terça-feira, 27 de março de 2012

Marcos 14:22-26 - A Ceia do Senhor: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus Pt. 4

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 14:22-26
Título: A Ceia do Senhor: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus
Parte IV
Pregado na manhã de Domingo, do dia 25 de Março de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:22-26 22 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo". 23 Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. 24 E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. 25 Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus". 26 Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

Introdução:
De todas as 'ias' (biologia, pedagogia...) a teologia é a mais importante. E dentro da teologia é muito provável que a área mais preciosa seja a soteriologia (estudo da salvação). Por ser uma das mais preciosas, é também uma das mais controversas. Talvez nenhuma pergunta seja tão controversa como "Por quem Jesus morreu?".
Se você sair perguntando para os cristãos, "Por quem Jesus Cristo morreu?" a maioria responderá dizendo que Jesus morreu por "todo mundo", por todas as pessoas.
Essa crença de que Jesus morreu por todas as pessoas do mundo faz com que a salvação conquistada com a morte de Jesus se torne uma possibilidade para todos os pecadores aceitarem, isto é, todas as pessoas têm uma chance de receberem a salvação. A salvação fica sob a responsabilidade do homem – é ele quem aceita ou não a redenção realizada na cruz. Por isso as igrejas estruturam os cultos e as pregações para que as pessoas tenham suas emoções tocadas e assim sintam vontade de receberem a salvação. Visto que o perdão dos pecados foi para todo mundo, só é preciso aceitar o perdão.
De acordo com essa lógica/teoria, o inferno está cheio de pessoas que foram compradas e perdoadas por Jesus. Se Jesus o sangue de Jesus foi derramado para o perdão dos pecados de todas as pessoas do mundo então o inferno está cheio de pessoas perdoadas!
Por isso a questão se torna outra: Qual foi o objetivo/propósito da morte de Jesus? O que Jesus conquistou com Seu sangue derramado na cruz?
Jesus conquistou apenas a possibilidade da compra dos pecadores? Jesus derramou Seu sangue inocente apenas para tirar um obstáculo do caminho dos pecadores e agora fica dependendo deles?
O sangue de Jesus foi realmente 'derramado no lugar de muitos' ou será derramado à medida que o pecador aceita o Evangelho pela própria vontade?
O sangue de Jesus comprou alguém verdadeiramente ou apenas cria a possibilidade de uma compra? Para muitos, o sangue de Jesus não comprou ninguém, mas é apenas uma ‘oferta’ para quem quiser comprar.

Apocalipse 5:8-9 8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação
A Bíblia deixa claro que a morte de Jesus não foi potencial, mas sim potente e eficaz! Ela não criou a possibilidade de salvação, o sangue de Cristo comprou o povo de Deus!
  

CONTEXTO:
No estudo passado nós vimos a soberania do nosso Senhor sobre todo o processo da celebração da Páscoa e da traição. Os versículos 12-26 tratam da última refeição de Jesus com Seus discípulos. Essa foi a última ceia de Páscoa que Jesus celebrou com os Doze. Jesus tinha que participar da Páscoa, pois era requerido pela Lei Mosaica – e visto que Jesus veio para cumprir a Lei, Ele tinha a responsabilidade obedecer tudo perfeitamente. Como o Filho perfeito, Ele cumpriu tudo o que a Lei requeria. E assim, a justiça completa de Cristo nos justifica diante de Deus – por meio da fé.
É nessa última ceia com Seus discípulos que Jesus ensina o verdadeiro significado da Páscoa e institui uma nova celebração: a Ceia do Senhor Jesus!
É durante a Sua última refeição, durante Sua última ceia que o nosso Salvador celebra a primeira ceia da igreja.
Muito além de uma mera instituição, que nossas mentes possam observar o significado daquele momento. É fácil entrarmos nesse texto e não percebermos a riqueza e a profundidade daquele momento por já estarmos tão acostumados com essa história. Mas que o Senhor nos dê olhos para ver o quão maravilhosas são essas últimas palavras de Jesus durante a Sua última ceia!

Divisão do Estudo:
i – o partir do pão (v.22)
II – o cálice da morte (vs.23-24)
iii – o cálice da glória (vs.25-26)

I – O PARTIR DO PÃO (V.22)
22 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo".  

v.22 "Enquanto comiam"
Jesus e Seus discípulos estão celebrando a festa da Páscoa (ver Ex.12). Essa era a festa mais importante na cultura judaica, pois ela celebrava a redenção/libertação da nação de Israel da escravidão no Egito. Foi na primeira Páscoa que o Senhor libertou Israel do Egito para que eles entrassem em uma aliança com Ele.

A Páscoa tinha como símbolo principal o cordeiro. Em Êxodo 12 o Senhor ordena que toda família sacrifique um cordeiro perfeito e o sangue inocente daquele animal era aspergido nos batentes das portas. Toda casa que tinha o sangue do cordeiro nas portas era livre da condenação - o anjo da morte passava por cima daquela casa não trazendo a morte do primogênito.
Esse evento se tornou uma festa que deveria ser celebrada todo ano. E a celebração deveria ser parecida com a primeira páscoa. Mas, com o passar do tempo, a festa da Páscoa foi tomando novas dimensões e, quando chegamos aos dias de Jesus, a Páscoa era uma longa festa composta de vários estágios: lavagem dos pés, lavagem das mãos, lugar para cada um, quatro cálices de vinho de eram tomados, o Hallel (Salmos 113-116) eram cantados, Êxodo 6:6-7 era lido, comiam o cordeiro e repartiam o pão com ervas amargas.

"Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo"
O cabeça da casa erguia o pão, dava graças a Deus e quebrava o pão para que fosse repartido com todos na mesa. Jesus, como o cabeça da família, faz exatamente isso. Mas agora Ele dá o significado verdadeiro dos elementos da ceia de Páscoa.

"Tomem; isto é o meu corpo"
Às vezes palavras não são suficientes, é preciso algo mais radical, que chame mais atenção. Assim como os profetas encenaram várias profecias (Ez 4:1-3;5:1-3; Jr 27:1-7), agora Jesus usa os elementos daquela refeição para ensinar a verdade que eles representavam.
Jesus usa o pão para simbolizar o Seu próprio corpo. O pão sem fermento simboliza o corpo santificado de Jesus.

Quão importante é o corpo de Jesus! O corpo fala da encarnação de Deus – Deus se fez homem. O corpo fala da perfeita justiça de Cristo, pois foi no Seu corpo que Ele cumpriu perfeitamente a Lei de Deus.
É por causa do corpo que nós temos o sangue! Foi no seu corpo que Jesus recebeu o nosso castigo.
Paulo diz em I Co 11:23-24 nos dá um relato mais profundo do que foi dito, "Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim'".

O corpo de Cristo foi dado em nosso favor [τὸ σῶμα τὸ ὑπὲρ ὑμῶν]! É um dom de Deus!  

Ao COMEREM do pão [que representa o corpo], os discípulos estão declarando a participação deles no corpo de Cristo. O único modo de alguém ter a salvação é através da participação no corpo de Jesus.

João 6:41-60 nos mostra que Jesus entendia o comer da Sua carne não como canibalismo [não de forma literal], mas como ter uma comunhão e participação profunda com Ele. O 'comer' do Pão, que é Jesus, representa a participação por completo em Jesus.

E os católicos, assim como muitos judeus na época de Jesus, não entendem que isso não é comer da carne de Jesus literalmente [Jo 6:52].

Paulo explica que o comer do pão é ter comunhão completa com Jesus - I Cor 10:16-17, “Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação [κοινωνία] no corpo de Cristo?17 Por haver um único pão [Jesus], nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos [μετέχομεν – participação, comer] de um único pão.”

Toda pessoa só encontra salvação quando ela toma, come do Pão da Vida que é Jesus Cristo. Isso se dá pela fé e envolve a participação em toda a pessoa de Jesus!

Quando comemos do pão durante a Ceia do Senhor, que possamos lembrar e refletir sobre a importância do corpo de Jesus. Aquele corpo foi perfeitamente justo em tudo [nos lembremos da justiça daquele corpo perfeito que foi imputada em nós] e mesmo assim recebeu sobre ele todas as dores e sofrimentos, moído pelos nossos pecados! Naquele frágil, mas totalmente justo corpo, Deus se encarnou para pagar o preço da nossa salvação.

II – O CÁLICE da morte (VS.23-24)
23 Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. 24 E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.

v.23 – ‘Em seguida tomou o cálice’ – isso ocorreu após partirem o pão e comerem do cordeiro.

O CÁLICE – Essa era a terceira (ou a quarta?) taça (cálice) que era tomada durante a ceia da Páscoa. Antes de cada cálice ser tomado, uma parte de Êxodo 6:6-7 era recitada!

1° cálice --- esse cálice iniciava a festa - o Kiddush [oração de santificação/consagração sobre a taça de vinho para começar a celebração] era realizado pelo paterfamilias. Aqui era lido: "Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios" (Ex 6:6).

2° cálice --- esse era tomado antes da refeição e após a leitura do Hagadá (a história do êxodo). Eles cantavam a primeira parte do Hallel (Salmos 113-114) e proferiam mais uma parte de Ex 6:6 – "e vos livrarei da servidão".

3° cálice --- o terceiro era tomado após a refeição e todos recitavam uma oração de agradecimento. Aqui era lida a terceira parte de Ex 6:6 – "e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo".

4° cálice --- esse era o último cálice. Os salmos 115-118 eram cantados e última parte de Ex 6:6-7 era lida, "E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios".

"DEU GRAÇAS" --- Gk.  εὐχαριστέω – de onde tiramos a palavra 'eucaristia'.
Jesus pega o cálice – cálice esse que representa todo o sofrimento que está sobre Jesus e a ira de Deus que está para vir sobre Ele – e agradece!
Jesus agradece o cálice!
Que em todo momento possamos ser gratos a Deus.
Jesus sabia o que aquele cálice representava e Ele agradece a Deus!
I Te 5:18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.


"ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam" --- era costume que todos bebessem do mesmo copo. É interessante que, na igreja católica, só os padres podem tomar do cálice, mas de acordo com a Palavra todos os discípulos de Jesus tomaram.
"Beber do copo de alguém era entendido como um meio de entrar em um relacionamento profundo com alguém, ao ponto de compartilhar o destino daquela pessoa – fosse o destino bom ou ruim (Sl 16:4-5)" (Zondervan Bible Backgrounds Commentary, Mark, pg 287).
I Co 10:16 Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?
Quando eles bebem do cálice, eles estão proclamando uma participação completa com a morte de Jesus. Eles estão se identificando com a morte de Jesus e a participação no sangue derramado.


v.24 "E lhes disse: 'Isto é o meu sangue da aliança'"
Aqui Jesus explica o que o cálice de vinho representa.

[Ninguém naquele momento entendeu que aquele vinho era o sangue de Jesus literalmente, pois seria um absurdo. Falar que o vinho é o sangue literal de Jesus é ignorância!]

Jesus está interpretando a Páscoa à luz da Sua morte. Todos os rituais apontavam para esse momento que está prestes a ocorrer – a morte do Cordeiro de Deus que tirará o pecado do mundo! Êxodo 24:3-8 5 Em seguida enviou jovens israelitas, que ofereceram holocaustos e novilhos como sacrifícios de comunhão ao Senhor. 6 Moisés colocou metade do sangue em tigelas e a outra metade derramou sobre o altar. 7 Em seguida, leu o Livro da Aliança para o povo, e eles disseram: "Faremos fielmente tudo o que o Senhor ordenou". 8 Depois Moisés aspergiu o sangue sobre o povo, dizendo: "Este é o sangue da aliança que o Senhor fez com vocês de acordo com todas essas palavras"; Zc 9:11 Quanto a você, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água.

A cor vermelha do vinho era uma perfeita forma de simbolizar o sangue não mais de animais, mas de Jesus que seria derramado no dia seguinte.
"SANGuE DA ALIANÇA" --- Muitas alianças eram ratificadas por meio de sangue.

ALIANÇA fala de um pacto, de um contrato entre Deus e o homem.
SANGUE fala da vida.

Esse contrato, essa aliança que Deus fez com o Seu povo por meio de Jesus – através do sangue de Jesus – é uma aliança para toda a vida! Ela não pode ser quebrada!
Deus derramou o sangue do Cordeiro inocente para ratificar a Sua aliança com nós.
Mas o sangue não é mais de animais, mas do Seu Filho perfeito!

Lc 22:20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

Ela é chamada de uma NOVA ALIANÇA! Ela é diferente! Jeremias fala quão diferente é essa Nova Aliança:

Jr 31:31-34 31 "Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá". 32 "Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor. 33 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. 34 Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior", diz o Senhor. "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. "

No sangue de Jesus, a Nova Aliança é ratificada e inaugurada! No estabelecimento da Nova Aliança, fica claro que a obra salvadora é toda de Deus! Não tem como o pecador decidir trocar o coração, escrever a lei de Deus em seu coração e perdoar seus próprios pecados. É no sangue de Jesus que a Nova Aliança é estabelecida e nessa nova ordem a obra é toda de Deus, pois Jesus cumpriu perfeitamente o que o homem não conseguiu fazer.
"DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS"

"DERRAMADO" --- esse derramamento de sangue representa duas coisas:
         1 – uma morte violenta e injusta (Gn 9:6;Dt 19:10).
2 – a morte dos sacrifícios no altar (Ex 29;12;Lv 4:7,18).

A morte de Cristo, o sangue de Jesus foi derramado através de uma forma violenta e sacrificial! Como o Servo Sofredor de Isaias 53, o sangue dEle foi derramado de forma injusta e violenta. Como o Cordeiro de Deus, o seu sangue foi derramado sobre o altar como o sacrifício perfeito!

"DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS"

EM FAVOR DE MUITOS  – Gk. ὑπὲρ πολλῶν – O sangue de Jesus foi derramado no lugar de muitos!

"EM FAVOR" (ὑπὲρ)– enfatiza a substituição que ocorreu. Foi no lugar de muitos!
Por isso a morte de Jesus foi uma morte vicária – ela foi no lugar de outros!

Salmo 49:7-9 Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, 8pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre 9 para que viva para sempre e não sofra decomposição.
Por isso o sangue derramado tinha que ser de Jesus e tinha que ser no nosso lugar, pois só Ele foi perfeitamente justo e só Ele podia pagar o preço da vida.
Rm 3:23-26 23pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

A morte substitutiva de Jesus! I Pe 3:18 Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus

"DE MUITOS" – Uma multidão de pessoas de toda língua, tribo e raça!
O contraste é a morte de um no lugar de muitos!

QUEM SÃO OS ‘MUITOS’?
Os 'MUITOS' aqui não se tratam de TODAS as pessoas do mundo! A morte de Jesus, o derramamento de sangue de Jesus não foi para todas as pessoas [de forma individual] do mundo. Por exemplo, Jesus não derramou o sangue dEle por Judas!

Jesus derramou o Seu próprio sangue [Jo 10:11,15,17] pelas Suas ovelhas! O sangue de Jesus não foi derramado por bodes!

Aqueles por quem Cristo derramou o Seu sangue, esses Ele salvou! Essa doutrina é conhecida como Redenção/Expiação Limitada ou Específica/Eficaz. E essa doutrina só faz sentido quando os outros pontos da doutrina da graça são aceitos. A partir do momento que o primeiro ponto é desprezado – a depravação total do homem ou a total incapacidade do homem – então nenhum outro faz sentido. Para a pessoa entender quão eficaz e quão particular e poderosa é a morte de Cristo, a pessoa precisa primeiramente entender o estado dela sem a obra regeneradora do Espírito Santo!
Apesar do sangue de Jesus ter sido derramado sobre o altar nenhuma gota daquele sangue foi desperdiçada, por isso chamamos a redenção de Jesus de Redenção Eficaz e Específica!

REDENÇÃO --- Fala da compra. O preço foi pago! O sangue de Jesus fez a compra, Ele nos comprou.
EXPIAÇÃO --- A expiação é aquilo que cobre ou oculta. "Expiação" representa uma dívida que é paga, e, portanto, "coberta". Os pecados foram cobertos pelo sangue de Jesus.
EFICAZ --- Cumpriu o objetivo, realizou de forma perfeita o que havia sido proposto. Quando o sangue de Jesus foi derramado houve de fato o pagamento, a compra e o perdão. Todos os pecados foram perdoados de fato!
LIMITADA ---Não na sua eficácia, mas na extensão/escopo. O preço foi pago de fato, mas não para todos. O perdão foi concretizado, mas só para um grupo específico.

O derramamento de sangue naquela cruz não foi apenas para 'talvez' trazer a salvação. O sangue de Cristo não foi para 'potencialmente' trazer libertação. O sangue do Cordeiro não foi derramado para que o pecador tenha uma opção de salvação! A Bíblia diz claramente que o sangue foi derramado para concretizar a redenção!
A morte de Jesus foi triunfante e exclusiva! O meu Salvador de fato salvou na Sua morte!

PASSAGENS IMPORTANTES SOBRE A OBRA REDENTORA DE JESUS:

a - Lucas 19:10 - "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido"
Nesse versículo, o Senhor Jesus mesmo falou sobre a razão de sua vinda: buscar e salvar o perdido. Poucos veem problema no vir de Jesus; muitos têm dificuldade com a ideia de que Ele realmente realizou toda a sua missão. No entanto, Jesus deixou claro que viera para salvar o perdido. Ele fez isso por intermédio de sua morte.

b - I Timóteo 1:15  "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal"
Paulo afirmou que salvar pecadores foi o propósito da vinda de Cristo ao mundo. Nada nas palavras do apóstolo Paulo nos leva à conclusão que é tão popular em nossos dias: a morte de Cristo simplesmente torna a salvação em uma possibilidade, ao invés de torná-la uma realidade. Cristo veio para salvar. Foi isso mesmo que Ele fez? Então como Ele o fez? Não foi por intermédio de sua morte? Com toda a certeza. A morte expiatória de Cristo outorga perdão de pecados para todos aqueles em favor dos quais ela aconteceu. Essa é a razão pela qual Cristo veio ao mundo.

c - Hebreus 9:11-12 "Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção"
Quando Cristo entrou no Santo dos Santos, Ele o fez "pelo seu próprio sangue". Ao realizar isso, somos informados que obteve "eterna redenção". Novamente, essa não é uma afirmação teórica, e sim a declaração de um fato. Cristo não entrou no Santo dos Santos para tentar conseguir a redenção para seu povo! Ele entrou ali depois de já ter conseguido a redenção.

d - João 6:37-44 – Ninguém vai a Jesus se o Pai não arrastar, e todos que vão para Jesus são mantidos seguros, pois são presentes do Pai. Jesus veio para fazer a vontade do Pai (vs.38-39): Guardar os escolhidos de Deus!

Se Jesus morreu por alguém que foi para o inferno, então Ele perdeu alguns do Pai. E se Jesus perdeu algum escolhido do Pai, então Ele não é o perfeito salvador.
O meu Salvador derramou o Seu sangue por uma multidão de pecadores que foram escolhidos pela misericórdia e todos aqueles por quem meu Salvador morreu, esses receberam ou receberão o perdão!
O meu Jesus salvou e não apenas tentou!

e - João 10:11,14-17,25-29  -- Fica claro que Jesus deu a vida dEle pelas ovelhas dEle. Ele não morreu por bodes. As ovelhas não se tornaram ovelhas pela fé, mas a fé revelou que elas já eram as ovelhas escolhidas por Deus.

Por Quais Ovelhas Jesus Morreu?
As ovelhas, por quem Jesus deu a Sua vida, desde a eternidade já haviam sido 'em amor predestinadas conforme o bom propósito' de Deus (Ef 1:5), escolhidas como vasos de misericórdia (Rm 9:23) e 'tinham seus nomes no livro da vida do Cordeiro desde a fundação do mundo' (Ap 13:8;17:8). Foi por essas ovelhas que Jesus morreu!

Que fique muito claro que Jesus derramou Seu sangue de forma eficaz e definitiva! A obra redentora foi totalmente realizada, por isso Ele disse, 'está terminado!'.

PROBLEMAS QUANDO NEGAMOS ESSA VERDADE:
A partir do momento que um cristão acredita que Jesus morreu por todas as pessoas [expiação universal], ele entra em uma série de contradições:
1- Jesus perdoou pessoas que estão no inferno.
2- Jesus salvou pessoas que estão sendo condenadas eternamente.
3- Jesus não morreu pelo pecado da incredulidade.
4- Jesus perdeu aqueles que o Pai O deu.
5- A obra de Jesus não foi completa, o homem precisa realizar a obra de crer.

TODOS FORAM PERDOADOS?
Mt 26:28 Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.
Se o sangue de Jesus foi derramado para o perdão de pecados de todos os homens, então todos os homens são perdoados! Mas a Bíblia mostra que não é assim.

" 'Se Jesus morreu por todos os pecados de todos os homens, e a incredulidade está incluída nos pecados, então todos são salvos, algo que a Bíblia nega. Se Ele morreu por todos os pecados de todos os homens, menos pela incredulidade, então Ele não morreu por todos os pecados da humanidade e todos devem ser condenados. Não há outra posição, a não ser que Jesus morreu por todos os pecados dos Seus eleitos.' Em outras palavras, todos por quem Ele pagou são redimidos. Jesus realizou uma salvação efetiva por muitos e não potencial para todos." (Steve Lawson, Foundations of Grace, Reformation Trust, pg 252)

E AS PASSAGENS QUE FALAM DE ‘TODOS’, ‘MUNDO’:
Exemplos: Jo 1:29; 3:16; 4:22; II Co 5:14-15; I Tm 2:16.
A resposta é simples – cada passagem tem um contexto específico e toda passagem deve ser interpretada à luz do restante da Bíblia. "Alguém que estude a Escritura, mesmo que superficialmente, logo descobrirá que estas duas palavras nem sempre significam cada indivíduo que vive ou viveu na terra. Repetidamente as palavras são usadas para apontar um grupo definido e limitado." (http://www.prca.org/prtj/Portuguese/Expiacao_Limitada-Rev_Gise_J_Van_Baren.htm)

I João 2.1-2 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro

João 11:51-52 49 Então um deles, chamado Caifás, que naquele ano era o sumo sacerdote, tomou a palavra e disse: "Nada sabeis! 50 Não percebeis que vos é melhor que morra um homem pelo povo, e que não pereça toda a nação". 51 Ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus morreria pela nação judaica, 52e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

[Essa passagem frequentemente é utilizada para negar a expiação específica de Cristo; mas, quando consultamos a passagem correspondente em João 11.51-52, se torna evidente que João tencionava que a palavra "mundo" fosse entendida no mesmo sentido em que é explicado para nós em Apocalipse 5.9-11 [Apocalipse 5:8-9 8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação], onde a morte de Cristo comprou homens de "toda tribo, língua, povo e nação", ou seja, de todo o mundo.]

João 3:16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Contexto: Em João a palavra 'mundo' (kosmos) possui mais de 10 significados diferentes [ex.1:10 – 1° criação/2° universo todo/3° principalmente judeus nos dias de Jesus; 12:31 – o mundo se refere ao sistema espiritual satânico do mundo, esfera invisível; 17:9 – os não eleitos]. O que tudo indica pelo contexto de João 3 é que Deus amou a humanidade (os Seus eleitos de todas as partes do mundo) de tal forma que enviou Seu Filho para libertá-los (v.17;12:47)!

"O que tais passagens ensinam é que Jesus morreu por todos os homens sem distinção, não por todos os homens sem exceção. Em outras palavras, tais passagens ensinam que Cristo morreu por todos os tipos de homens (ITm 2:1-6), por todos os que estão nEle (I Co 15:22), ou pelo 'mundo' de Seu povo, isto é, por seus eleitos de todas as nações (compare Jo 3:16 com 17:9)" (http://www.monergismo.com/textos/expiacao_limitada/expiacao-limitada_hanko.pdf)

O SANGUE FOI DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS!!

Afirmamos que Cristo morreu para assegurar a salvação de uma tão grande quantidade de pessoas que ninguém é capaz de enumerar, pessoas que mediante a morte de Cristo não somente podem ser salvas, mas são salvas, têm de ser salvas; e não existe a possibilidade de, por meio de qualquer casualidade, elas serem outra coisa, exceto pessoas salvas.” (Charles Haddon Spurgeon)


A salvação não se tornou possível para todos os homens por meio da morte de Cristo, mas ela se tornou real a todos a quem foi dada.” (John Owen)

Hb 2:10 Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.
Hb 9:27-28 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, 28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
Mc 10:45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos
II Co 5:21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos (os cristãos) tornássemos justiça de Deus
Mt 1:21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados

"Alguns rejeitam a doutrina da expiação limitada utilizando fundamentos bastante pragmáticos. 'Essa doutrina destrói o evangelismo, porque você não pode dizer às pessoas que Cristo morreu por elas, visto que você não sabe disso!' Mas, perguntamos, existe alguma vantagem em apresentar uma expiação teórica, um Salvador cuja obra é incompleta e um evangelho que é apenas uma possibilidade? Que tipo de proclamação Deus honrará com seu Espírito: uma proclamação elaborada tendo em vista o "sucesso" ou uma proclamação que está presa à verdade da Palavra de Deus? Quando os apóstolos pregavam o evangelho, eles não diziam: "Cristo morreu por todos os homens de todos os lugares; agora cumpre a vocês tornarem eficaz a obra dEle". Os apóstolos ensinavam que Cristo morreu pelos pecadores e que o dever de todo homem é arrepender-se e converter-se. Eles sabiam que somente a graça de Deus podia produzir arrependimento e fé no coração do homem. E, ao invés de ser um obstáculo à obra de evangelização dos apóstolos, essa mensagem era o poder que estava por trás da evangelização que eles realizavam. Eles proclamavam um Salvador "poderoso", cuja obra é todo-suficiente e que salva total e completamente os homens!" (http://monergismo.com/v1/?p=1579)

14:23 Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. 24 E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.

Esse derramar de sangue no lugar de muitos é o cumprimento de Isaias 53 [ver vs.4-6: 'nossos']. Versículos 11-12 'muitos'!
Is 53:4-6,10-12 4 Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. 5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. 6 Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. 10 Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. 11 Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles. 12 Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.


** Temos visto a soberania de Deus no processo todo da crucificação de Jesus, como cada detalhe teve a mão poderosa do Pai orquestrando e guiando tudo certinho. Agora, há alguns cristãos que creem que Deus preparou tudo tão perfeitamente e depois deixou nas mãos dos 'filhos da ira', nas mãos de homens que andam na escuridão do coração para decidirem a salvação – isso é um absurdo! 

Assim como foi da vontade de Deus esmagar a Jesus, foi da vontade dEle escolher o Seu povo e salvá-lo!
** A maravilhosa soberania de Deus em todo o processo da nossa salvação!

O cálice representa o sangue de Jesus que foi derramado em favor de muitos! O cálice simboliza o poderoso sangue de Jesus que nos libertou. O cálice representa o precioso sangue de Jesus que nos comprou! O cálice fala da misericórdia de Deus em nos escolher.
O cálice fala da segurança que há na vida do cristão – ele foi comprado e tem a vida eterna!

II – O CÁLICE da glória (V.25)
25 Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus.

Aqueles que foram comprados com o sangue de Jesus, aqueles por quem o sangue de Jesus foi derramado – essas pessoas têm a segurança da salvação.
Jesus fala que eles estarão juntos num outro banquete! Isso é a segurança eterna.

Na teologia reformada chamamos essa doutrina de Perseverança dos Santos, ou a Preservação dos Santos! É a certeza de que todos aqueles que foram comprados pelo sangue de Jesus estarão celebrando com Ele pela eternidade!

O cálice tomado nessa Páscoa foi o cálice da ira e do sofrimento, mas virá o dia em que Jesus celebrará uma nova ceia e com um novo vinho com Seus discípulos!

É exatamente isso o que fazemos quando nos aproximamos da Mesa do Senhor. A Ceia é um tempo em que lembramos e celebramos a morte de Jesus – o corpo entregue e o sangue derramado por nós – mas também olhamos para frente, para o dia em que Ele voltará e celebraremos todos juntos por toda a eternidade!
Apocalipse 19:1-9

Celebraremos um dia com Jesus não por causa dos nossos próprios esforços, mas porque, além de ter derramado o Seu sangue por nós, Ele intercede por cada um dos Seus!
A salvação e a certeza da glorificação estão juntas na obra de Jesus.

"EU NÃO BEBEREI OUTRA VEZ" – O último cálice foi o cálice do sofrimento, quando Jesus derramou Seu sangue por nós. O cálice da morte foi tomado de forma completa.
Nós fomos ordenados a continuar bebendo – lembrando a obra de Jesus e esperando com ansiedade a volta de Jesus, quando todos nós beberemos juntos do vinho novo na festa que será celebrada com o fim de todas as coisas!

CONCLUSÃO:

Quão bom é termos um verdadeiro e poderoso Salvador.
Quão bom é ter um Deus todo soberano. Soberano não só no processo da crucificação e no derramamento do sangue, mas também na aplicação do sangue.
Que possamos nos examinar antes de nos assentarmos com Jesus. Que possamos testar a nossa profissão de fé, analisar o estado dos nossos corações.
Que, ao olharmos para os elementos da Ceia, possamos nos alegrar na morte vicária de Jesus. Que possamos olhar para o cálice e lembrarmos-nos do precioso e eficaz sangue de Jesus que nos comprou e nos libertou!

Ap 1:5-6 5 Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, 6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário