segunda-feira, 11 de julho de 2011

Jesus Confronta o Templo – Parte I – Uma Teologia do Templo – Marcos 11:11-19

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus Confronta o Templo – Parte I – Uma Teologia do Templo – Marcos 11:11-19

Pregado na manhã de Domingo, do dia 10 de Julho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 11:11-19 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.12No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.15 Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas16 e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo.17E os ensinava, dizendo: "Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões".18 Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino.19 Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.

Introdução e Contextualização:

Estamos na última semana da vida do nosso Senhor Jesus na terra, mas essa não é só a última de Jesus – esse é o fim de Israel - de todo um sistema religioso e o fim de uma antiga aliança.

Esses últimos dias são marcados por uma série de controvérsias entre Jesus e os mestres religiosos fazendo com que o ódio dos líderes de Israel cresça até o ponto de crucificar Jesus na sexta-feira de Páscoa.

O grande foco dessa última semana é o Templo de Jerusalém. O Templo havia se tornado um abrigo/esconderijo de rebeldes! O Templo havia sido tornado um símbolo de superstição. Pior, o Templo havia se tornado um escudo para a hipocrisia. Eles acreditavam que Deus só conseguia ver os rituais externos e a dedicação e zelo ao Templo.

Mas o Senhor vê muito além da religiosidade. Jesus é descrito como alguém com olhos de fogo [Ap. 1:14] – Ele vê muito além da aparência externa. Uma pessoa pode tentar se esconder a vida toda atrás de meios religiosos (cultos, retiros, ceia, batismo, conferências...) – mas Jesus vê o interior. Esse é um grande problema atual – muitas pessoas se escondem atrás das igrejas, se escondem atrás de uma fachada espiritual – na tentativa de ‘enganar’ a Deus. E esse era o problema com Israel nos dias de Jesus. Os judeus vivam uma vida de pura hipocrisia – os corações estavam longe de Deus, mas eles se orgulhavam dos seus grandes atos religiosos: Mc. 7:1-13 (esp. V.6)

Mais triste ainda, eles usavam o Templo de Deus como um escudo para a hipocrisia!

Jeremias 7:1-11 (esp. vs.4 e 9-10)

E é o Templo, o centro religioso de Israel, o lugar mais importante para os judeus – que se torna a fonte dos debates finais entre Jesus e os religiosos de Israel – culminando em seu julgamento final tendo o Templo como parte da acusação final contra Jesus:

Mc. 14:56-58 - Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes.57Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele:58"Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’ ".

A lei romana tinha a pena de morte para qualquer pessoa que profanasse qualquer templo - sendo essa uma das razões pela qual Jesus será condenado.

O Templo, portanto, é de extrema importância para nós entendermos não só as próximas histórias e a morte de Jesus, mas todo o ministério de Jesus e da Igreja até o Grande Fim.

Divisão do Estudo:

I – uma breve história do templo

ii – a importância do templo

I – UMa breve história do templo

Nós precisamos entender, pelo menos um pouco, a história do Templo para entendermos as ações de Jesus no Templo e a conseqüência fatal dessas ações. Por isso, nesse primeiro estudo em Marcos 11:12-21 nós estudaremos importância do Templo para os judeus do primeiro século.

1 - A história do Templo começa no Éden:

O Jardim do Éden era o lugar onde o homem tinha contato direto com a presença de Deus. O Éden era como uma cidade celestial [algo semelhante acontece com Sião].

“O Jardim, por extensão, era um templo... Como um Templo, o Jardim do Éden é o eixo entre céu e terra. A santidade dele era protegida por querubins (Gn.3:24; Ex.26:1; II Cr 3:7). As cabaças esculpidas, as palmeiras, flores abertas e querubins nas paredes de cedro do Templo de Salomão são cópias do Jardim (I Re 6:18;7:14-35; Ez.41:17-26). A identificação do Paraíso como um templo é verificado pelo uso escatológico desse símbolo (Ap.20-21) – onde o Templo é comparado a um Paraiso.” (Waltke, Bruce – An Old Testament Theology – Zondervan, pg.255).

“O templo de Israel era o lugar onde o sacerdote experienciava a incomparável presença de Deus, e o Éden era o lugar onde Adão andava e falava com Deus. A mesma forma verbal no hebraico mithallek (hithpael) usada para o ‘passear’ de Deus pelo Jardim (Gn 3:8) também descreve a presença de Deus no tabernáculo (Lv.26:12; Dt.23:14; II Sm 7:6-7).” (Beale, G.K. – The Temple and the Church´s Mission – IVP, pg.66)

As semelhanças entre o Jardim do Éden e os tabernáculos de Israel são visíveis – indicando que o Éden foi o primeiro templo arquétipo (Adão e os sacerdotes, querubins, plantas, rio...).

PROPÓSITO:

O grande propósito de Deus era que Adão e Eva expandissem as fronteiras do Éden e fizessem da Terra um lugar onde todos pudessem habitar e experienciar a glória de Deus.

“Reis na antiguidade colocavam nos santuários em terras distantes imagens de si mesmos para representar a soberana presença deles. Por exemplo, após conquistar um novo território, o rei assírio Shalmanesar colocou uma imagem de si mesmo [com a glória de assur]...Assim também, Adão foi criado como a imagem do rei divino para indicar que a terra era governada por Yahweh. À luz de Gênesis 1:26-28, isso significava que a presença de Deus, que inicialmente estava limitada ao templo-jardim Éden, era para ser estendida por toda a terra pelos portadores de Sua imagem, enquanto eles mesmos representavam e refletiam a Sua presença gloriosa e Seus atributos.” (Beale, pg.83).

Era a tarefa de Adão expandir a glória do Éden por toda a terra – e ensinar para toda a sua descendência os mandamentos do Senhor. Mas Ele fracassou! Adão não guardou o santuário de Deus de forma completa, a serpente entrou e trouxe desobediência e desordem. Ao invés de estenderem a presença divina do Jardim, Adão e Eva foram expulsos.

Com a desobediência do homem (Adão) vem a expulsão do Templo Éden.

O homem é expulso do Jardim e a comunhão com Deus passa a ser limitada. Querubins protegem a presença de Deus [Gn 3:24 – assim como na Arca].

A ordem de expansão do Reino de Deus através de mais agentes na imagem e semelhança do Rei (Gn 1:28) é mantida! Mesmo com a queda o plano de Deus de expandir sua presença gloriosa por toda a terra não pára. Outros homens são chamados!

A COMISSÃO DE GÊNESIS 1:28 PARA ADÃO – O SACERDOTE DO TEMPLO-ÉDEN:

À Imagem de Deus = refletindo a glória de Deus [como as estátuas do antigo oriente que eram colocadas nos templos]

1. “Deus os abençoou”

2. “Sejam férteis e multipliquem-se”

3. “Encham a terra” (através de filhos que serão à semelhança do Deus vivo)

4. “Subjuguem/dominem a terra”

2 – OS PATRIARCAS:

A comissão de expandir o Reino-Templo de Deus é passada para outros homens:

Noé – Gn 9:1, 6-7 – a descendência de Noé falhou, assim como Adão, então o Senhor escolhe Abraão.

Abraão – Gn 12:2-3; 17:2,6,8,16; 22:16-18

Isaque – Gn 26:3-4,24

Jacó – Gn 28:3-4,14; 35:11-12

A comissão para os patriarcas é marcada por 6 elementos:

1. Deus aparece para eles (exceção Gn 12:8; 13:3-4)

2. eles montam uma tenda (como um ‘mini-tabernáculo’ a LXX usa a palavra para tabernáculo)

3. geralmente em um monte

4. eles constroem altares e adoram a Deus

5. geralmente esses locais são chamados ‘Bethel’ – casa de Deus.

6. há menção de árvores nesses locais

[A única vez que esses elementos aparecem novamente no Antigo Testamento é na descrição do Tabernáculo e do Templo.]

Os patriarcas montaram santuários. Lugares santos onde houve a presença de Deus e a comunhão com o homem pecador. Todos esses santuários com altares eram sombras do Tabernáculo e do Templo. O local onde eles foram feitos também apontavam para o local onde seria estabelecido o Templo de Salomão. O Tabernáculo de Moisés ficou por muito tempo em Siló – que ficava muito próximo de Betel e Siquém (lugares de santuários dos patriarcas).

Foi no Monte Moriá que Abraão ia sacrificar Isaque (Gn 22) – lá Abraão faz um altar para o Senhor.

Gn 22:14 – Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".

É no Monte Moriá que Salomão constrói o Templo (II Cr 3:1 - Então Salomão começou a construir o templo do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor havia aparecido a seu pai Davi, na eira de Araúna, o jebuseu. Local providenciado por Davi).

Outro detalhe importante na história do relacionamento do Templo com os Patriarcas:

Em Gênesis 28, nós temos a história do sonho de Jacó – no qual ele viu uma escada que descia do Céu e tocava a terra, e o Senhor estavam em cima dessa escada e de lá Ele faz uma aliança com Jacó.

Aspectos importantes dessa passagem:

1. Provavelmente esse local era perto do de Abraão (Gn 35:1,3)

2.Gn 28:22 - E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo":

ESTA PEDRA SERVIRÁ DE SANTUÁRIO = É uma referência ao Templo que seria construído. O Tabernáculo de Moisés ficou nesse mesmo lugar (Jz 20:18-28; I Sm 10:3).

TE DAREI O DÍZIMO = o dízimo era dado ao Templo.

3. A escada que ligava a terra ao Céu: a Torre de Babel foi construída como uma escada que tentava ligar a terra ao Céu, mas essa foi uma tentativa em vã! Jacó experienciou a verdadeira escada.

O Templo era o áxis entre Céu e Terra – assim como no sonho de Jacó.

O altar construído por Jacó foi sombra do Templo de Salomão.

Os santuários construídos pelos patriarcas eram sombras do Tabernáculo e do Templo – locais sagrados onde estava a presença de Deus.

O grande propósito de tudo isso era “abençoar todas as nações da terra”!

“Os descendentes de Abraão deveriam ser uma humanidade renovada. Eles deveriam levar a imagem de Deus e ‘encher a terra’ com crianças que também carregavam a imagem de Deus, sendo como faróis da luz de Deus para os outros que viviam em escuridão espiritual. Eles deveriam ser instrumentos de Deus através por quem espalhasse a luza da Sua presença para brilhar nos corações escuros das pessoas para que elas também pudessem se tornar parte dessa expansão crescente do espaço sagrado do templo e reinado de Deus.” (Beale, 117)

3 – O TABERNÁCULO:

O mandamento dado aos Patriarcas foi também dado para a nação de Israel e eles multiplicaram e expandiram – Gn 47:27 Os israelitas se estabeleceram no Egito, na região de Gósen. Lá adquiriram propriedades, foram prolíferos e multiplicaram-se muito; Ex. 1:7 Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.

No Egito a nação de Israel foi escravizada e Deus, então, levantou Moisés para liderar o êxodo.

O lugar de encontro entre Deus e Moisés foi no Monte Horebe (Sinai).

O Monte Horebe tem muitas semelhanças com o Tabernáculo [foi deste monte que Moisés tirou o padrão para construir o Tabernáculo]:

1. Sinai (ou Horebe) é chamado ‘Monte de Deus’ (Ex.3;1; 18:5; 24:13) – nome associado com o Templo de Israel no Monte Sião (Is.2:2; Mq 4:2).

2. O Monte Sinai tinha 3 divisões assim como o Tabernáculo e o Templo.

3. Havia um altar na parte mais externa do monte, assim como Tabernáculo.

4. No topo do monte onde apenas Moisés podia ir havia as manifestações teofânicas da ‘nuvem’ e da ‘habitação’ da presença de Deus (Ex.24:15-17) – ver I Re 8:12-13

5. Foi no topo deste monte que Moisés viu a sarça ardente e o território vira um santíssimo lugar – no Templo temos o menorá que ficava aceso no santo lugar.

Todas essas semelhanças, e outras mais, mostram que esse era o lugar mais apropriado para as instruções da construção do Tabernáculo. O livro de Êxodo fala muito das instruções e construção do Tabernáculo devido à importância desse local.

É no Tabernáculo que a presença de Deus irá acompanhar os israelitas.

Deus prometeu habitar no meio do Seu povo – e através do tabernáculo Ele cumpri a Sua promessa:

Ex. 29:45 - 44 Assim consagrarei a Tenda do Encontro e o altar, e consagrarei também Arão e seus filhos para me servirem como sacerdotes.45 E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus.

Observação importante:

Os santuários/altares construídos pelos patriarcas e o tabernáculo construído por Moisés tinham a função de testemunhar para os outros povos a bondade de Deus para com o Seu povo.

“Após a queda, um remanescente, criado por Deus em sua imagem restaurada, tinha o papel de ir e espalhar a gloriosa presença de Deus entre o resto da humanidade em trevas. Esse ‘testemunho’ era para continuar até que o mundo todo estivesse cheio da glória divina” (Beale, 118)

O tabernáculo é chamado também de Tenda do Testemunho – eles deveriam testemunhar da grandiosa glória de Deus na redenção de Israel.

As Tábuas do Testemunho (os 10 Mandamentos) e o Tabernáculo do Testemunho testemunhavam para as nações da salvação de Deus.

Esse sempre foi o objetivo de Deus: iluminar as nações através da sua gloriosa presença e santidade no meio do Seu povo. Ex. 19:5-6 - Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’.

4 – O TEMPLO DE SALOMÃO:

O Tabernáculo era algo móvel. Era como um quartel móvel de Israel. Os egípcios usavam seus tabernáculos dessa forma.

O Senhor dos Exércitos ficou em um tabernáculo até que todos os inimigos fossem derrotados. Após os anos de batalhas e conquistas, quando não havia mais inimigo a ser derrotado – então o Senhor estabelece o Templo: lugar de descanso e reinado do Rei dos reis!

I Re 5:4-5 Mas agora o Senhor, o meu Deus, concedeu-me paz em todas as fronteiras, e não tenho que enfrentar nem inimigos nem calamidades. Pretendo, por isso, construir um templo em honra do nome do Senhor, do meu Deus, conforme o Senhor disse a meu pai Davi: ‘O seu filho, a quem colocarei no trono em seu lugar, construirá o templo em honra do meu nome’.

Por volta de 966 a.C. a construção do Templo começou – I Re 6:1

O Templo de Salomão foi algo magnífico! O pequeno santuário construído por Jacó com uma pedra se torna agora uma enorme construção de várias pedras (IRe 6:7). Ver I Re 5-8

Pessoas de todos os lugares foram ajudar na construção. Semelhantemente o novo Templo escatológico é construído por pessoas de diferentes nações!

No contexto pluralista daquelas sociedades o Templo era de extrema importância:

“O Templo simboliza a erupção do reino do único Deus na terra, o tema da Bíblia. Esse lugar único de adoração consolida a verdade de que há apenas um Deus, e não vários, e evita que Israel tente servir a outros deuses em outros lugares.” (Waltke, 709)

O Templo era o local onde se encontrava: perdão [sacrifícios], segurança, alegria, adoração.

O Templo teve tanta importância que Jerusalém passa a ser sinônimo de Sião e do Templo.

Mas Israel fracassou. A nação se corrompeu, os líderes religiosos e políticos profanaram o Templo e a nação!

EXÍLIO E DESTRUIÇÃO:

Com a profanação dos reis, sacerdotes, da nação e contaminação do Templo [II Re 21:4-5] – a conseqüência foi o Cativeiro Babilônico. Deus entregou Israel e o Templo à destruição!

Ez 24:21 Diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Estou a ponto de profanar o meu santuário, a fortaleza de que vocês se orgulham, o prazer dos seus olhos, o objeto da sua afeição. Os filhos e as filhas que vocês deixaram lá, cairão pela espada.

Em 586 a.C. o Templo foi totalmente destruído e queimado por Nabucodonosor. Sl 137

II Re 25:9,13-17 8 No sétimo dia do quinto mês do décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, comandante da guarda imperial, conselheiro do rei da Babilônia, foi a Jerusalém.9 Incendiou o templo do Senhor, o palácio real, todas as casas de Jerusalém e todos os edifícios importantes.13 Os babilônios destruíram as colunas de bronze, os suportes e o tanque de bronze que estavam no templo do Senhor, e levaram o bronze para a Babilônia.14 Também levaram as panelas, as pás, os cortadores de pavio, as vasilhas e todos os utensílios de bronze utilizados no serviço do templo.

Por 70 anos a terra de Jerusalém ficou inabitada e sem o templo.

É durante os anos de cativeiro que as sinagogas começam funcionar.

A política dos babilônios e assírios era de destruir tudo – pessoas, terra e religião.

PÓS-EXÍLIO E CONSTRUÇÃO:

Quando os Persas conquistam o Reino Babilônico eles impõem uma nova política – eles permitem que os povos voltem para suas terras e exerçam suas religiões, prosperem politicamente e paguem os altos impostos cobrados.

Por isso em 516 a.C. (70 anos depoisdo cativeiro – como prometido por Deus) após o decreto de Ciro, os judeus voltaram para Jerusalém para reconstruir o Templo.

Esse Segundo Templo é bem mais simples do que o de Salomão.

O Templo permanece como símbolo da presença e favor de Deus no meio do Seu povo.

“A reconstrução do Templo é vista como um ponto importante na lealdade da nação para com Deus, um símbolo da continuidade da presença de Deus no meio deles, e uma instituição que os ligava ao Israel pré-exílio.” (Waltke, 779).

O interessante é que logo após a inauguração do Segundo Templo a religião judaica voltou a se contaminar (ver Neemias e Malaquias).

Em 167 a.C. Antíoco Epifânio profana o Templo [sacrifica um porco no altar] e gera uma grande revolta entre os judeus – Revolta dos Macabeus.

Os judeus purificam o Templo e constituem a Festa da Dedicação (Jo 10:22).

Em 63 a.C. o general romano Pompeu invade Israel, que estava em conflito, e destrói o Templo-Forte dos judeus. Então, Herodes é colocado como rei da região de Judá, ele tenta apaziguar os vassalos judeus construindo um magnífico templo. A construção começou em 19 a.C e terminou em 9 d.C.

É esse o Templo em que Jesus se encontra em Marcos 11. Assim como a religião judaica mudou muito com o decorrer dos anos, o Templo também foi muito modificado.

II – a importância do templo

O Templo traça toda a história da humanidade. A história do Templo começa no Jardim do Éden – a presença de Deus e a comunhão com o homem.

O Templo fala das Alianças de Deus e das promessas dEle habitar no meio do Seu povo.

A IMPORTÂNCIA DO TEMPLO – DA PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DO SEU POVO:

A presença de Deus no meio do Seu povo era para capacitá-los a serem luz para as nações. A presença de Deus no meio de Israel servia para santificá-los.

“A nação toda era para morar no meio da presença de Deus, era para eles todos se tornarem como sacerdotes diante da presença de Deus em seu templo e refletirem a gloriosa luz de Deus, eles deveriam intermediar as nações que vivam na escuridão e longe de Deus”. (Beale, pg. 115)

A presença de Deus é necessária para que haja santidade, amor verdadeiro e capacidade em obedecer aos mandamentos do Senhor.

A tarefa de ‘ sair da sua terra’ e ‘ser uma benção’ para as nações só é possível através da presença de Deus no nosso meio. Por isso Deus sempre fala, “Eu estarei contigo!”.

Gn 26:4 [Isaque]Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão"; 28:15 [Jacó] Estou com você e cuidarei de você, ; Ex 3:12 Deus afirmou: "Eu estarei com você.

Veja Mt 28:18-20

O Templo era a garantia de que Deus estava no meio deles. As bênçãos, a segurança e prosperidade!

Mas os judeus não conseguiram entender que o Templo era precioso,pois:

1 – Era um enorme memorial de que o único Deus habitava no meio deles e eles precisavam ser obedientes a esse Deus.

2 – O templo apontava para o Messias, alguém que tiraria por completo o pecado e permitiria a reconciliação entre Deus e o homem.

Mas eles não aceitaram isso!

** para o contexto da vida de Jesus:

Uma vez que nós entendemos toda a história por trás do Templo, agora imagina um homem se levantar e dizer que esse Templo está amaldiçoado, que a presença de Deus não habita mais ali, que o Templo será destruído novamente como maldição de Deus.

Imagina um homem da Galiléia chegando a Jerusalém e dizendo que o Templo virou um ‘covil de ladrões’ e que Ele, Jesus, era muito maior que esse Templo.

As proclamações e ações de Jesus para com o Templo foram as críticas mais provocativas que alguém poderia fazer (juntamente com a confissão que Ele era Deus).

Jesus não apenas criticou o Templo e declarou que o fim dele havia chegado, mas Jesus disse que Ele era o Templo verdadeiro de Deus.

JESUS O VERDADEIRO TEMPLO:

O que Adão, os Patriarcas e a nação de Israel não conseguiram fazer, Jesus fez de forma perfeita!

Jesus disse que era maior do que o Templo – Mt.12:6 Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo. – por que é nEle que está toda a plenitude de Deus!

Jesus se tornou maior do que o Templo, pois é nEle que está a presença revelatória de Deus e não mais no Templo. A glória de Deus saiu do Templo e foi para Jesus!

Toda a glória de Deus que habitou no Tabernáculo de Moisés e no Templo de Salomão – habita em Jesus: Jo 1:14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu [tabernaculou] entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Em Jesus é encontrado o PERDÃO dos pecados e não mais em um templo! O templo era o local instituído por Deus para os sacrifícios para perdão, mas agora esse lugar é Jesus!

Mc 2:5 Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados".

Ef 1:7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, -- Não mais em sacrifícios em um Templo!

As ORAÇÕES que antes eram feitas para o Templo, agora são feitas para Jesus!

Aquelas pessoas que antes eram proíbidas de entrar no Templo, agora são aceitas por Jesus!

É em Jesus que os sedentes encontram a ÁGUA DA VIDA – o rio que fluía no Éden e depois foi representado nos templos encontra seu cumprimento em Jesus!

Jo 7:37-39 No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".

É em Jesus que o sonho de Jacó de um templo – um lugar de verdadeira comunhão com Deus ocorre: Jo 1:51 E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem".- Jesus afirma que é Ele e não o Templo em Jerusalém a conexão verdadeira entre Céu e Terra.

A IGREJA – O TEMPLO DE DEUS:

Uma vez que o templo acha seu grande cumprimento em Jesus – todo o Corpo de Cristo passa a ser o Templo de Deus!

Atos 2 é uma maravilhosa demonstração da chegada do Espírito Santo e a formação desse Templo Escatológico que é a Igreja! [teofânia – templo de Babel – nações fazem parte desse templo –expande...]

At 15:13-18 – O tabernáculo restaurado de Davi é a igreja!

I Co 6:19 – Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário/TEMPLO do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Ef. 2:21-22 – 19Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,21 no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.22 Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

I Pe 2:4-10 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele, vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

A profecia de Daniel 2:35 se cumpre em Jesus e em Sua Igreja!

Enquanto os judeus lamentam a falta de um templo e a dificuldade em adorar a Deus, nós cristãos nos alegramos muito com a realidade de que nós somos o Templo de Deus e não precisamos mais de um templo para adorá-Lo.

CONCLUSÃO:

A história do Templo é muito importante para os judeus, mas muito mais importante do que para os judeus ela é para os cristãos. A Teologia do Templo (do Tabernáculo) é uma doutrina sem a qual o cristão não consegue entender a relevância, a importância e a profundidade do que é ser o Templo do Espírito Santo!

A igreja necessita estudar a história e a importância dos tabernáculos de Deus entre os homens para entender como a igreja – e como cada cristão – deve viver!

O Novo Testamento é claro em mostrar que Jesus se tornou o verdadeiro Templo e todo aquele que pertence a Cristo se torna tabernáculo/templo do Espírito Santo.

O que os patriarcas, os reis, profetas e sacerdotes de Israel mais ansiavam – nós temos o privilégio de termos: A presença do Deus vivo não mais em um recinto fechado, mas na vida de cada um.

A liberdade para ministrar/servir ao Senhor agora é dada a todos que pertencem a Jesus.

Mas com todo esse privilégio e liberdade, há muita responsabilidade:

O Santo Espírito de Deus habita em nós – o Templo deve, portanto, ser santo!

1 – O DEVER DE SER SANTO:

I Co 6:19-20 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

O que você tem deixado entrar no Templo do Senhor? O que você tem trazido para o Santo dos Santos – seu coração? O que você tem colocado diante dos seus olhos e ouvidos?

2 – EXPANDIR A GLÓRIA DE DEUS ATRAVÉS DE UM BOM TESTEMUNHO:

Esse era o objetivo de Deus em santificar Israel e habitar no meio deles, mas eles fracassaram.

Agora esse é propósito da Igreja – glorificar a Deus levando a Sua luz para as pessoas que estão na escuridão.

I Pe 2:4-10 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele, vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar [testemunhar] as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

3 –SACRIFÍCIOS:

Os sacrifícios agora são nossos corpos todos para adorar a Deus – todo o nosso ser. Rm 12:1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Sl 51:7 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

As orações são sacrifícios Ap 8:4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso juntamente com as orações dos santos.

Sofrimento no Ministério a Deus II Tm 4:6 Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

Doação Financeira Fp 4:18 Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

Como templos de Deus é nosso dever expandir o Reinado e a glória de Jesus para toda a terra!

Que o Senhor não nos deixe cair no mesmo pecado de Israel – que nós não amemos mais as estruturas do que Aquele que dá a estrutura.

Que a gente possa amar mais Aquele que habita dentro do Templo do que o templo em si [cuidado com legalismo e idolatria do corpo].

Que maravilhoso é fazer parte dessa história tão magnifica que são os Tabernáculos de Deus, saber que somos parte de um Templo que tem sua história desde começo da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário