quinta-feira, 22 de março de 2012

Marcos 14:12-21 - A Ceia com o Senhor: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus Pt. 3

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 14:12-21
Título: A Ceia com o Senhor: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus
Parte III
Pregado na manhã de Domingo, do dia 18 de Março de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:12-21  12 No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa?" 13 Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no 14 e digam ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos?’ 15 Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós". 16 Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa. 17 Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze. 18 Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo". 19 Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: "Com certeza não sou eu!" 20 Afirmou Jesus: "É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato. 21 O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido".

Introdução:
O teólogo e filósofo alemão Albert Schweitzer chegou à conclusão que Jesus ficou tão encantado com a ideia messiânica que Ele se tornou uma vítima das Suas próprias pregações. Para Schweitzer a morte de Jesus foi um acidente histórico – criando na teologia a chamada Teoria do Acidente! Para ele e muitos outros a morte de Jesus foi um terrível acidente, não planejado e não esperado.
O grande problema com essa teoria é que ela vai totalmente contra os ensinos da Bíblia. A Bíblia nos mostra um Deus que nunca é pego de surpresa. Ele sempre está à frente de tudo e todos!
Essa soberania e controle sobre todos os eventos do mundo ficam ainda mais claros quando estudamos a vida de Jesus. O controle e domínio de Deus sobre cada detalhe da vida de Jesus são maravilhosos e dignos de serem adorados e reverenciados!
O que desejo nesses sermões em Marcos 14 é mostrar o controle de Deus e de Jesus sobre todos os detalhes. Que possamos ver a glória de Deus e de seu Filho amado não só na cruz, mas em todo o processo que levou Jesus àquele lugar tão abominável e tão cheio de graça! 

CONTEXTO:
Após o grande discurso precursor da crucificação e ressurreição de Jesus (cap.13) – entramos na parte do Evangelho de Marcos que ele tanto enfatiza: a paixão de Jesus! Como nós vimos na ministração passada - dos 661 versículos encontrados em Marcos – 128 focam na paixão do nosso Senhor [aprox. 20% do livro está nos capítulos 14-16].
14:1-2 nos mostra o plano dos líderes de Israel de matar o Cordeiro de Deus, mas não na Páscoa. Ao mesmo tempo em que nós vemos os líderes de Israel tramando a morte de Jesus, somos lembrados que a trama já estava toda pronta nos planos de Deus – seria na Páscoa, quando os líderes não queriam [Salmo 2]. Os versículos 3-11 nos mostram duas coisas importantes: 1) as duas reações que Jesus traz – a mulher que O adora de forma extravagante (tratando Jesus como o Senhor) e Judas que O rejeita de forma extravagante (tratando Jesus como um escravo); 2) além do contraste de reações para com Jesus, nós somos informados como o plano de Deus para crucificar Jesus na Páscoa foi cumprido – através de Judas! Judas ‘mudou’ os planos dos líderes!
Continuamos, agora, andando com o nosso Senhor durante Seus últimos dois dias – conhecendo outros personagens importantes e como o majestoso Diretor desenrolou toda a trama do evento mais importante na história da humanidade!

Divisão do Estudo:
i – a soberania de cristo sobre os preparativos (vS.12-16)
II – a soberania de cristo sobre a traição (vs.17-21)

I – A SOBERANIA DE CRISTO SOBRE OS PREPARATIVOS (VS.12-16)
12No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa?"

v.12No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal
O primeiro dia da Páscoa era o dia 14 de Nisã. Como vimos a Páscoa e a festa dos Pães sem Fermento se tornaram uma só festa. Naqueles dias eles marcavam o dia de duas formas diferentes: 1) do nascer ao nascer (das 6 da manhã às 6 da manhã); 2) do por ao por sol (das 6 da tarde às 6 da tarde). Devido ao grande número de pessoas que iam até Jerusalém para terem seus cordeiros mortos no templo [mais de 1 milhão de pessoas], foi necessário estabelecer dois sistemas de tempo. Os judeus da Galiléia (norte) tinham seus cordeiros mortos e comiam a ceia na quinta-feira, enquanto os judeus da Judéia (sul) celebravam na sexta-feira.
Marcos está se referindo à quinta-feira.

MODERNO
CALENDÁRIO da GALILÉIA
CALENDÁRIO
da JUDÉIA
Meia-noite



6 da manhã




Meio-dia




6 da tarde

      14 de Nisã


Meia-noite




6 da manhã


    
14 de Nisã
Meio-dia




6 da tarde

  15 de Nisã


Meia-noite










os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa?"

Aqui Marcos nos apresenta o quinto personagem da trama:
5° Personagem: Os Discípulos!
Os Doze fazem uma pergunta que era normal e esperada. Eles deveriam participar da Páscoa dentro de Jerusalém – a cidade estava lotada, provavelmente não havia mais vagas nas casas, já é quinta-feira – por isso é de se esperar que eles perguntem a Jesus.

Observemos que:
1 – Eles vão para Jesus, pois esses homens sabem que Jesus tem tudo sob Seu controle. Que fique claro para todos nós que só o nosso Senhor Jesus tem a solução!

2 – “Aonde queres que vamos?”, que essa seja sempre a nossa atitude. Essa é a pergunta que sempre devemos fazer: ‘Senhor, aonde eu devo ir?’, ‘Meu Senhor, aonde Tú queres que eu vá?’. É Cristo Jesus quem deve direcionar os nossos passos. Que toda questão em nossa vida seja direcionada primeiramente ao nosso Senhor! Como escravos de Cristo essa é a nossa obrigação!
Seja com relação a relacionamentos, empregos, escola, casa – que tudo seja levado primeiramente ao nosso Senhor!

E PREPAREMOS A SUA REFEIÇÃO” – No Gk. diz, “para que você possa comer a Páscoa” (ἵνα φάγῃς τὸ πάσχα) – enfatizando que Cristo é o centro de tudo.
Muitos querem saber o local para que eles próprios sejam satisfeitos, muitos querem uma resposta de Jesus para que eles mesmos recebam a glória. Aqui aprendemos que devemos perguntar tudo a Jesus para que através de Sua resposta Ele mesmo seja glorificado!

Apesar de muitas fraquezas já exibidas nos discípulos não podemos agora deixar de lado esse grande exemplo de atitude. Que assim como eles, nós nos acheguemos a Cristo buscando uma resposta para as nossas dificuldades para que Ele seja glorificado!

v.13Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no

Nós podemos ver como nosso Senhor e Salvador nunca é pego de surpresa. Os vs.13-15 mostram mais uma vez a soberania de Cristo no processo toda da Sua crucificação.

Então ele enviou dois de seus discípulos” – Lucas 22:8 nos diz que os dois discípulos eram Pedro e João. Naqueles dias apenas duas pessoas da família podiam entrar no templo para assistir o processo do sacrifício do cordeiro, por isso Jesus envia os dois.

6° Personagem: Um Homem!
"Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês” --- Assim como na história do jumentinho, em Marcos 11, nós podemos ver como Jesus já havia planejado e acertado tudo. Essas coisas não foram por acaso! Jesus já havia pré-estabelecido todos os detalhes de Sua morte!

um homem carregando um pote de água” – Esse é o grande diferencial, pois naqueles dias eram as mulheres quem buscavam e carregavam água. Quando os homens iam eles não usavam potes (κεράμιον), mas sim odres [era como um cantil].

virá ao encontro de vocês. Sigam-no” – Não seria um acidente de percurso, o homem estava lá esperando para encontrá-los (ἀπαντάω). Tanto os discípulos como o homem já sabiam o que era para ser feito.

7° Personagem: O Dono da Casa!

V.14e digam ao dono da casa em que ele entrar” --- O que tudo indica é que o homem que carregava o pote de água era o escravo do dono da casa.
Quem é o dono da casa? Não sabemos ao certo. Mas o texto nos dá algumas dicas!

digam ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos?’”

Esse código (password) ou senha nos mostra que:
1 – O dono da casa era um discípulo de Jesus. Veja que o começo da senha é “o MESTRE pergunta”. Mestreδιδάσκαλοςesse homem tem Jesus como seu grande professor de teologia, ele tem Cristo como o seu amado instrutor. Mas o dono da casa não tem Jesus só como um grande mestre de ensinos!

2 – “Onde é o meu salão” – Ele não é só um discípulo, mas também um escravo de Cristo. Esse homem entende que tudo o que ele tem é primeiramente do Senhor Jesus.
Como você se sentiria se Jesus dissesse isso a você? No coração de muitos a frase de Jesus seria mudada para o ‘seu salão’, pois não gostam da ideia que tudo o que temos pertence a Jesus!
Que maravilhoso exemplo de um servo fiel. Ele entende que apesar de ser o ‘senhor da casa’ (οἰκοδεσπότης), ele não passa de um escravo do seu Senhor. Ele entendeu as palavras de Lucas 14:33 - Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

Como você tem usado os bens que Deus colocou sob o seu cuidado? Como está o seu coração com relação aos bens materiais?
Que possamos ser como esse desconhecido discípulo que entendeu e aplicou o conceito de que tudo o que temos deve ser usado para o Senhor de todas as coisas! [sua casa, seus bens, sua família, seu carro...]

Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos?

A Páscoa era celebrada em família.
Jesus vem mostrando através do evangelho de Marcos quem é Sua nova família! Todo discípulo de Jesus tem uma nova família – a família de Cristo.
A cultura em que vivemos nos diz que a família de sangue é a prioridade. Muitos cristãos ignoram as atividades com a família da igreja para estarem com a família natural.
A Bíblia nos ensina que a prioridade do cristão é a nova família em Cristo! Gl 6:10 -  Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé; Ef 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus
Jesus enfatiza o que Ele já havia ensinado (3:31-35;10:28-31).
Que privilégio e honra foi para aqueles homens poderem celebrar a Páscoa com a nova família deles. Que honra é para o cristão poder ter uma família em Cristo! Que seja a nossa prioridade a família da fé. Quando passamos tempo com os irmãos, irmãs, filhos e pais em Cristo somos mais ‘afiados’ e crescemos em santidade!

Vs.15-1615 Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós. 16 Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa.

O ‘salão de hóspedes’ (κατάλυμα) era uma sala aonde os visitantes ficavam. Ficava na parte superior da casa e era acessada por uma escadaria externa. Muitos rabinos encontravam com seus alunos nesses tipos de salões.

** Alguns teólogos acreditam que essa era a casa de João Marcos e que essa mesma casa é a que vira o ponto de encontro dos cristãos mais tarde (At 1:13).

v.16 – “Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito
Tudo preciso! Tudo perfeito! No meio da multidão de milhares de pessoas o plano de Jesus é perfeito!
A soberania de Cristo sobre os preparativos! Em cada detalhe e em cada palavra vemos os planos perfeitos do nosso Senhor sendo cumpridos! Sl 33:11 Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações; Is 25:1 Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, os teus planos são fiéis e certos.

“E prepararam a Páscoa” --- No meio de toda a soberania de Deus nós vemos a responsabilidade dos discípulos! A maravilhosa combinação da suprema soberania de Deus cooperando com a responsabilidade dos homens!
Que a obediência dos discípulos seja fonte de inspiração para as nossas vidas! Veja que Jesus ordena algo totalmente fora do comum, mas em nenhum momento Pedro e João questionam!

Vejamos também que eles não só começaram, mas também terminaram! Muitos começam em obediência, mas logo desistem e param no meio do caminho.
Que sejamos como esses dois homens – obedientes ao nosso Senhor!

II – A SOBERANIA DE CRISTO SOBRE A TRAIÇÃO (VS.17-21)
17 Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze. 18 Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo". 19 Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: "Com certeza não sou eu!" 20 Afirmou Jesus: "É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato. 21 O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido".

v.17 – ‘Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze’ --- A Páscoa era comida ao anoitecer (Ex 12:8). Jesus chega com a ‘gangue’ toda.
Provavelmente o motivo do mistério todo sobre o lugar, onde eles celebrariam a Páscoa, foi devido aos planos de Judas. Jesus oculta de Judas o lugar para que Ele tenha tempo para ensinar tudo o que é preciso antes de Sua morte.

Agora entramos na última refeição de Jesus com os Doze. Essas são as últimas horas depois de ter passado aproximadamente 3 anos com esses homens. Muita coisa acontece aqui (discussão entre eles sobre quem era o maior, Jesus lava os pés dos discípulos, fala sobre o Espírito Santo...) nessas últimas horas! Mas Marcos quer nos levar logo para a cruz!

V.18Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo"

QUANDO ESTAVAM COMENDO” --- No princípio os judeus comiam a Páscoa de pé, mas com o passar do tempo eles foram mudando os costumes e passaram a comer reclinados como uma longa festa, celebração. A soberania de Deus sobre os costumes dos homens deve ser vista, pois é a partir desse novo costume de deitar e passar longas horas conversando que Jesus irá usar Seu tempo para ensiná-los várias verdades.

O que devemos notar é que a refeição era um lugar e tempo de confiança. Muitas alianças e negócios eram realizados nos contextos de refeições, pois comer com alguém era simbolismo de fidelidade. Ter uma refeição com alguém representava seu carinho, amizade e confiança para com aquela pessoa.

Jesus disse: ‘Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo’” – É um choque em todos! Como poderia alguém que estava lá - comendo com Jesus – traí-Lo? Isso era um absurdo: comer com alguém com quem você irá trair!  
Trair um amigo depois de uma refeição com ele era, e ainda é, considerado como o pior tipo de traição no Oriente Médio [cf. Ps. 41:9](http://www.soniclight.com/constable/notes/pdf/mark.pdf)

ME TRAIRÁ” – Jesus já havia falado que Ele seria entregue aos Seus adversários (9:31;10:33), mas é aqui que Ele nos informa quem será o agente dessa entrega – um dos Doze!
TRAIR – Gk. παραδίδωμι  -- entregar. Era usado para a entrega de ladrões e escravos. Jesus afirma que será um dos Doze que irá entregá-Lo nas mãos dos homens!

Mas muito além de mostrar que era um absurdo no meio daquela maravilhosa refeição haver um traidor, o texto nos revela a soberania de Cristo em saber de todos os detalhes! Diferente da teoria de Schweitzer, Jesus não foi pego de surpresa. A traição dEle não foi um acidente, já havia sido prometida nas Escrituras [Sl 41:9 Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, voltou-se contra mim].

v.19 – “Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: ‘Com certeza não sou eu!’"
As palavras de Jesus foram extremamente duras para aqueles homens que haviam abandonado tudo para seguí-Lo! Onze dos doze discípulos realmente amavam a Jesus com tudo o que eles tinham, eles haviam largado tudo para estar com Jesus (10:28) – essas palavras de Jesus cortaram o coração deles.

ficaram tristes” – Gk. λυπέω – “sentir uma dor emocional profunda (profunda tristeza), ou seja, uma grande dor. lypéō é uma dor muito intensa e, portanto, é usado até mesmo para com a dor de parto (cf. Gn 3:16, LXX)” (http://concordances.org/greek/3076.htm).
A tristeza foi tão profunda que doeu no interior deles. Eles não esperavam isso de ninguém!
Traição traz uma das maiores dores que alguém pode sentir, pois se trata de uma ruptura total para com uma decisão anteriormente estabelecida. Traição fala de infidelidade e rejeição.

Nossa identidade em Cristo não nos isenta desse tipo de sofrimento! Não é porque você é um cristão que esse tipo de crime nunca irá ocorrer com você. Pelo contrário, nossa identidade em Cristo  nos leva a participarmos dos Seus sofrimentos. E um dos sofrimentos que nos aguarda é o de sermos traídos por pessoas próximas! Jo 15:20 “Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês.” É triste, doloroso e gera revolta, mas os que seguem os passos de Jesus não estão livres dessa dor!
Fp 3:10-11 Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
 “Aqueles que desejam apenas conhecer o poder de Cristo, mas não os Seus sofrimentos não desejam de fato conhecer o Cristo da Bíblia.(http://www.albanycrpc.org/Site/SermonDocs/A%20Traitor%20and%20The%20 Sovereignty%20of%20God.pdf)

e, um por um, lhe disseram: ‘Com certeza não sou eu!’ – Onze dos doze discípulos estavam verdadeiramente angustiados com a declaração de Jesus. Eles, até aquele momento, não sabiam quem era. Eles sabiam que os fariseus, os escribas, os saduceus e os outros líderes de Israel queriam a morte de Jesus, mas eles não imaginavam que havia um dentro deles!

Esse foi um importante momento para eles se auto examinarem! Todos nós precisamos de momentos em que somos confrontados com a verdade para examinarmos e repensarmos sobre o nosso amor e fidelidade para com Cristo Jesus! Devemos examinar nosso caráter, nossa profissão fé, nosso estilo de vida – e muitas vezes isso ocorre quando a Palavra de Deus nos perfura.
II Cor 13:5 Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos.

O Senhor tencionava ensinar a toda a sua igreja, ao redor do mundo, que a ocasião em que nos aproximamos da mesa do Senhor deve ser marcada por um diligente auto-exame.(J.C.Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel, pg 182)

Isso nos mostra quão hipócrita era Judas! Judas era o mais belo e mais perfeito de todos os hipócritas! Ele é uma pessoa para quem devemos olhar e nos questionar se há em nós algo semelhante a ele. Como está o seu coração? Qual a sua motivação para seguir a Jesus?

v.20 Afirmou Jesus: "É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato
É UM DOS DOZE, ALGUÉM QUE COMIGO COME DO MESMO PRATO” --- enfatiza a proximidade do traidor. É alguém que passou anos ministrando com Jesus, dormindo e comendo com Ele. É uma forma de reforçar de que será um deles que está naquela ceia, pois todos ali comiam do mesmo prato.

Por que Jesus não falou o nome de Judas?
1 - A resposta de Jesus protege Judas, pois se Ele falasse que Judas iria traí-Lo os outros discípulos iriam, provavelmente, estragar o plano.
2 - É uma forma de fazer com que os discípulos vigiem!

v.21 O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido

VAI COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO” – Tem o mesmo sentido de uma um mandato. Isso deve (dei) ocorrer [8:31;9:12], pois já foi pré-estabelecido! [Is 50:6;53; Sl 22; Sl 41:9; Miq 5:1].
No meio do caos, no meio da tribulação Ele acalma o coração dos Seus discípulos lembrando-os que tudo aquilo já estava prometido e deveria ocorrer! Mesmo quando os sofrimentos são certos, nós podemos descansar na certeza de que o nosso Senhor tem tudo em Suas mãos!

“MAS AI” – Isso fala de terrível condenação e julgamento. O ‘mas’ – conjunção adversativa – contrasta a soberania de Deus com a condenação sobre Judas.

Aqui vemos novamente o maravilhoso (e muitas vezes incompreensível) paradoxo da soberania de Deus e da responsabilidade do homem!

A soberania de Deus tem sido claramente vista em todos os detalhes, mas não corramos para o extremo dos hiper-calvinistas que tiram toda responsabilidade do homem. A verdade de que Deus é soberano sobre todas as coisas e a responsabilidade do homem para com suas ações são duas verdades que correm por toda a Bíblia:
Na vida de José vemos a soberania de Deus e a responsabilidade do homem - Gn 45:5 Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês;50:20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.
Ao usar a maldade dos assírios para trazer julgamento em Israel – Isaias 10:5-19 [v.7 – Deus usa a maldade do homem, sem o homem saber, para cumprir os Seus justos propósitos e trazer glória ao Seu nome!]

At 4:25-28 [a igreja toda declara isso] 25Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão? 26 Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’. [Deus já havia pré-estabelecido e pré-ordenado isso] 27 [a responsabilidade do homem] De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. 28 Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

E uma coisa que precisa ficar claro é que a soberania de Deus não alivia a responsabilidade do homem.
Não é porque Deus usou Judas que ele foi perdoado. Não é porque o Senhor usa a maldade de algumas pessoas que essas pessoas se tornam inocentes (Is 10:12). O fato de Deus usar a ira dos homens para a Sua própria glória não desculpa esses homens da ira de Deus!

Por mais difícil que seja de compreendermos a soberania de Deus e a responsabilidade do homem são alicerces da fé cristã. Deus é soberano sobre todas as coisas – até mesmo sobre a salvação e conversão do homem, mas em nenhum momento essa verdade nega a responsabilidade do homem.
At 2:23 Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus [soberania de Deus] ; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz [responsabilidade do homem].

Judas tinha as suas próprias vontades – que eram carnais e malígnas, e o nosso Senhor usou tudo para levar o Seu amado Filho para a cruz! Deus de forma soberana venceu o pecado de Judas para promover a salvação do Seu povo. Isso é que faz da doutrina reformada uma doutrina diferente das outras – nós colocamos Deus no Seu devido lugar: como soberano Deus!

Veja que eu uso o termo ‘responsabilidade do homem’ e não ‘livre-arbítrio’, pois nenhum homem tem livre-arbítrio, todos nascem escravos do pecado e necessitam da verdade de Jesus para serem libertos.  Rm 9:14 E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!

CONCLUSÃO:
Quão perto pode alguém estar de Jesus e ainda assim não conhecê-Lo? Quão perto pode alguém estar da verdade e ainda assim permanecer na mentira? Quão perto pode alguém estar do céu e ainda assim ir para o inferno? Quão perto pode alguém estar da salvação e ainda assim receber condenação? Quanto pode uma pessoa conhecer sobre Jesus e ainda não conhecer a Jesus?
Como vimos nessa história é possível alguns estarem tão perto, mas ao mesmo tão longe. Que possamos examinar nossas próprias vidas – pedir perdão pela nossa própria hipocrisia – e orar por aqueles que conhecemos que são tão semelhantes a Judas!
Que possamos sair daqui hoje mais gratos e mais maravilhados com a soberania do nosso Deus no processo todo da nossa salvação!
Lembremo-nos sim da majestosa soberania de Cristo, mas também da nossa responsabilidade – de nos arrependermos, quando arrependimento nos é concedido, de servirmos ao nosso Senhor com tudo o que temos [como fez o dono da casa], de sermos completamente obedientes [como os dois discípulos] e de nos auto-examinarmos a cada momento que nos assentemos para ter comunhão com Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário