente. Tudo estava nos planos perfeitos de Deus!

III – A COVARDE VALENTIA (V.50)
50 Então todos o abandonaram e fugiram.

Exatamente como o nosso Senhor Jesus havia falado algumas horas antes (14:27-31), aqueles que haviam prometido total aliança e perseverança agora fogem!
Cadê a valentia? Onde está a fidelidade? Cadê aquela força prometida?  Cadê a bravura?

Não acredito que a fuga seja o problema em si, mas o que os discípulos haviam dito a Jesus quando o nosso Senhor falou que eles iriam fugir. Eles foram arrogantes, impulsivos e autoconfiantes – esse foi o problema!

Jesus já havia dito que eles precisariam fugir (13:14). As Escrituras já haviam falado que eles fugiriam (Zc 13:7). Eles iam se escandalizar, pois a situação era o maior escândalo da humanidade. O grande problema estava na arrogância deles!

Qualquer falsa esperança de um reino terreno e de resistência à força acabara de ir por água abaixo. Eles estão diante de uma multidão armada, multidão essa que é cruel e covarde. Eles não têm como lutar contra essa multidão, pois Jesus já disse que não lutará contra eles – a hora é de pavor, a tribulação é intensa dentro desses onze homens – a única coisa que lhes resta é fugir!

Eles fugiram, pois era a única coisa que eles podiam fazer. Jesus tinha que andar naquele caminho sozinho. Jesus tinha que beber do cálice e receber o batismo sozinho, pois a Sua morte era uma morte vicária. 10:45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

A fuga desses homens fala sim da arrogância e da fraqueza deles, mas muito mais do que enfatizar o caráter dos discípulos, a fuga deles nos lembra da severidade daquele momento. Essas são as horas de tribulação jamais vista antes (13:19), esses momentos antecedem o grande e terrível Dia do Senhor – e só um pode aguentar tamanha aflição: Jesus!

Esses homens representam todos os discípulos de Jesus. O que eles fizeram foi o que cada um de nós faria se estivéssemos lá no Getsêmani. Não só faríamos, mas fazemos frequentemente. Sempre quando há certa pressão sobre nós, a nossa tendência é agir assim como esses homens – nós fugimos!
Quando um assunto entre amigos, no trabalho e entre familiares é sobre Jesus, igreja e salvação – sempre fugimos para um lugar de segurança.
Quando nos sentamos em um restaurante, a pressão nos faz fugir, por isso não fechamos nossos olhos e não oramos agradecendo a Deus pelo alimento.
Quando na escola nós somos confrontados com algo que pode abalar a nossa segurança/aparência, a nossa tendência é fugir.

Que nós possamos olhar para esse versículo e, ao invés de julgar e rir desses homens, possamos clamar pela graça e misericórdia de Deus! Assim como eles, nós proferimos palavras de valentia em nossas canções, mas quantas vezes fugimos e abandonamos o nosso Senhor em meio à tribulação!

E quando formos abandonados pelos outros, não achemos estranho! O nosso Senhor foi abandonado e por seguirmos os Seus passos. Nós seguimos os mesmos riscos. Paulo foi abandonado [II Tm 4:16 Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja cobrado]. Quando isso ocorrer, que nós possamos achar força e graça nAquele que foi abandonado por nós. E mesmo quando os homens nos abandonam, podemos ter a certeza de que Ele nunca nos abandona, pois Ele foi abandonado para que nós sempre O tivéssemos por perto [Hb 13:5-6 Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". 6 Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?"]!

Em meio as maiores aflições que o mundo já viu e verá, no meio do relato da maior injustiça já realizada da parte dos homens, no meio da narrativa da fuga dos mais valentes discípulos, o autor do Evangelho de Marcos nos fala sobre um acontecimento, no mínimo,  estranho:
IV – O ESTRANHO RELATO DE UM JOVEM NU (VS.51-52)
51 Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus. Quando tentaram prendê-lo, 52 ele fugiu nu, deixando o lençol para trás.

Esse é realmente um estranho relato no meio da narrativa da prisão de Jesus. São passagens como essa que mostram que o grande editor da Bíblia foi o Espírito Santo, pois se fosse homens, essa passagem teria sido retirada.

Paulo nos diz em II Timóteo 3:16 e 17 que ‘Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra’. O trabalho do pastor é investigar e estudar todas as passagens para que, de alguma forma, elas nos sejam úteis!

Quem é o Jovem?
1 – Alguns dizem que o jovem é Lázaro.
2 – Outros dizem que jovem é só uma figura anônima que representa a situação de ‘salve-se quem puder!’.
3 – Alguns interpretam esse jovem como o anjo do túmulo (16:5-7).
4 – Outros veem o jovem como uma representação de Jesus que foi pego, mas depois ressuscitou.
5 – Muitos interpretam essa passagem como um ensino sobre batismo.
6 - A grande maioria dos comentários fala que esse jovem é o autor do livro (João Marcos), pois em nenhum outro evangelho nós encontramos esse relato.
João Marcos era: 1) Filho de Maria. Maria era a dona da casa onde a igreja primitiva se reunia para orar: At 12:12 [Pedro após ser libertado da prisão por um anjo] Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando. 2) Sobrinho de Barnabé e parceiro missionário de Paulo (At 12:25). 3) Tradição da igreja primitiva diz que foi esse João Marcos quem escreveu o Evangelho de Marcos com a ajuda de Pedro. Para muitos, foi na casa de João Marcos que Jesus celebrou a última Páscoa. Quando Judas voltou lá para procurar Jesus, Marcos foi acordado pelo barulho, pulou da cama e saiu correndo para se encontrar com Jesus.

A verdade é que ‘As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós(Dt 29:29). Não sabemos se o jovem era João Marcos ou se era outro jovem que morava no Getsêmani e foi acordado com os barulhos.

Se não temos como responder quem ele é então devemos partir para outra pergunta:
O que podemos aprender?

1) Esse jovem foi um discípulo de Jesus desde cedo em sua vida!
v.51 – ‘Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus’ – A palavra jovem (Gk. νεανίσκος) fala de uma idade entre 13-25 anos. Esse jovem estava ‘SEGUINDO A JESUS’! A palavra ‘seguir’ (Gk. συνακολουθέω) fala de andar junto, seguir de perto.

Esse jovem não estava seguindo o que a maioria das pessoas na idade dele seguia. Ele é diferente dos outros jovens.
Os jovens, hoje em dia, seguem todo tipo de tendência, só não seguem a Jesus. Dentro da igreja, os jovens seguem de perto os jogos, as roupas, os cortes de cabelo, os sapatos da moda, os lugares e os hábitos dos outros jovens, só não seguem a Jesus!

Que exemplo para os jovens. Em meio as piores aflições e perseguições, esse jovem está seguindo a Jesus de perto!
Ec 12:1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude.

2) Esse jovem seguia a Jesus de forma ativa e individual!
Veja que não há menção dos pais deles e ele estava pertinho de Jesus. “Uma coisa é você seguir seus pais até a igreja, outra coisa é seguir a Jesus no meio da perseguição!” (Steve Lawson). Há muito jovens que, se os pais pararem de ir à igreja, eles também não irão. Se os pais não vão à igreja, eles também não vão. Pois nunca seguiram realmente a Jesus!
Esse jovem nos fala sobre um relacionamento pessoal com Jesus desde cedo! Ele nos fala sobre sermos ativos no modo que seguimos a Jesus.

3) Ele é reconhecido como um discípulo de Jesus!
Ele não passa despercebido. Ele não passa como mais um na multidão. Ele é reconhecido como um discípulo de Jesus! v.51 “Quando tentaram prendê-lo” – Eles tentaram prender esse jovem porque sabiam que ele era um seguidor de Jesus.
Quantos jovens passam totalmente despercebidos. Quantas pessoas que você vê no trabalho, na escola, na rua e na hora de diversão que em nada se assemelham a um cristão.

Nós devemos ser reconhecidos como discípulos de Jesus! As pessoas jamais deverão ficar surpresas quando elas virem você no céu!  

Algumas pessoas alegarão, ‘Mas Ele Fugiu!’:
Quando tentaram prendê-lo, 52 ele fugiu nu, deixando o lençol para trás.
Algumas pessoas alegarão que ele não é um bom exemplo de discípulo, pois ele fugiu e abandonou a Jesus. Precisamos lembrar que a fuga não era o problema, todos tinham que fugir. Jesus perguntou a multidão quem eles estavam procurando para que os seus homens pudessem escapar (Jo 18:3-8). O jovem fugiu, pois era a única coisa a ser feita. Ele fugiu, pois ele sabia que só Jesus poderia andar naquele caminho. Ele fugiu, pois ele sabia que ele seria mais útil para o Reino vivo do que morto.

*** Além de falar do jovem, esses versículos reforçam mais uma vez a severidade daquele momento. Quão terrível estava sendo aquela hora!
Mc 13:16 Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto.
Está chegando o grande e terrível Dia do Senhor.
Am 2:16 Até mesmo os guerreiros mais corajosos fugirão nus naquele dia", declara o SENHOR.

A hora do julgamento está chegando, quando Deus despejaria toda a Sua santa ira sobre o santo Filho de Deus. A hora do terrível Dia do Senhor, dia esse para o qual todo o Antigo Testamento apontava – o julgamento da antiga criação! Nesse dia nem os mais valentes discípulos conseguiram ficar ao lado de Jesus. Os mais valentes e mais bravos fugiram – até mesmo nus.

Só um foi corajoso e valente o suficiente para isso. Só um poderia tomar até a última gota do cálice e receber o batismo de sangue. Só um poderia dar Sua vida no lugar de muitos, por isso todos fugiram! O foco está todo em Jesus! O mais valente, o mais indomável, o mais corajoso tem todas as luzes do holofote. Todos fugiram, só Jesus caminhou para a Sua morte.

CONCLUSÃO:

Ah, que o Senhor nos conceda graça para olharmos para essa história e examinarmos nossos corações. Com qual desses personagens na trama da crucificação você se assemelha? Onde você se encaixa aqui?

1) Com os discípulos sonolentos? Como está a sua vida espiritual? Você tem vigiado e orado ou tem estado como um sonâmbulo (feitos as coisas sem atenção e dedicação)? Talvez você esteja hoje como os discípulos no Getsêmani – dormindo! Você veio à igreja sem aquela paixão genuína de estar na casa do Senhor adorando a Jesus, você não tem orado, você não tem lido a Bíblia, não tem estudado a Palavra, tem negligenciado a santificação – e o Senhor nessa manhã te chama a acordar desse sono – ‘Acorda!!!!’.

2) Você tem se assemelhado com Judas? Se aproximou de Jesus pelas emoções, chama Ele de ‘mestre’, mas odeia os Seus ensinos. Chama Jesus de ‘mestre’, mas nunca vai à Palavra durante o dia para ouvir os Seus mandamentos. Beija Jesus no domingo, mas durante a semana o trai com tudo e todos. Demonstra bela afeição no domingo, mas durante a semana a cobiça reina em seu coração.

3) Com a multidão que foi prender Jesus? Alguns têm ido à igreja há algum tempo e ainda continuam hostis às coisas de Deus. Rejeitam a verdade de Deus e são influenciados pelos outros.

4) Você tem se assemelhado a Simão? Tem andado descontrolado, sem domínio próprio – brigando, discutindo, falando palavras indecentes, agressivo com tudo e todos. Às vezes tendo zelo pela coisa certa, mas sem o conhecimento correto.

5) Você tem se assemelhado com o Jovem Nu? Tem seguido de perto o nosso Senhor e Salvador. Tem estado acordado e vibrante na jornada espiritual.

6) Você está parecido com Cristo? Esse é o personagem que todos nós devemos buscar ser iguais! Vigiando, orando, se submetendo a vontade de Deus, cheio de misericórdia, valente, sem temor dos sofrimentos que o Pai lhe impõe...
I Co 11:1 Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo; I Pe 2:21 Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

Que como igreja nós todos possamos seguir os passos do nosso Senhor e Salvador Jesus! Uma igreja cheia de verdadeiros imitadores de Cristo!

** Que possamos ser marcados pela verdade de que Jesus foi abandonado por todos, pois só Ele poderia caminhar naquela estrada, somente Jesus poderia ser o perfeito salvador. Ele foi abandonado pelos discípulos e pelo Pai para que todos os que creiam nEle jamais sejam abandonados na eternidade no inferno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário