terça-feira, 3 de abril de 2012

Marcos 14:26-31 - O Pastor Ferido e Abandonado: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus Pt. 5

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 14:26-31
Título: O Pastor Ferido e Abandonado: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus Parte V
Pregado na manhã de Domingo, do dia 01 de Abril de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:26-31  26 Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. 27 Disse-lhes Jesus: "Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas’. 28 Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia". 29 Pedro declarou: "Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!" 30 Respondeu Jesus: "Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará". 31 Mas Pedro insistia ainda mais: "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". E todos os outros disseram o mesmo.

Introdução e Contextualização:
Nós continuamos caminhando com o nosso Senhor e Salvador Jesus durante as Suas últimas horas com Seus discípulos – após três anos juntos, o fim desse tempo está chegando.
A ceia da Páscoa foi preparada (vs.12-16), comida e interpretada (vs.17-25). Durante essas últimas horas, muita coisa acontece, mas uma das coisas que marca esse momento tão fundamental na vida de Jesus é a confissão de Jesus sobre o que irá acontecer com Ele e com os Seus discípulos:
1 – Um dos Doze irá traí-Lo (14:18)
2 – Os outros onze homens irão abandoná-Lo (14:27)
3 – Um dos onze irá negá-Lo (14:30)

Essas últimas horas são marcadas pela traição e abandono que ocorrerão [A estrutura abaixo foi retirada do comentário de R.T. France (pg 574)]:

A.     14:18-21   Prediz a traição por um discípulo
      14:22-25   A ceia da Páscoa
B.     14:26-28   Prediz o abandono de todos 
C.     14:29-31   Prediz o negar de Pedro     
      14:32-42   A oração no Getsêman

A¹.   14:43-49   Cumprimento: Traição de Judas
B¹.   14:50-52   Cumprimento: Abandonado por todos
      14:53-65   Julgamento
C¹.   14:66-72   Cumprimento: Pedro nega Jesus

Essa estrutura reforça a ênfase em dois tópicos muito trabalhados no Evangelho de Marcos:
1) A fraqueza e o fracasso dos discípulos.
2) O controle soberano de Jesus sobre todo o processo da Sua morte.

O que está acontecendo e irá acontecer em Jerusalém não é um acidente trágico, não é uma fatalidade, mas o cumprimento dos planos de Deus! Cada detalhe e cada previsão de Jesus revelam que nada é uma surpresa. Nada é surpresa para Jesus, pois tudo já estava escrito no Antigo Testamento: a morte dEle, a traição de Judas e o abandono dos discípulos já haviam sido profetizados nas Escrituras (vs.21,27).

Agora entramos na ‘ponte’ que liga a última ceia com os eventos no Getsêmani. Essa passagem não é só importante por ligar as histórias, mas porque ela fala da misericórdia de Deus em meio à fraqueza de Seus discípulos!

Divisão do Estudo:
i – O PASTOR ABANDONADO (VS.26-28)
II – AS OVELHAS ‘VALENTES’ (VS.29-31)

i – O PASTOR ABANDONADO (VS.26-28)
26 Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. 27 Disse-lhes Jesus: "Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas’. 28 Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia".  

v.26 “DEPOIS DE TEREM CANTADO UM HINO”
Durante a ceia da Páscoa era cantado o Halel [halel significa louvor], que era constituído dos Salmos 113-118. Aqui já é o fim da Páscoa e nesse momento eram lidos os Salmos 115-118.
Gk. ὑμνήσαντες (verbo ὑμνέω)- substantivo ὕμνος – de onde tiramos hino.
Os hinos cantados são, provavelmente, os Salmos 115,116, 117 e 118.
O som desses onze homens cantando não era dos melhores.

** Uma das marcas do povo de Deus é o cantar (Ex 15:1; Jz 5:3; Sl 9:11)! Quão gostoso é cantar louvores ao nosso Deus! Cantar faz parte da adoração. É dever dos cristãos cantar louvores ao nosso Deus.
Mas algumas igrejas, como forma de reação aos abusos do que têm ocorrido nos cultos hoje em dia [uma super ênfase na música], desprezam o louvor e fazem dele algo chato e ‘doloroso’. A Bíblia nos mostra que o cantar louvores é marca e evidência de uma vida cheia do Espírito Santo (At 16:25 24 Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam; Ef 5:19 18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor; Cl 3:16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações).
Cantemos com alegria, cantemos canções cristocêntricas, pois é isso que faremos pela eternidade (Ap 5:9;14:3;15:3)!

Isso já foi por volta da meia-noite! Aquela noite havia sido intensa: discussão por posição, Jesus lavou os pés dos discípulos, ensinou sobre o verdadeiro significado da Páscoa à luz da Sua morte, prometeu: a – o Espírito Santo; b – a traição; c – a ressurreição e agora tem mais uma promessa. Noite pesada, mas que ainda não havia chegado ao fim!

SAÍRAM PARA O MONTE DAS OLIVEIRAS” --- Após acabarem a ceia com o Salmo 118, Jesus se levanta e vai para o Monte das Oliveiras. Ele caminha para o monte com as palavras do Salmo 118 frescas em sua mente [118:1,5-24].

O Monte das Oliveiras era considerado como dentro dos limites de Jerusalém, apesar dele estar fora dos muros da cidade. Todos os judeus deveriam ficar em Jerusalém na noite da Páscoa, por isso Jesus e Seus discípulos não vão mais para Betânia.
Esse monte tem um aspecto messiânico muito importante e que não pode ser ignorado. É dele que Jesus começa a jornada para Jerusalém (11:1). Após os conflitos com os líderes, Jesus abandonou o templo e foi para esse mesmo monte [ecoando a visão de Ezequiel], aonde Ele fez o grande discurso apocalíptico (Mc 13:3). Assim como Jesus anunciou a Sua morte neste mesmo monte no capítulo 13, agora Ele anuncia outros detalhes importantes sobre o processo de Sua morte neste mesmo lugar.

v.27DISSE-LHES JESUS: ‘TODOS VOCÊS ME ABANDONARÃO’” (NVI) ou “E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim”(ACF)

Que choque! Mais uma vez as palavras de Jesus perfuram o coração daqueles homens. Naquela mesma noite, Ele havia dito que um deles iria traí-Lo (14:18), e agora o nosso Senhor diz que todos ficarão escandalizados nEle! Imagine a dor que não foi para aqueles onze homens ouvir essas palavras dAquele por quem eles haviam abandonado tudo para seguir.

VOCÊS ME ABANDONARÃO (NVI)” [Gk. ὅτι πάντες σκανδαλισθήσεσθε]
ABANDONAR/ESCANDALIZAR - σκανδαλίζωescândalo -- tropeçar e cair em algo, tropeçar em uma pedra ou em uma arapuca.
O sentido aqui é de que eles tropeçarão no próprio Jesus [escandalizareis em mim – Gk. σκανδαλισθήσεσθε ἐν ἐμοὶ] durante a jornada.

Essa mesma palavra foi usada em 4:17 – lá vemos como a tribulação é o fator que faz com que os supostos discípulos se escandalizem e parem de seguir a Jesus. Por isso o ‘escândalo’ tem um sentido de abandono! 

** A verdade é que todos nós caímos! Não existe homem perfeito. O único que nunca tropeçou foi Aquele que se tornou a nossa justiça – Jesus Cristo!

COMO TROPEÇAMOS?
- Satanás coloca coisas em nossos caminhos. A nossa própria carne e muitas vezes o nosso próprio Senhor coloca pedras em nossos caminhos para nos testar. Situações de dor e sofrimento são grandes causas de ‘escândalo’ em nossas vidas – quando questionamos a fidelidade de Deus.

O escândalo é definido por Jesus com a citação de Zacarias 13:7.

QUAL É O ‘ESCÂNDALO’?

v.27 “POIS ESTÁ ESCRITO: ‘FERIREI O PASTOR, E AS OVELHAS SERÃO DISPERSAS’”

O escândalo está ligado aos sofrimentos e à morte de Jesus. Quando o ‘Pastor’ for ferido, os discípulos abandonarão Jesus. Eles abandonarão Jesus por causa do medo, da tribulação. Ao verem o Pastor ferido, eles sentirão medo! Medo de serem mortos, medo de que tudo aquilo fosse apenas uma ilusão, medo de que tudo estaria acabado, medo de que eles fossem sofrer juntos com Jesus.
O ‘escândalo’ ou o ‘abandono’ não se trata da perda da salvação. Quando Jesus disse que eles iriam abandoná-Lo, Ele não estava dizendo que eles iam perder a salvação. Foi Jesus mesmo quem disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão” (Jo 10:26-27).

Jesus está falando de uma queda temporária, um tropeço momentâneo e temporário, como quando nosso compromisso e fidelidade para com Cristo são enfraquecidos e abalados. Isso ocorre com todas as pessoas, ocorreu com todos os heróis da fé e ocorrerá com todo homem e mulher que ama ao Senhor, pois não somos perfeitos.

Como Jesus sabia que todos iriam abandoná-Lo?
1 – Pois Ele era Deus e tinha onisciência.
2 – Pois as Escrituras já haviam profetizado isso. Jesus conhecia a Palavra de Deus.

Aqui Jesus cita Zacarias 13:7!
Zacarias 13:7-9 7 "Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro!", declara o Senhor dos Exércitos. "Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos. 8 Na terra toda, dois terços serão ceifados e morrerão; todavia a terça parte permanecerá", diz o Senhor. 9 "Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’."

O mesmo profeta que viu o Rei vindo sobre um jumentinho também apresenta esse mesmo Rei sendo rejeitado como Pastor e ferido pela espada do próprio Deus!

Jesus, que tem toda autoridade sobre as Escrituras, interpreta a passagem de Zacarias. Veja que no texto do Antigo Testamento há um imperativo: ‘fira o pastor’, mas aqui Jesus mostra quem ferirá o Pastor: “FERIREI O PASTOR”!

FERIREI – Yahweh é quem ferirá o bom Pastor. É a espada do Senhor dos Exércitos que irá ferir Jesus.
O Senhor Deus é o Diretor da trama, por isso é Ele quem realmente fere o Pastor. Não foi acidente, não foi fatalidade – foi da vontade de Deus!
Is 53:10 Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer.

O PASTOR – O termo ‘pastor’ era usado para liderança. No contexto de Zacarias, esse pastor é identificado como o companheiro de Yahweh – ele fica lado-a-lado com o Senhor.
Jesus mais uma vez se declara o verdadeiro pastor de Israel. Consequentemente, os outros líderes são falsos pastores!

E AS OVELHAS SERÃO DISPERSAS (Gk διασκορπίζω- dispersar, espalhar) – As ‘ovelhas’ são os discípulos de Jesus. Assim que o Pastor entrou no processo de ser ferido, as ovelhas foram literalmente dispersas (ver 14:50)! Cada um dos discípulos seguiu seu próprio caminho.

A GRACIOSA ELEIÇÃO ou a ELEIÇÃO INCONDICIONAL:
O mais maravilhoso de tudo isso é a graça de Deus na pessoa de Jesus. Ele sabia desde o começo que todos os seus queridos discípulos iriam abandoná-Lo no fim, e mesmo assim Ele os escolheu.
Veja que a escolha não está baseada em uma pré-noção ou pré-onisciência de algo bom que será realizado por esses homens, mas somente na graça de Deus. Jesus sabia que, na hora mais difícil, todos eles iriam abandoná-Lo e mesmo assim Ele os escolheu para serem seus discípulos.

Assim também ocorre conosco. Jesus não nos escolheu porque viu algo bom e bonito em nós, mas porque foi do agrado dEle ter misericórdia de nós. Isso é um amor incondicional, uma eleição incondicional: não está condicionada às nossas atitudes e ações, mas somente e unicamente à graça de Deus.
Rm 9:11-16 11 Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, 12 não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo". 13 Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". 14 E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! 15 Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". 16 Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

Tt 3:5 4Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, 5não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Percebamos quão bem o Senhor teve presciência da debilidade e da fraqueza dos seus discípulos... Contudo, a presciência de nosso Senhor não O impediu de escolher aqueles doze discípulos para serem seus apóstolos. Pelo contrário, permitiu-lhes serem seus amigos e companheiros íntimos, tendo perfeito conhecimento, desde o principio, do que eles fariam no futuro. Cristo concedeu-lhes o grande privilegio de estarem continuamente em sua companhia e ouvirem a sua voz, apesar de estar plenamente cônscio da melancólica debilidade e da pequenez da fé que eles mostrariam, no final do seu ministério terreno. Esse é um detalhe notável, que merece estar continuamente em nossa memoria.(J.C. Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 186)

Quando eu olho para essas palavras de Jesus: “vocês me abandonarão” [prevendo a falha de todos eles] e reflito na escolha incondicional do Pai, meu coração transborda de gratidão, isso é de quebrantar o coração dos eleitos! Apesar de todas as nossas falhas, Ele nos amou e nos salvou!

TODOS NÓS CAÍMOS NESSE MESMO PECADO:
Quão fácil é para nós olharmos para essa passagem e nos esquecer de quantas vezes nós tropeçamos no medo e abandonamos Jesus. Estou falando de um abandono temporário e momentâneo! Olhe para sua semana e pense quantas vezes você abandonou o Senhor por vergonha de sofrer algum tipo de repressão!

Pv 29:25 Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.

Muitas vezes agimos igualzinho a esses onze homens – tememos as reações dos homens: o desprezo, a zombaria e a rejeição – e, consequentemente, tropeçamos na Rocha e caímos.

"’Se você nunca se envergonhou de proclamar abertamente o evangelho, isso não é porque você é uma pessoa muito corajosa, mas é porque, provavelmente, você não entende o evangelho.’ Porque se você realmente proclamar o evangelho completo, você tem que enfrentar o pecador de uma maneira que fará com que ele rejeite você e a sua mensagem. E isso pode levar-nos ao silêncio." (John MacArthur citando Matin Lloyd-Jones)

Mas história não encerra com o ‘Pastor’ ferido e as ‘ovelhas’ escandalizadas e dispersas!
v.28 Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia
Em todas as vezes que Jesus profetizou sobre a Sua morte Ele também falou sobre a glória da Sua ressurreição (8:31; 9:31; 10:33-34; 14:23-25). Aqui não é diferente!
Isso é o evangelho! Há condenação, morte e traição, mas há também esperança e vitória!
Mas os discípulos estão tão desatentos que eles perdem esse maravilhoso conforto das palavras de Jesus. Assim também ocorre conosco: quantas verdades, exortações e promessas nós lemos na Bíblia e logo em seguida nos esquecemos! Que possamos orar e clamar por um coração e uma mente cuidadosa com cada palavra proferida pelo nosso Senhor.

OBSERVEMOS:

1) A SOBERANIA DE CRISTO --- Ele sabia de tudo! Ele sabia que: 1) Haveria um homem carregando um pote de água no meio da multidão. 2) Que Judas iria traí-Lo. 3) Que os outros onze iriam abandoná-Lo. 4) Mas Ele sabia também que a morte não ia ser o fim!
A morte não seria o fim, pois Ele tinha a chave da morte. Nada pegou Jesus de surpresa!

2) A MISERICÓRDIA DE CRISTO --- ‘irei adiante de vocês para a Galiléia’ – o sentido é de ir à frente para agrupá-los e protege-los.
Mesmo com o abandono da parte deles, o Senhor ainda teria misericórdia deles!
A imagem é dos pastores na região da Palestina que andavam na frente do rebanho, liderando e abrindo caminho [Jo 10:3-4  O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz].

A imagem de Jesus buscando e liderando as Suas ovelhas, cumprindo assim Ezequiel 34:11- 12: ‘Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei. 12 Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas.

Isso mostra o perdão de Cristo para com Seus discípulos! Eles se envergonharão de Jesus, mas Jesus não se envergonhará deles! Eles abandonarão o Senhor, mas o Senhor os ajuntará!
Hb 2:11 Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.
Mt 28:10 [após a ressurreição] Então Jesus lhes disse: "Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão".

Quão maravilhoso é saber que temos perdão dos pecados!

É exatamente isso o que ocorre no decorrer da história: 1- todos abandonam Jesus (14:50); 2- Jesus agrupa as Suas ovelhas dispersas (16:7).

v.28Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês PARA A GALILÉIA’ – A região da Galiléia foi o centro ministerial de Jesus. Galiléia é o lugar de descanso, enquanto Jerusalém é o lugar de sofrimento e morte. Galiléia é o lugar da ressurreição e da restauração! Esse também é o lugar para começar a missão mundial – a Galiléia dos Gentios [Is 9:1 Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão].

Jesus os alertou sobre o que estava para ocorrer – as ovelhas estavam para fugir! Mas essas ovelhas não gostaram do que ouviram e contradisseram o Pastor!

II – AS OVELHAS ‘VALENTES’ (VS.29-31)
29 Pedro declarou: "Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!" 30 Respondeu Jesus: "Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará". 31 Mas Pedro insistia ainda mais: "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". E todos os outros disseram o mesmo.

V.29Pedro declarou: "Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!"
Como sempre Pedro é o primeiro a protestar, Ele é o primeiro a abrir a boca. Essa é uma das características de Pedro: ser falastrão! Mas em nenhum lugar a Bíblia louva essa atitude de Pedro. Não tem nada de positivo nessa atitude. Abrir a boca sem pensar e falar o que está na ‘mente’ é pecado. Ser falastrão, falar sem pensar é pecado e faz parte da sua antiga natureza [Cl 3:5-8 5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, 7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. 8Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar].

A Bíblia enfatiza várias vezes o cuidado que o cristão deve ter com o que fala e como fala:
Pv 10:14 Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite à ruína; Pv 10:19 Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio; Pv 13:3 Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando; Pv 18:7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço/armadilha para a sua alma.

Cuidado com a ideia de que ser falastrão faz parte do seu caráter. Ser falastrão e falar sem pensar faz parte da sua natureza terrena e deve ser mortificada!

Veja que Pedro falou o que passou na mente dele naquela hora e, ao abrir a boca sem pensar, ele humilha os seus amigos e se mostra arrogante!
Pv 11:12 “O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua” (NVI). “O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado.”(ACF). Isso ocorre conosco quando abrimos nossas bocas sem pensar e sem refletir. Muitas vezes ridicularizamos os nossos vizinhos [mesmo sem intenção ou em forma de brincadeira].
Ef 4:29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

* Muitas vezes o falar demais está ligado à falta de domínio próprio. Assim era Pedro: um homem impulsivo. Quando alguma coisa o irritava, ele falava mesmo. Jesus disse que eles iam abandoná-Lo, Pedro se irritou e sem controle nenhum começou a falar o que veio na mente. A Bíblia condena a falta de domínio próprio.
Pv 25:28 Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se; Pv 16:32 Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade; Gl 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Que possamos cultivar, clamar e lutar para termos domínio próprio. Em casa: cuidado com o que você fala para sua esposa, para o seu marido e filhos. Na igreja: cuidado com o que você fala para os seus irmãos – pense antes de falar e brincar, veja se será para a edificação. No trânsito, na escola...

Que possamos imitar Pedro no que é louvável: a vontade de seguir a Jesus, a ousadia de proclamar o Evangelho (como vemos em Atos), o encorajamento para com os irmãos (vemos em I Pedro) e os cuidados com falsos ensinos (II Pedro) – mas não a sua carnalidade e seus pecados!

V.29 – PEDRO DECLAROU: "AINDA QUE TODOS TE ABANDONEM, EU NÃO TE ABANDONAREI!"
Ele podia ver os outros fugindo, mas não ele! Ele era a rocha, como podia Jesus dizer que ele ia cair?! Ele era quem derrubava os outros, como podia Jesus dizer que a rocha ia tropeçar?
Veja como ele se coloca acima dos outros. Ele acha que ele é bom e forte o suficiente para fazer o que nenhum dos outros irá conseguir fazer.
Pedro não só peca em falar sem pensar, mas também ao se colocar acima dos outros! Isso é orgulho. Alguns podem ver isso como valentia e coragem, mas na verdade é orgulho.
Pv 16:18 O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. 19 Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos.

Essa história fica mais clara com o contexto todo. Lucas 22:24 nos diz que, durante a ceia da Páscoa, os discípulos discutiram entre eles sobre quem era o maior do grupo (“Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior”). É nesse contexto que Jesus lava os pés dos discípulos (Jo 13:1-17). João 13:31-38, nos fala do que ocorreu dentro da sala de jantar: lá Jesus falou particularmente sobre Pedro.
Agora, em Marcos 14:26-29, o Senhor Jesus já está no Monte das Oliveiras e diz que todos eles irão abandoná-Lo. Pedro já estava incomodado e provavelmente irritado com a declaração de Jesus durante a ceia e assim que Jesus declara que todos O abandonarão, Pedro não se controla e abre a boca. O orgulho dele já havia sido confrontado e ele não havia gostado.
Pedro acha que consegue fazer tudo sozinho! Ele confia em sua própria força.

Além do desprezo para com os outros discípulos, Pedro despreza as palavras de Cristo! Ele quer corrigir as palavras de Jesus.

Portanto, Jesus vai mais fundo. Jesus coloca o dedo na ferida de Pedro.
v.30 Respondeu Jesus: "Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará".
Asseguro-lhe que ainda hoje” –Gk. ἀμὴν λέγω σοι – “em verdade te digo Pedro”. O orgulho de Pedro é confrontado com o ‘amen lego’ de Jesus!

ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará
As palavras de Jesus ficam ainda mais duras e mais pessoais. Veja que o foco vai para Pedro. Jesus afirma que, em poucas horas, o tão valente Pedro irá não só abandonar Jesus, mas também negá-Lo! Antes que a noite se acabe, Pedro terá negado o Senhor três vezes.

Pedro aqui está sendo corrigido, confrontado e exposto publicamente pelo Senhor Jesus. Isso tudo se dá por causa da falta de domínio próprio. Ele escutou essas duras palavras de Jesus na frente dos outros porque ele não teve humildade de deixar as palavras de Jesus confrontar o seu orgulho e por não ter clamado por misericórdia.
A reação mais esperada seria algo como ‘Senhor o que posso fazer para não te abandonar?’ ou ‘Senhor me ajude a não te abandonar!’, mas ao invés disso, Pedro repreende as palavras de Jesus.
** Assim também acontece com muitos de nós: ouvimos ou lemos os mandamentos de Deus e, quando a Palavra vai contra a nossa vontade, quando a Palavra confronta nosso pecado, então nós agimos como Pedro – repreendemos e nos recusamos a aceitar as duras palavras do nosso Senhor. E quanto mais duro fica o nosso coração, mais dura é a repreensão do Pai.

você me negará” – Gk. ἀπαρνέομαι (aparneomai) — rejeitar, desassociar. Jesus diz que ação de Pedro será pior do que a dos outros. Ele não só o abandonará como também rejeitará o Messias. Ele tentará se desassociar de Jesus.

antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará” – ‘Essa noite, antes que o galo levante sua voz pela segunda vez para anunciar a chegada da manhã, você, Pedro, levantará sua voz não apenas duas vezes, mas três vezes para anunciar a fraqueza do seu comprometimento para comigo!’.

três vezes você me negará -- Isso não fala apenas de um ‘escorregão’, mas de uma rejeição intencional. ‘Três vezes’ fala de algo além de uma fraqueza momentânea, fala de uma rejeição meditada.

Jesus vai ainda mais fundo e diz quando, quem, quantas vezes e quando isso irá acontecer. Escutar algo tão preciso do nosso Senhor deveria ter levado Pedro a cair de joelhos clamando por misericórdia, mas não é isso que ocorre.

Se a ideia de um possível abandono já era inimaginável para Pedro, quanto mais a ideia de rejeição! Por isso a resposta dele é ainda mais dura e ele fica ainda mais ofendido:
v.31 Mas Pedro insistia ainda mais: "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". E todos os outros disseram o mesmo.

MAS PEDRO INSISTIA AINDA MAIS” --- Ele ficou ainda mais indignado e mais confiante em si mesmo: “EU NUNCA TE NEGAREI”. No grego, há um negativo duplo enfatizando a impossibilidade de aquilo acontecer.

E todos os outros disseram o mesmo” --- Os outros onze acreditam ser fortes o suficiente para não se escandalizarem. Um bando de homens orgulhosos! O orgulho vai cegando cada vez mais a pessoa – o orgulho endurece cada vez mais o coração. Ao invés de clamarem por misericórdia, eles alegam serem bons e fortes o suficiente para não caírem.

O final da história nós já sabemos: Pedro nega Jesus três vezes naquela mesma noite e todos fogem!

Qual a diferença entre o pecado de Pedro e O de Judas? Por que esses homens foram restaurados e Judas não?
Pedro e Judas eram apóstolos de Jesus, escolhidos por Ele para ministrar. Os dois passaram o mesmo tempo com Jesus, viram juntos a mão poderosa de Jesus e ainda assim tiveram finais bem diferentes. Judas se matou e Pedro se tornou o grande pregador da igreja primitiva. Qual foi a diferença?
Muitos respondem que a diferença entre Judas e Pedro é que Pedro decidiu se arrepender. Muitos acham que a diferença entre Judas [que se suicidou] e Pedro [que se tornou o grande pregador da igreja primitiva] está na decisão pessoal de cada um.
O grande diferencial entre Pedro e Judas não está na atitude individual, não está na ação pessoal de um deles, mas está na ação de Jesus!

Lucas 22:31-32 "Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. 32 Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça [não seja totalmente escurecida e apagada como um eclipse]. E quando você se converter [se levantar da queda], fortaleça os seus irmãos".

A diferença entre Pedro e Judas é uma só: Jesus estava orando por Pedro.
Pedro tinha um Intercessor,  mesmo quando ele negou Jesus – Jesus já havia rogado e continuaria rogando pela vida dele.
Jesus não orou por Judas.
Jo 17:9-12 Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. 10 Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles. 11 Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. 12 Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Essa oração, como vimos no começo da pregação, não está ligada a nenhuma boa ação da parte de Pedro, mas exclusivamente à misericórdia de Deus!
Assim acontece com todos os eleitos de Deus. Nós pecamos, caímos, negamos Jesus em várias ocasiões por temor a homens, mas temos um Intercessor, um Sumo Sacerdote que ora por nós. Jesus roga pelos Seus e o Espírito Santo escuta as orações e move os corações dos eleitos trazendo arrependimento (não remorso carnal, como foi com Judas) e mudança. O eleito mostra mudanças! Deve haver mudança – pois Jesus está intercedendo e o Espírito está movendo!
Rm 8:29-39 (v.34); I Jo 2:1 Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 2 Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo; Hb 7:22-25 Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior. 23 Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; 24 mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. 25 Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

CONCLUSÃO:
Não esqueçamos a transformação que esses homens passaram. Em nenhum momento eles escondem de nós as suas falhas. Pedro é quem ajudou Marcos a escrever esse livro e ele faz questão de mostrar quão falho ele era.
Que possamos olhar para essa história e nos maravilharmos e nos prostrarmos diante da soberana misericórdia de Deus!
Misericórdia fala de algo que deveríamos receber [isto é, condenação], mas não recebemos.
Que possamos lembrar que toda a obra da salvação e a nossa transformação é resultado da misericórdia do nosso Senhor.

Que possamos aprender sobre a importância de controlar nossas bocas. Que possamos orar e vigiar para termos domínio próprio e consequentemente controle sobre as coisas que falamos.

Que possamos aprender sobre o perigo do orgulho. Que possamos fazer como Tiago nos ensina: Tg 4:11-16  11 Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. 12 Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? 13 Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". 14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. 15 Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". 16 Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.

Que possamos olhar para essa história e nos alegramos na verdade de que os escolhidos de Deus têm a salvação, não por causa de obras boas, mas por causa de Jesus Cristo – que está a direita do Pai intercedendo pelo Seu povo.
Que possamos correr para esse Sacerdote misericordioso, que possamos clamar por misericórdia em nossas vidas todos os dias.

Em nossos corações ocultam-se as sementes de todas as espécies de iniquidade. Essas sementes precisam apenas de ocasiões convenientes para brotarem com uma danosa vitalidade. ‘Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia’ (ICo10.12)... A nossa oração diária deve ser: Sustenta-me, ó Senhor, e estarei seguro!’ (J.C. Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 188)

Nenhum comentário:

Postar um comentário